Como Inverter a Rotação De Um Motor Elétrico.

Como Inverter a Rotação De Um Motor Elétrico? Os motores elétricos de indução trifásico de gaiola são muitos comuns no mercado hoje em dia, sejam eles utilizados em áreas industriais bem como em áreas residenciais; O sentido de rotação de um motor elétrico pode ser definido pelo usuário, tanto o motor monofásico como o motor trifásico, podem girar para os dois lados, sentido horário ou sentido anti-horário, o usuário também poderá optar para que o motor gire paras os dois lados dependendo da sua aplicação, para isso é só montar uma chave de partida de reversão;

Como Inverter a Rotação De Um Motor Elétrico?

Se ligar o motor elétrico e ele girar no sentido oposto da sua aplicação, basta inverter o sentido de rotação do mesmo, para inverter o sentido de rotação de um motor elétrico é muito fácil, vamos começar por um motor monofásico. geralmente o motor elétrico monofásico tem seis pontas ou terminais de ligação, essas pontas ou terminais servem para fazer o fechamento em 127 ou 220 volts; Nota. Menor tensão significa 127 volts e maior tensão significa 220 volts; Veja a imagem do fechamento de um motor elétrico monofásico abaixo:

 motor elétricoPara inverter o sentido de um motor elétrico monofásico não tem nenhum segredo, é só trocar a ponta de ligação ou o terminal ( 5 ) pelo ( 8 ) como mostra o fechamento acima; Existe outro modelo de fechamento para motores elétricos monofásicos, veja abaixo.

motor elétricoSe o seu motor estiver o fechamento igual o fechamento da imagem acima, para inverter o sentido de rotação do mesmo é só trocar o ( 5 ) pelo ( 6 ).

Para  inverter o sentido de rotação de um motor trifásico é muito simples, nem precisa ilustrar , é só trocar as fases, Ex: As fases de uma rede elétrica trifásica é   ( R ); ( S ); ( T ); para inverter o sentido de rotação é só trocar o ( R ) pelo ( S ) ou vice e versa, simplificando é só inverter as fases ou melhor trocar as fases nos terminais de ligação na caixa do motor elétrico trifásico, o mesmo também poderá ser trocado na saída do relé térmico, contator ou disjuntor, Se quiser que o motor gire para os dois lados é só montar uma chave de partida de reversão.

Se você se interessa por mais informação sobre motores elétricos é só assinar, motor elétricoassinando em nosso blog você receberá totalmente grátis todas as novas postagens sobre elétrica e informática diretamente em seu e-mail, sem contar que poderá participar em nosso fórum de discussão, podendo responder ou fazer perguntas, faça parte da nossa equipe de eletricista assinando no RDT RAGEMG.

30 thoughts on “Como Inverter a Rotação De Um Motor Elétrico.

  1. Alguém pode mim ajudar? compre um motor de marca “WEG” 3 cv, dois polosm monofasico, usava com força 110, pedir o eletricista p mudar p 220, coloquei no desintegrador mas morria a potencia com apenas uma espiga de milho, dai o motor pegou fogo, o que pode ter acontecido?

  2. preciso INVERTER a rotação do meu motor monofásico 1,5cv / 220v com 4 fios.
    No momento ele está assim: fios de número 1,2 ligado juntos e 3,4 na rede e quero ligar no sentido inverso, como devo prosseguir com a ligação dos fios?

  3. olá,no esquema de ligação 110 v(2-1-5)(4-3-6)é preciso capacitor,pode passar o esquema com de pulsão e permanente?tenho um motor de compressor de 1 pistão porém não tem mais a identificação na carcaça,presumo que seja de 2cv comprei um capacitor de pulsão (topmay cb 360,60 uf 250 vac 50/60hz sh po 40/85/21)pode me auxiliarna ligação tem 6 pontas o motor,se for menos ou mais de 2 cv pode danificar?obrigado amigo.

  4. eu tenho um motor monofasico que não tem essas cores de fios nem o segundo esquema, como faria nesse caso?

    Os fios que ligam na tomada, estao plugados em x lugar na placa, se eu inverter a posição deles na placa e nao der certo, ha perigo de queimar o motor?

