Como Ligar Lâmpadas Em Série e Paralelo.

Como Ligar Lâmpadas Em Série e Paralelo. Existem duas maneira de ligar lâmpadas; vamos ensinar como fazer estes tipos de ligações; vamos também explicar como funciona cada um dos circuitos, sendo; ligar lâmpadas em série e paralelo.

Ligar lâmpadas em série. As lâmpadas são  ligadas em sequência; nesta ligação você pode usar várias lâmpadas ligadas ao mesmo circuito; desde que o mesmo esteja dimensionado para tal montagem.

A desvantagem de uma ligação em série; é que se queimar uma lâmpada, as outras que estão ligadas em sequência com esta lâmpada se apaga também;

É o caso daqueles cordões de iluminação para enfeite de natal; os famosos pisca pisa; queimou uma; a sequência adiante todas se apagam.

Para solucionar o problema é só identificar a lâmpada queimada; e fazer a substituição da mesma que tudo volta a funcionar normalmente.

Nota. Sempre é bom usar lâmpadas da mesma potência neste tipo de ligação; vale também lembrar que este tipo de ligação não é usado em uma iluminação residencial; ou outros que se usam para iluminar locais escuros, a aplicação desse tipo de ligação se dá mais a aparelhos eletrônicos; bem como enfeites de natal; os famosos pisca pisca.

Ligar lâmpadas em paralelo.  Nas ligações em paralelo; uma lâmpada é ligada no terminal da outra.

Você poderá ligar quantas lâmpadas quiser; desde que dimensione o circuito elétrico para isso.

Nota. Na ligação em paralelo; as lâmpadas funcionam umas independentes das outras; se uma lâmpada queima, as outras continuam funcionando normalmente sem se apagar; ao contrário da ligação em série; que se uma lâmpada queimar as outras em sequência se apagarão; porque as mesma tem seu funcionamento simultaneamente.

Nota. A ligação em paralelo pode ser usada em galpões; áreas indústrias; em ambientes residenciais onde necessitam ser ligadas um conjunto de lâmpadas em um só disjuntor; ou outros dispositivos elétrico.

Abaixo está dois esquema de ligação ;

O primeiro esquema é de uma ligação em série.

O segundo esquema é de uma ligação em paralelo.

ligar lâmpadas

Se você é eletricista ou não é, mas gosta de elétrica; não deixe de assinar em nosso blog e receber gratuitamente todas as atualizações de novas postagens sobre elétrica em seu @mail; assine e junte-se ao nosso grupo de assinantes RDT RAGEMG seja mais um eletricista a ingressar em nosso grupo.

44 thoughts on “Como Ligar Lâmpadas Em Série e Paralelo.

  1. Eu entendo de eletricidade na pratica não teoricamente, portanto é de fundamental importância uns esclarecimento de vez enquanto muito obrigado, brevemente terei uma instalação residencial 220v para fazer e não terei nenhuma duvida após esse esclarecimento.

  2. Ótimo trabalho! Bem explicado e exemplificado com os esquemas de ligação. É deste tipo de trabalho que nós leigos precisamos para aprender. Parabéns!

  3. Tenho em minha residencia uma ligação de 3 dicroicas de led ligadas em paralelo mas sempre uma ou duas delas queimão… o q devo fazer?

  4. boa noite gostei muito de ter encontrado vocês e irei fazer meu cadastro agora com vocês.

    1. Olá Moisés! Será um prazer ter você ter você na nossa turma de eletricistas cadastrados, assim você passa a receber todas novas postagens sobre eletricidade em seu e-mail, obrigado!

  5. Muito interessante e super útil esta página, pois nos fornece dicas bastantes valiosas para o bom desenvolvimento de nossa profissão.
    Eu sou muito grato a todos os idealizadores da mesma, Deus ilumine a todos !

  6. Olá gostei muito das explicações de vcs e bem visível e fácil de entender sou eletricista iniciante fiz senai mais preciso das explicação de vcs e muito importante pra nós pois não quero errar

  7. Olá amigos! Eu estou instalando um aerogerador de 2000 watts com controlador de carga. Não tenho experiência com a montagem do banco resistor ou banco de lâmpadas, então gostaria de uma ajuda, primeiro, se vcs poderiam me fazer um esquema de um banco envolvendo 20 lâmpadas de 100 watts ligadas em paralelo, pois foi o que o manual me recomendou. A segunda, é se há alguma opção mais fácil do que o banco de lâmpadas. Agradeço qualquer ajuda. valeu!!!

    1. Olá Claudemir!Assim que possível entre em contato com nossa equipe pelo formulário de contato existente no site,informando quais as dicas que você quer receber;vai ser uma honra em poder atender seu pedido;

  8. Foi muito bom ver essas dicas, quero receber mais dicas sobre eletricidades inclusive de comando elétrico estrela-triângulo;

  9. eu entendo de eletricidade e gosto nada melhor do que ter mas conhecimento agradecia pela vossa ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *