Usinas Hidrelétricas Principais Barragem.

Usinas hidrelétricas Principais barragem.

As usinas hidrelétricas, compostas por diferentes componentes, abrangem os conceitos em várias áreas das engenharias. Por exemplo: Engenharia elétrica , civil e engenharia mecânica, abrangindo também à tecnologia da informação muito conhecita como TI.

Entretanto, os principais componentes de grande porte são os mais essenciais para o funcionamento das usinas hidrelétricas, sendo:

___Barragem;

___Conduto Forçado;

___Comportas;

___Vertedouro;

___Casa de Força;

___Tomada d’água;

___Chaminé de Equilibrio;

___Turbina;

___Gerador;

Neste artico de usinas hidrelétricas, vamos falar somente sobre as barragens. Os detalhamentos dos outros equipamentos, vão estar disponíveis no RDT RAGEMG. É só entrar no site robertdicastecnologia.com.br e pesquisar o componente do seu enteresse ou necessidades.

BARRAGEM

usinas hidrelétricas
Usina reversível

Defini – se que toda barragem de uma usina hidrelétrica, tem uma estrutura que serve para bloquear a passagem de um determinado fluxo de água, formando assim um reservatório acumulador, onde este líquido fica represado. Essa é a forma usada, para que seja possível a elevação do nível da água. Sendo assim, se cria um desnível, que auxilia na queda da água. Esta queda se da através dos condutos condutos forçados.

As barragens, podem ser constituídas de concreto, terra, rochas ou mistas (misturando o concreto com os outros tipos de materiais).

Veja abaixo os tipos de barragens e suas formas construtivas.

__Barragens construídas de terras e rochas: Decerto, nós sabemos que a terra é a camada mais superficial do solo, constituída de vários sedimentos com pedaços pequenos de rochas. As barragens compostas por rochas são chamadas de enrocamento, portanto, nas construções deste tipo de barragens, são utilizadas as rochas de maior porte e não somente os sedimentos. Geralmente, nas barragens construídas de terra, ou nas barragens construídas de rochas, usa-se materiais localizados próximo a obra. Além disso, devem compactar a terra e as rochas no momento da construção da barragem.
Nas barragens construídas de terra, utiliza-se materiais com as mesmas características ao longo de toda a construção, caracterizando-a, como homogênea. Quando várias camadas estão sendo usadas, denomina-se, como barragem zoneada. Assim sendo, as Barragens construídas de terra, podem sofrer com erosão, por este motivo, é sempre necessário, que façam o uso das rochas, no lado da barragem que está em contato com a água.

Barragens construídas com concreto:

Contudo, as barragens de concreto, tem uma grande vantagem, elas podem ser por construídas de diferentes formas, que são descritas a seguir:

  • Barragem de gravidade: A barragem de gravidade, é aquela que tem sua estabilidade garantida, pelo seu próprio peso. Geralmente, o perfil transversal deste tipo construtivo de barragem, possui suas características triangulares, por outro lado, o topo da barragem é retangular.
  • Barragem de arco: Então, as barragens construídas nestas configurações, tem uma pequena curvatura em virtude da topografia, esta curvatura visa também, a utilização de uma menor quantidade de concreto. Na construção deste tipo de barragem, se torna necessário, que a rocha de fundação tenha condições muito favoráveis.
  • Barragem de contrafortes: Geralmente, nestes tipos de construção de uma barragem, são utilizados contrafortes de forma perpendicular ao eixo da barragem, dessa forma, os esforços são divididos nos contrafortes. O custo deste tipo de barragem, geralmente é mais elevado, quando comparado ao custo dos demais, além de uma maior complexidade.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário