Como Fazer Uma Ligação Three Way.

Veja um jeito fácil e prático de montar um three way em sua casa sem precisar de contratar um eletricista, estou postando uma ilustração fácil de entender. Sendo assim, neste tutorial vou te ensinar passo a passo como ligar um circuito three way.

Primeiro você vai precisar de uma lâmpada e dois interruptores. Dicas, quando for comprar os interruptores é só você pedir, eu quero comprar um interruptor three way ! entendeu? Este desenho não está utilizando simbologia dentro das normas ABNT, eu fiz ele assim para que as pessoas que não conhece de simbologia elétrica, poder está montando também. Agora é só vocês seguirem o desenho direitinho que vai funcionar: Usar cores de fios diferentes te ajuda  a identificar melhor o circuito. Alimentação é sua rede que vem do padrão de energia fornecido pela sua concessionária. Ex: CEMIG etc:    www.robertdicastecnologia.com.br

three way
Esquema de ligação

A ligação elétrica “tree way” é um tipo de circuito muito comum em instalações elétricas residenciais e comerciais. Esse tipo de circuito é usado para controlar um ou mais pontos de luz a partir de dois ou mais interruptores diferentes.

Para fazer a ligação elétrica “tree way”, são necessários pelo menos três fios,exemplo. Um fio preto, e dois fios, que podem ser fios vermelhos, pretos ou brancos. Além disso, são necessários dois interruptores “tree way” que têm três terminais cada.

Ao fazer a ligação elétrica “tree way”, é importante seguir todas as normas de segurança e utilizar materiais de qualidade. Caso não tenha experiência com instalações elétricas, é recomendável que contrate um profissional para realizar o trabalho.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 8 comentários

  1. Alexandre

    Tem como ligar um sonoff nesse esquema?

  2. Elias Pereira de Lucena

    quero aproveitar uma caixa de 3 interruptores da cozinha contendo interruptor de lâmpada na cozinha, outro interruptor para lavanderia e outro interruptor para a varanda. Não quero furar outra caixa para instalar tomadas. Quero colar outra caixa de tomadas ao lado e aproveitar a fiação dos interruptores posso fazer isso? Sem mexer com os interruptores das lâmpadas?

    1. Boa noite Elias.
      Pelo que entendi, você não deve ter um quadro de distribuição, certo?
      Nete caso se a mangueira onde passa a fiação da iluminação suportar, o ideal a se fazer, é passar 3 condutores de no minimo 2,5mm² dependendo da sua demanda. sendo: para tomada 127V, 1 para fase, 1 para neutro e outro para o terra, estes condutores deverão ser ligador na sua rede mestre.
      Não recomendamos ligar tomadas no circuito de iluminação, geralmente se usa um condutor inferior aos das tomadas para estes tipos de circuitos, causando acidentes com sua rede eletrica ou até mesmo perdas de bens materiais.

  3. jose carlos lins da silva silva

    boa noite , la na ilustraçao tem dois fios um vermelho e um preto , o vermelho e fase

    1. Olá Jose;
      Se sua rede de alimentação for 127 Volts o vermelho é o fase.

  4. Eduardo de Melo Brito

    Sua Ligação Three Way precisa fazer uma pequena modificação para quando tiver as duas tomadas desligadas ou ligadas a lâmpada ficar desligada e uma ligada e outra desligada e vice verso, a lâmpada ficar ligada.
    Valeu!!!

  5. Francisco Oliveira

    Bom dia, estou me aperfeiçoando em elétrica, e as vezes vem dúvidas porelacionadas passar algum tempo sem prática…deu pra tirar a dúvida. Obrigado.

    1. Olá francisco,
      Volte sempre, é uma honra ter pessoas como você lendo e ficando satisfeito com nossos artigos.

Deixe um comentário