Como Ligar Lâmpadas e Interruptores.

Como Ligar Lâmpadas e Interruptores? Para ligar uma lâmpada usando um interruptor o processo e muito simples e fácil, é só seguir as dicas;

Primeiro vamos organizar o material que será usado.

1= Uma lâmpada. OBS: Não tem preferência de modelos de lâmpadas, você que escolhe qual se adapta melhor para sua casa. Sempre deve observar a tensão de aplicação, ou seja, se for 127 volts, comprar lâmpada 127 volts, se for 220 volts comprar 220 volts. Depende muito da sua entrada de rede.

Qualquer dúvida sobre sua tensão de rede, faça o uso de um multímetro. Ou contrata um eletricista para estar medindo a tensão de sua rede elétrica. Nunca ligue nenhum equipamento elétrico sem saber a tensão de sua rede. Você poderá  danificar seu equipamento ou acidentar, fique atento, com energia não se brinca.

2= Receptáculo. OBS: Existem dois tipos de receptáculo de porcelana, base E40 e base E27, geralmente o mais utilizado em residência é o de base E27, o de base E40 é mais usado em indústria, fazendas e sítios. Geralmente as lâmpadas utilizadas em base E40 usa uma tensão de 220volts.

3= Interruptor ou apagador. OBS: Profissionalmente falamos interruptores, mais muitas pessoas o conhecem como apagador, eles existem com várias seções, o que é seções; Seções e o número de apagadores ou interruptores em cada base, se tiver um botão só para apagar ou acender uma única lâmpada, então chamamos este de uma seção, se tiver dois botão para apagar ou acender duas lâmpadas, então chamamos este de duas seções e assim por diante quanto mais botões mais seções.

Fios elétricos ou condutor elétricos.

4= Fios elétricos ou condutor elétricos; Profissionalmente falamos condutores elétricos, mais tem muitas pessoas que falam cabos outros falam fios e assim por diante, mas profissionalmente se fala condutores elétricos, nominamos a bitola dos mesmos em milímetros (mm2). Todo e qualquer condutor não poderá ser dimensionado por qualquer pessoas, existem certos procedimentos que deverão ser fornecido só por engenharia elétrica. Cada equipamento ou instalação exige um certo tipo de especificação elétrica para que possa usar um condutor adequado. Mais pra frente vamos abordar este assunto. Para ligar uma lâmpada e um interruptor simples, nós vamos usar um condutor elétrico de 1,5mm2.

Rede de alimentação.

OBS: Rede de alimentação é a rede que vem do seu padrão de entrada, chamamos a mesma de rede mestre da casa, são condutores elétricos com uma bitola mais grossa que sai do padrão e percorre toda a casa geralmente ele vai para um quadro de distribuição que fica no interior da casa, se sua casa tiver este quadro é só você identificar qual o disjuntor que é de iluminação. se não tiver, segue a mestre e liga nela, mas o mais seguro é você instalar um quadro de distribuição para proteção do seu circuito interno. EX: Tomadas ,chuveiros e iluminação. Monta um disjuntor com dimensionamento adequado para cada atividade.Primeiro você tem que saber sua potência instalada, mais pra frente estarei postando esta tabela para que vocês saibam o quanto de potência vocês estariam utilizando em suas residências(casas).

Como Ligar Lâmpadas e Interruptores.

Agora segue o desenho abaixo  de como ligar uma lâmpada usando um interruptor;

ligar

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 6 comentários

  1. felipe

    Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

  2. Mauricio

    Quero aprender instalar gosto de eletrica

  3. Igor

    Olá, fiquei um dúvida em relação a esse circuito. A ligação à direita da lâmpada pode ser fase (fio preto)? Pode ser ligado ao mesmo fase que está no fio vermelho? Obrigado.

  4. Roberto

    Gostaria de receber informações, atualizações e notícias sobre instalação elétrica residencial e ou industrial. Grato. Roberto.

Deixe um comentário