Comando elétrico manual e automático para bomba d’água.

Comando elétrico manual e automático para bomba d’água. Este tipo de acionamento para motores ajuda muito na economia de água e de energia elétrica, sem contar que não precisa perder tempo para ficar ligando e desligando ela toda vez que o reservatório enche ou esvazia.

O comando elétrico manual, servirá para fazer manutenção no sistema quando o automático acusar algum defeito. Já o comando automático serve para que não se tenha dor de cabeça com reservatório cheio ou vazio.

Por exemplo, quando o reservatório estiver vazio, o comando elétrico receberá um sinal. Porém, quando ele recebe este sinal, reconhece que a caixa d’ água esta vazia e liga automaticamente o motor elétrico da bomba d’ água  sem a intervenção do ser humano.

Veja como ligar o comando de uma boia automática.

Quando o reservatório estiver cheio, o comando elétrico receberá o sinal. Sendo assim, após este sinal o sistema reconhece que o reservatório esta cheio e desliga o motor elétrico da bomba d’ água automaticamente. Este tipo de acionamento, serve tanto para motores elétricos monofásicos, e motores elétricos trifásicos, isso depende muito da sua aplicação. O desenho elétrico abaixo é de um comando elétrico trifásico e outro monofásico.

É muito importante fazer a utilização de sinalização nesses tipos de acionamentos, eles te auxilia a saber quando o comando estiver em manual, automático ou desligado, se quiser montar uma sinalização de defeito, também pode, fica a seu critério. Este tipo de acionamento pode ser montado em sítios, fazenda, residência e até mesmo em área industrial, principalmente se fizer o uso de poços artesianos. Se quiser fazer uma boa montagem, é só seguir os esquemas elétricos abaixo. Lembrando que os equipamentos elétricos deverão ser dimensionado com cada aplicação devido a potência do motor e a tensão do mesmo. No site dicas de tecnologia tem todas as tabelas de dimensionamentos.

comando
RDT RAGEMG

Para saber mais sobre comandos elétricos para motores é só acessar este link https://www.robertdicastecnologia.com.br/category/comandos-eletricos/

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 76 comentários

  1. Fabio

    Boa noite amigo esse comando tem um erro…em automático quando a bóia fechar vai energizar os contatores e fazendo com que a sinalização manual acenda pelo contato de selo…como podemos resolver esse impasse?sou fabio

    1. Olá Fabio,
      Se refere a um contato normalmente fechado, toda vez que o contator auxiliar for energizado este contato vai abrir.

  2. João Batista Araújo da Silva

    Meus amigos bom dia a tds.venho aqui tirar duvidas.quero q vc me faça um esquema de ligação para três bóias para dois motores trifásico de 5cv e com relê de falta de fase e a chave seletora para manual e automático.agradeço se for possível mandar o esquema de ligação…ficarei muito grato.fiquem com Deus.e uma semana santa abençoada…

  3. kleber

    como ligar uma chave contatora,com relé termico sem eliminar o comando manual que vem com a chave a uma bóia de nível

  4. Tiago

    Olá boa noite, como faço para ligar 3 boias de nível automáticas (anuger) em um motor (bomba de 1cv) ?!

    [email protected]

    62 9 9859 1919 whatsapp.

    1. Olá Tiago;
      Favor especificar para que você quer usar três boias, assim fica mais fácil de ajudar.

  5. Ivo Tavares da Silva

    Oi boa tarde gostaria de saber como fazer um esquema elétrico com uma contatora auxiliar e duas boias de nível dois motores bomba d’água e uma chave reversora manual e automático.obrigado

    1. André Batista Teixeira

      Muito bom o conteúdo

  6. Andreza Cruz

    Boa tarde, tenho um motor de indução monofásico modelo 48 kohlbach. Ele está instalado ao lado da caixa 3andar que será enchida com a bomba e o reservatório está no terrio. Os canos estão cheios porém a bomba não puxa a água do reservatório.

    1. Luiz

      Acima de 7 metros de sucção, a bomba deverá ser apropriada (com hidroejetor).

  7. Wilson ventura

    Quero liga uma bomba trifasica de comunidade q liga e design sozinho com achegada de agua Na tubulacao de 50mm plus e area de risco

  8. Francisco Agustinho de Andrade

    Por seu favor gostaria que você me ajudassem com um diagrama de ligação para duas bombas trifásica (380v) com boias inferior e superior manual e automática.

  9. Francisco Agustinho de Andrade

    Oi boa tarde gostaria que voce me ajudassem com diagrama de ligação para duas bombas com boias enferior e superior manual e automática com todas botoieras e sinaleiros

  10. Tina Rosa

    Eu gostaria de saber se é normal a bomba de água só funcionar quando o tanque está vazio e se é normal uma bomba que é automática ficar travando.

  11. Wilson Balbino

    Boa tarde, preciso ligar duas bombas de 20 cv sendo que uma sera reserva , a um quadro de comando com todas as proteções.
    seria possível vocês me enviar um desenho de como efetuar a montagem do painel.
    desde já agradeço.

  12. Diego Rafael

    Vc já conferiu os contatos da botoeira?

  13. Dener

    Olá! Preciso acrescentar nesse esquema elétrico uma dosadora de cloro que deverá ser acionada somente quando a boia elétrica estiver em uso. Pode me ajudar a resolver por favor.

  14. Cláudio

    A bomba do meu prédio eventualmente deixa de funcionar. Tanto no manual como no automático. Para encher a caixa d’água então, a partir da cisterna, só apertando manualmente o contator. Aí a bomba funciona normalmente.
    Já teve um eletricista lá, mediu vários pontos no painel, desconectou, conectou e a bomba voltou a funcionar normalmente, sem precisar trocar nada. Mas após alguns dias deu o mesmo defeito, depois voltou a ficar boa e então voltou a apresentar o mesmo problema.
    Tem alguma dica de um roteiro de investigação para o problema?

    1. jose david gomes de azevedo

      A bomba desliga de forma intermitente. pode ser sobre carga , fulga de corrente no circuito eletrico ou variacao de tensao. O rele atua para proteger a bomba.somente uma analise criteriosa para detequitar o problema.

    2. Diego Rafael

      Vc já conferiu os contatos da botoeira?

  15. Raimundo Pinheiro

    Boa noite, tenho duas bomb as submersas da marca tander. As mesmas sâo ligadas atraves de um painel de comando, gostaria de saber o que faço Para ligar Las direto sem o painel. Obrigado.

    1. Ags reparos

      Amigo não seria algo certo de se fazer, ligando suas bombas diretamente sem proteção o painel de comando não é só pra beleza, e sim para proteção de todo o circuito contido nele, motor, circuito, etc…

  16. elison ferreira

    Olá amigo, gostei do site,das dicas…peço que me ajude na seguinte situação: quero ligar um rele falta de fase a uma contactora trifasica para comandar uma bomba de um poço artesiano, vc pode me enviar um esquema e o que eu precisarei de meteriais para que funcione automaticamente e sem me preocupar com quedas de tensão. agradeço se puder me ajudar,aguardo seu retorno.muito

    1. Olá ferreira! É Só você navegar em nosso site, temos um post que fala sobre relé falta de fase.

  17. Paulo Sergio a. Melo

    Boa Tarde!
    Vocês vendem painel de bomba d’agua

  18. Lilian Droghetti

    Tenho um comando eletrico no meu poço porém so esra funcionando o manual o automatico nao arma, o que pode estar acontecendo?

    1. Alex

      Lilian,

      O defeito é na chave seletora.

    2. Ags reparos

      Tem vários fatores um deles pode ser a bóia elétrica se no caso tiver ou relé de nível etc…, porém tem que contratar um eletricista que entenda de comandos elétricos para poder resolver o teu problema…

  19. antonio jorge portugal da cruz

    Bom dia favor peço que me faça um diagrama eletrico de painel de alarme de chave boias com contatoras auxiliares com sirene.

  20. alberto

    boa tarde meu nome é alberto gostaria de ligar duas bombas com rele temporizador,apos 15 minutos desligar abomba um e ligar abomba dois .me ajuda no esquema.

  21. adilson malaquias de carvalho

    Comando com sua bomba chave setor a sinalização

    1. Adilson malaquias de carvalho

      Eu quiz sizer comando para duas bomba dagua com chave seletora botoeira liga e desliga e sinalização

      1. Olá Adilson! Entre em contato pelo nosso formulário de contato existente no site, envie as especificações dos motores das bombas, que elaboramos o desenho elétrico e enviaremos no seu e-mail.

        1. Adilson malaquias de carvalho

          Duas bomba de um cv cada com chave seletora e botoneira liga e desliga com sinalização

  22. cosme

    oi boa tarde meu nome e cosme o.

    olha so eu tou com um poblema nas bomba do meu deposito, toda vez que da um pik de tensão as bombas de 1 cv que são tri-fasica param e arma logo em seguida sendo que eu queria que elas descem um intervalo de pelo menos 5 minutos pr arma novamente.
    alguem sabe ai como montar esse comando e quais os materiais.

    1. Olá Cosme! Você pode usar um relé temporizado no comando elétrico das bombas; ou entre em contato pelo nosso formulário de contato, que te enviamos um esquema elétrico de como montar este comando.

  23. armando felisberto magaia

    Peço um bom esclarecimento com detalhes no esquema eléctrico principalmente a parte do comando, preciso de fazer uma ligação automática de uma bomba de água submersível para puxar água para um deposito sempre que ha falta trifásica ainda não sei qual e a potencia para dimensionar os equipamentos necessários?

    de magaia

  24. Maria leila Bastos.

    Gostei muito …mais eu quero um esquema unifilar e mutifilar de uma bomba cicrona com boia .

  25. Andre

    Tenho um quadro que está ligando a bomba e a sirene tanto no automático quanto no manual. Qual deve ser o problema?

  26. claudinei

    Todas duvidas de comando elétrico instalação elétrica é você contratar um profissional elétrica não é brincadeira é sério se não sabe não arrisca afazer.

