Usina Hidrelétrica – Geração Transmissão e Distribuição de Energia .

CONVERSA INICIAL

Usina hidrelétrica – Geração, transmissao e distribuicao de energia. Portanto é interessante saber que a geração de energia elétrica, se da através da energia potêncial e cinética como a principal fonte primária, que a água pode fornecer. Este processo se dá ao armazenamento da água, conversão da energia potêncial da água para energia cinética através de turbinas, conversão da energia mecânica das turbinas para energia elétrica com o uso de um gerador. Neste conteúdo vamos estar apresentando as classificações das usinas hidrelétricas de acordo com características específicas.

Classificação da usina hidrelétrica.

É interessante saber que a geração de energia elétrica, se da através da energia potêncial e cinética como a principal fonte primária, que a água pode fornecer. Desse modo, estes processos se dá ao armazenamento da água, conversão da energia potêncial da água para energia cinética através de turbinas. Conversão da energia mecânica das turbinas para energia elétrica com o uso de um gerador.
Somente para interagirmos mais no assunto, portanto se tratando de um assunto sobre geração de energia elétrica, vamos citar os cincos maiores produtores de energia através de hidrelétricas. Assim sendo, China, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e Rússia. No Brasil a maior parte das usinas hidrelétricas instaladas no utilizam água como fonte primária na geração de energia elétrica.
Mais adiante, veremos as classificações iniciais das usinas, existem basicamente quatro topologias de hidrelétricas, quanto a sua forma construtiva sendo:

Usinas a fio d’água ”usina hidrelétrica”.

____Usina a fio d’água: As usinas a fio d’água não possuem reservatórios de água ou possuem mas em dimensões bem pequenas, menores do que poderiam. Algumas dessas usinas, não são todas, fazem o uso de pequenos reservatórios para represar a água durante as horas que não são de pico. Sendo assim, toda água reservada, é utilizada durante o horário de pico do mesmo dia. Nas usinas fio d’água, o curso natural do rio é preservado.

usina hidrelétrica
Usina a fio d’água

____Usina com reservatório de acumulação. Só para exemplificar, usinas de acumulação, possuem reservatórios com tamanho suficiente onde essa água será acumulada na época das cheias. Essa mesma água acumulada na época das cheias, são usadas na época de estiagem. Normalmente este tipo de usinas, são localizadas a montante das demais hidrelétricas, fazendo assim, a regulagem na vazão da água que irão fluir para elas.

usina hidrelétrica
usina com reservatório de acumulação

____Reversível. Geralmente são as usinas que podem gerar energia elétrica por meio da água de um reservatório localizado a montante para outro reservatório a jusante. Isto é, fazendo este amazenamento em um nível mais elevado, por meio do bombeamento utilizando um reservatório de água ajusante para outro reservatório a montante.

usina hidrelétrica
usina reversível

____Usinas localizadas no mar. As usinas também utilizam a água como fonte primária. É o caso das usinas localizadas no mar. Assim sendo, em vez de estarem localizadas nos leitos dos rios, elas estão localizadas no mar em ambiente marítimos. Aliás, elas são mais conhecidas como usinas maremotrizes e undielétricas.

usina hidrelétrica
usinas localizadas no mar

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário