Apresentação de alguns defeitos elétricos em motores.
Sabemos que os motores elétricos de indução de gaiola estão cada vez mais presentes nas indústrias por toda parte do mundo, e para quem quer ser um profissional da área tem que se familiarizar o máximo com essas máquinas, então aqui vai uma ajudinha para os interessados em manutenção de motores elétricos.
Logo abaixo vamos apresentar o defeito mais frequente em motores elétricos de indução de gaiola, e porque que sempre queima a bobina, vamos citar algumas ações que devera ser tomadas para evitar este tipo de prejuízo.
Principais causas de queima das bobinas: defeitos.
- Sobretensão no sistema de alimentação do motor.
- sobrecorrente prolongadas nas partidas do motor elétrico.
- Poeiras indutivas nas partes internas do motor (áreas agressivas ), alto índice de umidade na parte interna do motor ( A água sempre infiltra através de alguns pontos na carcaça do motor como exemplo na caixa de ligação, então é sempre bom verificar se a mesma esta bem isolada; se a caixa de ligação do motor ou outras partes na carcaça apresentar alguma infiltração é só vedar com silicone industrial ).
- sobrecargas na ponta do eixo do motor por rolamentos danificados ou pelo equipamento acoplado na ponta do eixo do motor elétrico.
Como evitar a queima da bobina de um motor elétrico de indução de gaiola:
Porque a variadas possibilidades de uma bobina do motor elétrico queimar? Pois bem, aqui vai algumas dicas que podem evitar uma queima prematura de uma bobina.
1º – Fazer a montagem de um comando elétrico dimensionado especificamente para o motor, mas que será utilizado na montagem do equipamento mecânico, existe varias formas de dar a partida em um motor elétrico, veja alguns métodos de partidas para motores;
- Partida direta ( comando simples)
- Chave de partida com reversão (Comando de reversão)
- Chave de partida estrela triângulo (Comando estrela triângulo)
- Partida por inversores de frequência ( Drives )
- Partida por chave soft starter (Drives)
2º – Sempre que necessário, fazer limpeza na carcaça do motor para melhorar a ventilação, se possível também fazer limpeza na bobina se houver penetração de poeiras, porque alguns motores são abertos, exemplo motor nema.
3º – Verificar local de montagem do motor, mas se for uma área agressiva por umidade e poeiras indutivas, providenciar uma proteção para o mesmo, lembrando que se for motores com ventilação forçada, não obstruir a tampa traseira e nem as aletras do mesmo quando for montar a proteção.
4º – Equipar os comandos elétricos dos motores com dispositivos de proteção contra curto circuito e sinalizações, por exemplo, (alarmes).
5º – Sempre observar se a excesso de ruídos, vibrações e superaquecimento nos motores elétricos.
6º – Verificar se a tensão do sistema elétrico da instalação é compatível com a tensão nominal do motor, porque pode estar diferente.
7º – Sempre que possível, monitorar a corrente de trabalho do motor com a ajuda de um alicate amperímetro.
Existem varias ferramentas para diagnosticar e prevenir a queima de um motor elétrico, em breve falaremos sobre cada uma dessas ferramentas, então não deixe de assinar no grupo RDT RAGEMG.
Em Resumo: veja abaixo os defeitos mais frequentes em motores elétricos.
- Queima do estator por sobrecarga.
- Sintomas externo: Alta temperatura do motor, cheiro forte de queimado, disjuntor em Trip, queima de fusível de proteção, bobinas apresentando baixo isolamento (mas deve ser medidas com megôhmetro).
- Sintomas interno: Carbonização das pontas das bobinas nas fases.
- Causas: Sobrecarga baixa prolongada, sobrecarga alta por curto período de tempo.
- Uma fase queimada.
- Sintomas externo: Baixa resistência da isolação com o terra, baixa resistência ôhmica entre fases.
- Sintomas interno: Sinais de curto circuito na fase.
- Causa: Falta de fase na alimentação do motor.
- Proteções: Disjuntor em Trip, fusível queimado em uma das fases.
- Preventiva: Verificar isolamento dos condutores elétricos, conexões elétricas, dispositivo de proteção falta de fase.
- Duas fases queimadas.
- Sintomas externo: Duas fases com baixa resistência para terra, resistência ôhmica alterada em uma ou duas fases.
- Sintomas interno: Duas fases carbonizadas nas extremidades.
- Causa: Falta de fase.
- Razões frequentes: Condutores elétricos corrompidos, conexões frouxas, disjuntor em Trip, fusível queimado.
- Curto circuito entre duas fases.
- Sintomas externo: Falta de resistência no isolamento de duas fases.
- Sintomas interno: Sinal de descarga elétrica entre duas fases.
- Causa: Isolamento queimado, sobretensão.
- Razões frequentes: Umidade, baixa resistência do isolamento, Motor sem operar muito tempo.
- Curto circuito entre fase e terra.
- Sintomas externo: Condutor fase com isolamento danificado passando fulga a terra.
- Sintomas interno: Estes sintomas muitas vezes não são visíveis, mas algumas proteções também não atuam com estes tipos de defeitos quando não houver interrupções por arco voltaico.
- Fases interrompidas. Sintomas externo: Conexões elétricas frouxas no borne de ligação, por exemplo, ( Painel/caixa de ligação do motor elétrico).
Apresentamos alguma dicas para que é interessado em manutenção elétrica, para maiores detalhes sobre motores elétricos é só navegar em nosso site blog, tem muito material de qualidade para iniciante.