Como Ligar Um Sensor de Presença Infravermelho.

Compartilhar

Olá pessoal! Estou postando para vocês mais uma dica. Agora vou te ensinar como ligar um sensor de presença; Estou passando essa dica para que vocês possam estar utilizando em sua casa.

O custo é baixo e o resultado de economia de energia é excelente, eu recomendo que vocês façam o uso de sensores de presença em suas casas; Principalmente em garagens, corredores e outros que se aplicam.

INÍCIO – Conhecendo Um Pouco o Sensor de Presença Infravermelho.

Sensor de presença é um comando inteligente que detecta movimentações que emite fontes de calor como pessoas, carros, animais e outros. Eles possuem um dispositivo de infravermelho acionando a carga que desliga após a ausência conforme o tempo programado.

O corpo humano pode produzir radiação infravermelha suficiente para excitar um sensor com material piroelétrico. Portanto, estes sensores de presença são ideais para vários tipos de ambientes.

Por exemplo: Iluminação de garagem, entradas de acessos e outros, eles proporcionam também uma economia de energia  que pode atingir até 75%.

Como Ligar Um Sensor de Presença Infravermelho.

O sensor de presença de teto pode ter um alcance de 2,4m(altura), 7m (diâmetro),3,7m(altura),11m(diâmetro) ,cobertura de 360°.Obs: Estas medidas são as que eu conheço profissionalmente, talvez existem medidas diferentes. Quando comprar o sensor vai estar escrito direitinho as características técnicas do produto.

Leia o manual de instalação. Estes sensores podem ser ligados em qualquer tipos de lâmpadas, suas funções de programação tem tempo, nível de luz ambiente e sensibilidade, ele também faz recontagem do tempo automático porque possui um sensoriamento constante, não sei te dizer se é em todos os modelos.

Ajuste de Tempo do Sensor de Presença.

Logo abaixo vai estar o ajuste de tempo do acionamento da lâmpada.

T = 10 Segundos – 1 = 1 Minuto – 5 = Cinco minutos – 10 = Dez minutos

OBS. Para as lâmpadas fluorescentes, fazer a regulagem mínima de cinco minutos, isso serve para evitar a diminuição da vida útil da lâmpada.

Ajustes do Fotoelétrico.

O ajuste fotoelétrico permite que o sensor funcione dia e noite ou só a noite.

 Des: Desativada – Sensor aciona dia e noite. lig: Ativada – Sensor aciona somente a noite.

Abaixo está   o desenho para que vocês possam fazer a ligação dos sensores de presença,lembrando que no manual do produto também vem explicando direitinho como fazer essa ligação.

OBS: Rede de alimentação é a que vem do seu padrão. Portanto, muita gente conhece como rede mestre, ou do seu disjuntor que fica no quadro de distribuição.

 

Ver comentários

  • Oi, uma dúvida, estes sensores são acionados apenas com a presença de animais e humanos? Ou por exemplo um carro estacionado (ou de passagem) também aciona o sensor?
    Grata, Rose.

Este site usa cookies.

Saiba mais