  5. . As imagens acima acho que ficaram perfeitas para quem conhece e tirar dúvidas . . eu como iniciante só achei a ordem dos númerais

  6. Tem motor monofásico com 04 fios não estou conseguindo mudar o sentido da rotação, alguem tem uma solução

    1. como inverter um motor monofásico tipo gaiola do sentido anti horário para horário se este só possui 4 fios

  7. Robert.
    De novo, a troca de posição de duas fases em um motor trifasico gaiola muda o seu sentido de rotação, isto posto, você sabe porque está troca causa (em ultima analise) a inversão do sentido do campo girante na armadura ? Uma vez tive posse de um documento sobre isto, mas…, perdeu-se na rede…Caso possua e queira me repassar, agradeço antecipadamente.

  8. Robert.
    A inversão das fases em um motor trifásico leva a mudança do sentido de rotação isto posto, a questão é
    porque está simples inversão causa a mudança do sentido de rotação (em ultima analise) do campo girante e
    consequentemente da rotor…, já vi uma explicação detalhada, mas perdeu-se na rede…rs, bom caso tenha
    está explicação é só me apontar. Grato.

  9. Ola? Me tira uma duvida! Se uma bobina de um Culler emite uma tensão contina de 7 volts,se multiplicar o numero de bobina q produz 7 volts,a tensão continua tembem aumenta? Por exemplo: 10 bobinas pode produzir 70 volts de tensão continia?

    1. Olá Márcio! Desculpe-nos mas não temos nenhuma experiência sobre este tipo de testes, assim que tivermos uma resposta lhe informamos como isso realmente funciona.

  10. Preciso controlar a rotação de um motor monofásico de 110 volts meio hp e vez por outra inverter a rotação, através de uma chave. ( Uma chave para cada operação )

  11. p.amigo

    trabalhamos em nossa empresa com bombas submersas para poço profundo, operamos com equipamento de 220v\t e 220v\m.

    sao motores especias lubrificados a oleo ou agua que ficam submersos no interior do poço.

    os motores monofasicos sao equipados com capacitores permanentes e de partida em uma caixa de comando denominada de control box.

    em determinadas circunstancias, casos em que o poço tem muito sedimento em suspenção na agua haveria a necessidade de se inverter a rotação doequipamento principalmente nos monofasicos….

    é possivel essa inversao nesse tipo de motor………..

    obs esses equipamentos sao importados da china………….

    agradeço sua colaboração desde já

  12. Olá, tenho uma questão para responder no curso, e fiquei meio em duvida poderia me ajudar?
    A questão é a seguinte:

    Equipamentos industriais que são acionados por motores elétricos, dependendo de sua aplicação, o sentido de rotação do motor elétrico deve ser invertido.
    Nesse contexto, para que um motor de indução trifásico possa ter seu sentido de rotação invertido, o circuito do comando deve:

    (a)acionar o relé térmico
    (b)acionar o rele de falta de fase
    (c)modificar invertendo as fases da alimentação do motor
    (d)modificar a tensão de alimentação, passando de alternada, para continua.
    (e)modificar a ligação dos enrolamento, passando de estrela para triângulo.

    Por favor, preciso de uma resposta

    1. c concerteza pois se você inverter por ex: as fases são R S T . se você fizer R T S irá inverter o sentido de rotação desse motor trifásico

  13. Olá !
    Gostaria de fazer parte deste grupo para acompanhar o assunto de elétrica !
    Achei o blog muito construtivo !

  14. fiz o procedimento como voce ensinou mas o motor não partiu, somente quando dei uma ajudinha, mas mesmo assim não teve rotação, ficou como pesado, o moter que prciso fazer rodar para esquerda é um WEG B56CO176, capacitor fixo, uso em 220V.
    se tiver uma dica fico te devendo essa.

    1. Olá jerson! Primeiramente confere se o fechamento do motor esta de acordo com a tensão aplicada 127 ou 220V, se mesmo assim não rodar, favor conferir se o capacitor está bom, faça a medição do mesmo usando um multímetro. Em nosso blog ensina como usar um multímetro é só navegar em nossas páginas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *