Como ligar Interruptor Four Way.

Ligar interruptor four way não é nem um bicho de sete cabeça. Mas, tem hora que as pessoas se complicam um pouco quando vai fazer esse tipo de ligação.

Hoje vou estar explicando para vocês, uma maneira menos comum de estar ligando esses interruptores. É a ligação four way, esta ligação permite que acendem ou apaguem as lâmpadas de lugares variados em uma residência. Por exemplo, da sala você acende ou apaga a lâmpada do quarto, cozinha, varanda, ou garagem, e assim sucessivamente.

Ligação interruptor four way em locais diferentes.

Portanto, se torna muito útil poder comandar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas de locais diferentes. Para fazer este tipo de ligação é simples fácil e rápido. Sendo assim, vou deixar um desenho passo a passo, para que você monte este interruptor four way em sua residência. Acima de tudo, faça você mesmo, é tão simples que você mesmo consegue montar. Boa montagem e deixa seu comentário sobre o que mais quer aprender. Valeu e até a próxima, visite também os outros posts talvez tem alguma coisa do seu interesse.

Neste exemplo, usaremos uma lâmpada na garagem, acessando a mesma do quarto, sala, cozinha e da própria garagem. ok!

interruptor four way

Na elétrica, existem muitas coisas interessantes que podem ser usado no nosso dia a dia. Portanto, estes artigos postados aqui no site RDT RAGEMG são criados especialmente para ajudar aquelas pessoas iniciantes em eletricidade e quer se tornar um grande profissional algum dia.

Uma dica importante para iniciantes. Monte um laboratório de testes na sua casa e comece praticar elétrica. Por exemplo, para montar este three way como experiência na sua casa, ou seja, você vai precisar de alguns metros de fios, fita isolante, interruptores e lâmpadas. Porém as ferramentas são, alicate, chave de fenda, pense nisso.

Segurança, nunca faça qualquer atividade elétrica sem desligar a energia. Efim, choque elétrico mata, se for muitos circuitos montados no mesmo quadro de distribuição, use o multímetro para certificar realmente que a energia foi desligada.

Faça sua experiência e poste aqui nos comentários, para mostrar aos nossos colegas eletricista o sucesso de sua experiência na elétrica.

Veja também:

Como ligar lâmpadas em série paralelo.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 3 comentários

  1. Diego

    Parabéns! É bem simples mesmo,eu sabia fazer com dois interruptores agora compreendi como ligar com varios.

  2. Volnei Gonçalves dos santos

    Muito bom queria receber novos vídeos no meu e-mail

Deixe um comentário