Como Fazer Economia De Energia Elétrica Residencial.

Como Fazer Economia De Energia Elétrica Residencial? Este tutorial tem como objetivo de ensinar as pessoas fazer economia de energia elétrica residencial. São dicas simples e fácil de seguir, vale apena conferir. Exemplo. Eu te dou essa dica e você passa a economizar 5 reais em sua conta de energia elétrica por mês. Ai você vira e fala, ah! A equipe RDT RAGEMG me ensinou a economizar energia e eu só conseguir economizar 5 reais. Pensando bem, raciocina comigo. 5 reais em um mês se refere a 60 reais por ano de economia, pode ser pouco na verdade, mas é um dinheiro que daria para você comprar seu pãozinho todos os dias para seu café da manhã. Entende! E é um dinheiro que simplesmente você estaria jogando fora ,entendeu!

 1. Como economizar na sua  iluminação!

Os lugares que  depende das lâmpadas acesas por um período maior de tempo, é recomendado a instalação de lâmpadas de LED; Nota. As lâmpadas de LED tem um consumo de energia elétrica bem mais baixo do que as demais  lâmpadas, sem contar que a sua vida útil é maior.

Evite acender a iluminação durante o dia. Se for o caso instale um sensor de presença infravermelho e programe o mesmo no horário em que você achar adequado.

Não durma com a luz acesa, se for possível, instale um sensor e programe ele baseado na hora em que você já vai estar dormindo.

Os sensores de presença infravermelhos poderão ajudar muito na economia de energia elétrica. Porque eu falo que eles poderão ajudar na economia de energia elétrica. Veja bem. Se eu instalar um sensor e programar ele baseado na hora em que escurece, eu não vou conseguir acender a luz durante o dia, ele  ira permitir que eu acenda essa luz só após a hora que eu programei, eu tenho um tutorial que ensina como instalar sensores é só acessar: www.robertdicastecnologia.com.br.

Use melhor a luz do sol abrindo as janelas ou cortinas. Toda vez que você sair de um ambiente de sua casa e estiver com a luz acesa, apague- a, não deixe ambientes desocupados com a luz acesa. Se possível pinte as paredes de cores claras, diminuindo assim a utilização de iluminação artificial. Mantenha luzes externas acesas só se estiver utilizando. A iluminação residencial e responsável por +/- 20% do consumo da energia elétrica de sua residência.

2. Economia de energia/ geladeiras .

A geladeira é um dos maiores vilões no consumo de energia elétrica por ter que ficar ligada vinte quatro horas. Jamais instale sua geladeira próximo a fontes de calor.

Ex: Fogões, Exposta a luz solar etc. Evite ficar abrindo e fechando a geladeira toda hora sem necessidade. Não fique com a porta da geladeira aberta por tempo prolongado. Nunca coloque líquidos e nem alimentos quentes dentro da geladeira, espera esfriar primeiro. Conferir se a borracha de vedação da porta esta vedando direitinho, pega um pedaço de papel e coloque entre a porta e a borracha, fecha a geladeira puxe o papel se ele deslizar e se soltar é sinal que a borracha não estar vedando direito, se possível troca a borracha para melhor vedação. Não faça o uso da parte traseira da geladeira para secar roupas; Dê preferência para as geladeiras que tem o selo procel; A geladeira consome +/- 30% da energia elétrica de sua casa.

3. Economia de energia/ Ferro Elétrico : 

O ferro elétrico não se usa todos os dias, mas conseguimos economizar um pouco com o uso deles também. O funcionamento do ferro elétrico é igual de um chuveiro elétrico, aquecimento por resistência. Meu amigo! Falou de resistência fique esperto, porque resistência tem um alto consumo de energia elétrica. Não deixar ferro de passar roupas ligado se você for fazer outro tipo de atividades. Não seque roupas usando o ferro elétrico, Junte e passe todas as roupas de uma só vez, assim você aproveita mais a temperatura do ferro elétrico. ligar e desligar um ferro de passar roupa durante o dia consome muita energia elétrica. Deixar as roupas leves para passar por último assim você desliga o ferro de passar e aproveita o seu calor até que ele se esfria, dá para passar algumas roupas.

4. Economizar energia elétrica/Chuveiro Elétrico:

Finalmente chegamos em uns dos mais temidos consumidores de energia elétrica. Calcular seu horário de ponta, e evitar ligar o chuveiro nesse horário. O que e horário de ponta! É a hora em que as maiorias das pessoas chegam do serviços para tomar seu banho e descansar, este horário varia de 17 horas as 21 horas. Na hora que estiver ensaboando feche o registro assim você vai estar economizando água e energia. pessoal jamais fique emendando resistência de chuveiro, isso causa um consumo de energia assustador.

5. Economizando Energia elétrica/instalação Elétrica:

A instalação elétrica é muito importante para economia de energia elétrica; Existe o que chamamos de fuga de energia elétrica, a fuga de energia elétrica consome uma energia que você não esta usando. Causas. Emendas de fios (condutores) mal feitos, fios ou condutores desencapados, emendas de fios (condutores) mal isolados, Mal dimensionamento dos fios (condutores elétrico). Para você identificar se esta havendo fuga de energia elétrica na sua rede é só você desligar e retirar todos os equipamentos das tomadas e conferir se o disco do relógio esta girando se estiver sua rede esta tendo fuga de energia elétrica. Melhor dizer, você estará pagando uma energia que não esta te trazendo nenhum benefício.

Resumo:

Nunca ligue vários equipamentos em uma única tomada fazendo o uso de T. Dimensione sua instalação elétrica de acordo com as necessidades de sua residência. Faça uma manutenção na sua instalação elétrica quando necessitar, não faça gambiarra isso aumenta seu consumo de energia elétrica. Se for aumentar sua residência ou for instalar mais tomadas ou lâmpadas contrate um eletricista de sua confiança. Evite usar aparelhos que utilizam resistência elétricas em horário de ponta que é de 17 as 20 horas,ex: chuveiro, ferro de passar roupas, secadora de roupas, secador de cabelo, prancha de cabelo etc.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem um comentário

  1. mauricio barboza de jesus

    Adorei. Estas dicas sou. Eletricista e. Dou. Palestra. Sobre. Economia de energia na. Empresa. Onde. Trabalho

Deixe um comentário