  27. Heli

    preciso de instalar duas bombas dágua de 5.0cv no automático e no manual, com bóia superior e inferior tem como me enviar o diagrama de ligação desde já obrigado.

  28. Sérgio

    Bom dia eu estou com uma bomba que o automático não está desligando,pode ser a bóia eletrica ou relê da contatora

    1. Marcones Gonzaga

      Boa tarde, tô com um problema com o meu comando, não tá ligando o automático e nem o manual, alguém sabe dizer o que pode ser? e o que eu posso fazer para resolver esse problema

  29. Leonardo carrilho

    Alguem poderia me ajudar preciso de um projetinho onde ha três bóia superior inferior e reserva sendo que a reserva só acione quando rele térmico desativar

    Alguem aiii consegue
    Segue meu numero 011953891650

  30. LUIZ ANTONIO SIVIERI

    ESTOU MONTANDO UM PAINEL ELÉTRICO AUTOMATIZADO DE COMANDO E FORÇA PARA 1 (UMA) BOMBA PARA PISCINA 1,5CV 127/220VCA MONOF., COM: PROGRAMADOR HORÁRIO DIGITAL RTST20 COEL, DISJUNTOR DIN BIPOLAR (FORÇA), DISJUNTOR BIPOLAR (COMANDO), CONTATOR DE FORÇAS E COMANDO, RELÉ TÉRMICO DE SOBRECARGA, 5 (CINCO) SINALEIROS DE LED, 1 (UMA) SELETORA 3 (TRÊS) POSIÇÕES COM RETENÇÃO, BORNES DE LIGAÇÃO, FECHO (TRANCA) COM CHAVE E QUADRO EM CHAPA COM PINTURA ELETROSTÁTICA.
    TEM COMO FAZER UM DIAGRAMA COMANDO DE FORÇA.

  31. Vagner menezes de souza

    Boa tarde tenho duas bomba d’água quando ligo uma outra funciona estou errado eu queria saber qual seria o problema é solução

    1. Talvez as mesmas estão ligadas em um só comando; Para que as mesmas funcionam em individual, tem que ter um comando para o acionamento individual,ou seja cada uma bomba com seu comando.

    2. ronaldo silva

      voce precisa separar as bombas para que elas funcione individualmente

  32. nivaldo soarea

    Que bom agente poder tirar qualquer duvidas nos quadros de comando parabéns.

  33. Gerson Gome

    gostei muito deste site, Tem tudo que preciso para fazer minhas experiências. Muito obrigado.

  34. mauro

    tenho um poço artesiano com uma bomba gostaria de saber como faço para instalar uma lampada ligada a bomba para saber quando ela liga (acende a lampada) quando desliga ( apaga a lampada) assim fico sabendo quando esta em funcionamento dentro de casa assim não preciso ir ate a bomba para ver se ligou ou não obg

    1. Gilmar Bruno

      Eu também tava atras disso. Será que um sensor de corrente funciona pra isso? Seria bom porque seria visto pela corrente q passa pela bomba !! O que funciona com certeza é ligar lampada em paralelo com a bomba..

    2. Francisco

      Vc ainda precisa desta informação?
      Deixa aí seu e-mail.

  35. divino pereira da silva

    Sou eletricista residencial e comercial a mais de 20 anos. Fiquei muito satisfeito ao encontrar estes valiosos ensinamentos,obrigado!

  36. Geronimo sirora

    Gostaria.d conhecer mai sober a ligacao e a montage do sistema do control.por caso e um principio.

    1. Olá Gerônimo! Em breve enviaremos alguns materiais sobre comandos elétricos para iniciante totalmente grátis para o seu endereço de E-mail; Aguarde!

      1. jose auritonio ss

        Ola nome é José gostei muito deste site estou começando a trabalha com comandos de bombas d’água, preciso de um esquema de como ligar um painel se vocês poder mim ajudar, ficarei muito feliz obrigado fique com deus.

        1. Olá José! Segue os links que tem os esquemas para que você possa montar seus painéis elétricos, qualquer dúvida entre em contato.
          Links:
          http://www.robertdicastecnologia.com.br/2014/10/como-ligar-uma-boia-de-nivel-automatica/
          http://www.robertdicastecnologia.com.br/2014/03/comando-eletrico-manual-e-automatico-para-bomba-dagua/
          http://www.robertdicastecnologia.com.br/2014/01/como-montar-um-comando-eletrico-simples/
          Se não conseguir clicar nos links acima copie e cole os mesmos na barra de pesquisa do seu navegador.

  37. Francisco Magalhães

    É possível faser ligação de 2 bóias inferior e superior sem o auxilio de uma contatora?

  38. Francisco sales

    legal muito bom para
    principiantes

  39. nunes

    preciso de ligar uma bomba de poço para um reservatorio superior usando uma chave boia e um disjuntor,para no caso de acionar acionar a bomba manual se é possivel, poderia enviar-me um crocrir ou esquema de ligações.

    1. gabriel

      ola como fazer uma ligacão de uma bomba com acionamento manual e automatico

Deixe um comentário