A cerca elétrica é usada para por limites a passagens de pessoas ou animais a um certo recinto proibido. Porém elas são muito usadas em muros ou grades. As residências utilizam muito este método como medida de segurança evitando assim furtos.
Em resumo, a cerca elétrica dispara 60 pulsos de tensão elétrica por segundo, podendo chegar até 10.000 mil volts.
Este sistema tem uma vantagem, ele tem uma tensão altíssima, mas não mata devido a corrente ser muito baixa. Portanto, o máximo que ela pode causar é um pequeno desconforto que são: Dores e algumas queimaduras na vítima. Sendo assim, a cerca elétrica vem acompanhada de um dispositivo de alarme, se caso um de seus fios forem danificados. Mas se caso os arames forem cortados, o alarme dispara imediatamente, soando um som sonoro altíssimo.
Vantagem de se usar a cerca elétrica.
A outra vantagem de se usar a cerca elétrica, é que mesmo com a falta de energia ela continua funcionando através de uma baterias. A manutenção de uma cerca elétrica deve ser feita para garantir um bom funcionamento do dispositivo de segurança.
Agora você vai aprender como montar uma cerca elétrica residencial.
Primeiro passo para montar uma cerca elétrica: Você vai calcular o comprimento e a largura do terreno, assim teremos o número de hastes que devemos usar.
Nota: A distância máxima entre hastes e de 3 metros, por exemplo, divide o comprimento e a largura do terreno por 3 Ex: Se seu terreno mede 120 metro = 120/3 , 120 dividido por 3.
Segundo passo. Fixar as hastes nas exigências do muro ou grade usando buchas de fixação. Chumbadores ou solda, use o que der mais certo com a suas necessidades.
Terceiro passo: Depois que as hastes estiverem todas fixadas é hora de passar os fios. Nota: Sempre é bom começar a passar os fios de inox onde vai ser instalada a central. Passar o fio pelos isoladores dando no mínimo duas voltas em cada isolador e assim sequencialmente. Deixar no final duas pontas para que depois possam ligar os fios de alta que vem da central.
Como Instalar Cerca Elétrica Residencial.
Veja a ilustração:

Na central de choque, existem dois terminais onde deverá ligar o alarme sonoro, são eles : SIR+ e SIR-. Faça o aterramento da central de choque, inserindo uma haste de aterramento ao solo. Use um conector na haste e liga a central a mesma utilizando um condutor elétrico com isolação na cor verde.
Logo abaixo esta a descrição do kit.
- central de choque.
- haste 4 isoladores.
- fios de aço inox 0,60mm².
- bateria 12v 7Ah.
- cabo de alta tensão ou alta isolação.
- sirene 12v.
- haste de aterramento.
- conector para haste de aterramento.
- placas de advertências perigo.
Veja um esquema de ligação mais detalhado logo abaixo:
