COMO LIGAR UM VENTILADOR DE TETO.

COMO LIGAR UM VENTILADOR DE TETO? OLÁ ! Este poste vai ser bem curtinho e prático, vou estar ensinando como ligar um ventilador de teto. Geralmente todos os equipamentos elétricos vem com um esquema para instalação, só que tem um pequeno probleminha. Esse esquema só serve para quem já trabalha com elétrica e entende do assunto. Simplificando, se você não for eletricista e comprar um, com certeza vai ter que pagar para instalar o mesmo.

Os ventiladores de teto são uma opção popular para manter a casa fresca durante os meses de verão. No entanto, para muitas pessoas, ligar um ventilador de teto pode parecer um pouco intimidador. Felizmente, o processo é bastante simples e pode ser concluído em apenas alguns minutos.

Agora se você pegar seu aparelho e seguir esse tutorial simplicado, com certeza vai conseguir ligar o seu aparelho. Sempre é importante desligar a energia elétrica da sua rede para evitar acidente com eletricidade. Jamais execute alguma tarefa envolvento energia elétrica, com a rede ligada, até os melhores mestres erram, então cuidado! Abaixo esta as dicas de  como ligar seu ventilador de teto passo a passo.

ventilador

Em resumo, ligar um ventilador de teto pode parecer intimidador no começo, mas é um processo relativamente simples se você tiver as ferramentas certas e seguir as etapas corretamente. Lembre-se de sempre desligar o circuito elétrico antes de começar qualquer trabalho envolvendo eletricidade e de testar o ventilador após a instalação para garantir que esteja funcionando corretamente.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 11 comentários

  1. Edson Francisco Rifatto6

    Olá, estou com um ventilador Arge e o esquema elétrica para 127v está igual ao mostrado aqui. Minha pergunta é: o fio preto é opcional seria o retorno da lâmpada ? Grato por nós ajudar e parabéns pelo site

  2. FELIPE ABDALA

    Como colocar capacitor em ventilador com único fio de motor? So com um fio pra ventilar sem exaustor…

  3. Estou tentando instalar um ventilador de teto Viva Vento 110v, com capacitor, 3 pás, c/ uma lâmpada, só que no esquema de ligação que acompanhou o aparelho constam cores diferente dos fios que tem no aparelho. O ventilador tem: 2 fios pretos, 1 branco, 1 vermelho e 1 amarelo. A chave (bivolt) tem 2 fios azuis, 1 preto, 1 branco e 1 verde.
    Por favor, se poderem me ajudar fico muito agradecido.

  4. Boa tarde amigo,quero ligar 2 ventiladores de teto em paralelo ,onde on/off de um lado e on/off do outro lado ,como seria o esquema de ligação ,eu fiz um esquema assim, eu peguei os dois paralelos do ventilador e liguei um no outro ventilador ,com 2 capacitor ,um de cada lado de cada ventilador,e os paralelos descem um para cada tomada ,ligando nos paralelos dela ,,liguei cada ventilador no neutro e cada tomada no fase ,me diz se essa configuração está certa ? Obrigado ,

  5. pedro

    Olá amigo preciso de uma ajuda!
    estou com um ventilador aqui (antigo). no meu caso o ventilador só tem 2 fios para o motor, sem aquele comum do motor.. e estou tentando instalar um controle remoto nele como diz no manual , mas nao consigo, ele só ta ligando a luz. obs: já troquei o capacitor
    o que pode ser?
    obrigado

  6. nelson

    no caso do ventilador que eu comprei no motor só tem 3 fios sendo 2 brancos e 1 vermelho como seria esta ligação?

  7. Nilson Marques

    Parabéns excelentes ensinamentos,ótimas explicações tudo muito bem detalhado de fácil aprendizado.Muito bom adorei parabéns.

Deixe um comentário