Como ligar um motor monofásico.

Compartilhar

Os motores eletrico monofásicos geralmente são ligados com o auxilio de um comando simples, ou uma chave de partida direta. Portanto, isso depende muito da potência do motor monofásico que será utilizado.

Antes de ligar um motor elétrico monofásico, o ideal é você conferir o fechamento do mesmo. Sendo assim, deve medir a tensão da rede de alimentação onde o motor monofásico irá trabalhar. Se a tensão de alimentação da rede for 127 volts, você terá que fazer um fechamento do motor em 127 volts. Se for 220 volts, fazer o fechamento para 220 volts.

Nota: Primeiramente tem que fazer o fechamento do motor monofásico na tensão de aplicação do mesmo, 127 ou 220 volts, lembrando que não existe motor monofásico com tensão acima de 220 volts.

Todos motores vem com a placa de identificação e todas as características técnicas do motor, você poderá fazer o fechamento das pontas de ligações pelos dados contidos nesta placa, se seu motor não tiver esta placa poderá usar as descrições abaixo.

Vale lembrar que fechamento de motores elétricos são padronizado.Geralmente os motores monofásicos vem com seis pontas para fechamento, abaixo esta os dois tipos para fechamento do motor monofásico, veja qual se aplica ao seu motor. Para inverter o sentido de rotação, é só trocar o 5 por 6.

Como ligar um motores eletrico monofásico.

Depois de ter feito o fechamento do motor monofásico na tensão desejada, é hora de dimensionar uma chave de partida direta. veja alguns modelos abaixo. OBS: Vou postar algumas chaves simples, mas tem muitas maneiras de montar uma chave de partida; Ex: Manual ou automática etc. Depende muito de sua aplicação.

Essa chave de partida direta já vem montada é só usar; Para comprar essa chave de partida direta é só especificar a potência do motor.

As chaves de partidas direta Margirus são muito usadas, suas instalações são muito simples, mas antes de usar qualquer uma dessas chaves, terá que dimensionar um disjuntor de proteção que deverá ser instalado em sua rede  alimentação.

Também pode se montar um comando simples conforme suas necessidades, veja como montar um comando elétrico simples em www.robertdicastecnologia.com.br .

Ver comentários

  • SOLON PIRES MATTOSO diz:

    Oi pessoal do Robert Dicas Tecnologia!
    Boa tarde, e Parabéns!
    É com imensa satisfação que encontro mais um canal de ajuda para quem é do ramo da elétrica ou não, que vem nos auxiliar em diversos tópicos da Energia Elétrica, de forma simples e bem prática, permitindo aos usuários, que deem uma consultada na NR10, para que possam realizar as práticas da Eletricidade, sempre com equipamentos e ferramentas adequados, sempre respeitando os procedimentos de segurança.
    Muito bom, estarei sempre visitando o blog, e adquirir mais conhecimentos e as boas Dicas.
    Abraços,

  • Moisés Resende Pinto diz:

    Bom dia RDT RAGEMG tenho um motor de 12 pontas mais elas estão sem as numerações, como faço para identificar e numerar as pontas das bobina deste motor.
    Att. Moisés

  • Estou com uma duvida, tenho um motor WEG 7,5cv monofasico de 220v/440v e minha rede é de 220v, para ele funcionar eu preciso ligar com o esquena de menor tensão? Que seria juntar 3 cabos em uma fase e os outros 3 na outra?

  • Juminu luiz Batista diz:

    Bom dia mande para mim um diagrama de partida indireta motor monofasico 220/440 ele parte em 440vca depois do tempo ele volta para 220vca em torno de 2,5 segundos , porque 3 segundos o capacitor eletrolitico estoura,motor monofasico em contatoras e rele termico trifasico ,motor de 12,5cv

  • Boa noite tenho uma máquina de desmontar pneus elétrica 220 volts monofásico,mas minha rede é monofásico 127 volts .tenho como usar essa máquina sem me dar problemas futuros.

    Oi tenho que mudar alguma coisa da minha rede.

    Ass:ozeias

    • Olá Ozeias;
      Tem como usar ela em rede 127 volts, é só mudar o fechamento do motor, se você não tem costume com fechamento de motores elétricos, é só levar em uma oficina especializada que eles fazem o fechamento para você.

  • Olá meu cachorro comeu a fiação do motor da minha máquina de lavar que usa um motor monofásico, enfim todos os cabos são pretos sem identificação identifiquei os fios do fechamento das bobinas e refis as ligações, aproveitei e troquei o fio do capacitor tmb. E quando abri cortei os dois fios da partida depois soldei novamente. Agora ele está girando para um lado normal mais se eu inverter a tomada ele gira forçado lento para o outro, será possível se eu soldei os fios da partida invertido isso acontecer?

  • quero aprender a ligar um motor de 7,5 cv com arranque e patrida

  • Boa noite tenho um motor ibesa rpm 1740 tem 4 fios sendo um preto um vermelho um amarelo e um azul como faço pra coloca ele pra 110v

    • Olá Wanderson;
      Localiza a placa de identificação do motor (geralmente fica na carcaça) e nos envie para que possamos te ajudar.

  • Maerlio Machado diz:

    Na tensão de 220v., sempre fiz as ligações de motor monofásico juntando os fios 2-3-6. (isola e pronto). Daí, trabalha com apenas três fios (1-4-5) que ao juntar o 5 com o 1 gira para um lado e ao juntar o 5 com 4 gira para o outro. Dessa forma, fica mais fácil com um só relé de um contato apenas ou mesmo um contator (usando o contato de selo), comandar alguns circuitos elétricos. 5 é o comum que ficará sempre junto com o fio 1 ou 4 conforme o sentido da rotação desejada. Maérlio Machado.

    • Olá Maerlio;
      Obrigado por opinar
      Volte sempre!!

  • Como faço pra ligar um moto q tem 3 fios um verde m1 um laranja m 2 e um cinza m 6 quero ligar em 220

Este site usa cookies.

Saiba mais