Como Fazer Uma Instalação Elétrica Residencial.

Como Fazer Uma Instalação Elétrica Residencial? Veja essa dica valiosa para o seu dia dia, principalmente quem quer aprender elétrica residencial e está no começo da profissão. Muita gente tem medo de fazer sua própria instalação elétrica residencial. A instalação elétrica residencial em construção de baixo porte ou seja uma construção padrão que mede em torno dos seus 60 a 100 metros e que utilizam tensões de 127v em seu projeto elétrico de uma planta baixa, quem não é profissional no ramo mas entende um pouco de eletricidade pode estar executando estes tipos de serviços, economizando assim, mãos de obras caras.

Primeiramente o dimensionamento de disjuntores e fios elétricos (condutores), se torna padrão devido ao limite da sua instalação elétrica, sendo a mesma limitada pela concessionária de energia elétrica. Então fica sua residência com um limite de corrente elétrica, que por sua vez se aumentar a demanda o disjuntor especificado pela concessionária desarma causando o maior transtorno. Porém, as concessionárias deixa um limite em seus disjuntores que é 40 amperes em tensões de 127v estes disjuntores ficam dentro da caixa de medição no padrão de entrada de energia elétrica, e o mesmo fica restrito, somente a concessionária que tem acesso ao mesmo devido a um lacre instalado na caixa de medição. Por favor nunca viole este lacre, se fizer o mesmo a concessionária de energia elétrica poderá puni-lo por isso. Logo abaixo vou estar te explicando como fazer sua instalação elétrica residencial 127 volts.

Como Fazer Uma Instalação Elétrica Residencial.

elétrica residencial

  Vou explicar passo a passo conforme o desenho acima; Obs: A caixa de medição tem que ficar com o visor  para rua, o procedimento para  montagem de um padrão de entrada de energia, pode mudar de estado para estado.

1°= Passo : Fazer a montagem do padrão de energia 127volts. Geralmente estes modelos de padrão já vem montado, a única coisa que você deve fazer é comprar o disjuntor unipolar de 40 Amperes; Obs: Qualquer dúvida sobre o dimensionamento do disjuntor favor consultar a concessionária de energia elétrica da sua região.

Faça um buraco no chão, para fincar o padrão, o mesmo tem uma marca, essa marca tem que ficar na altura do piso, não deve fincar o padrão abaixo dessa marca porque o mesmo pode ficar baixo. Obs: Geralmente essa marca é feita por um rebite ou um pingo de solda. Mas, o limite máximo da distância em comprimentos entre o padrão e a rede elétrica da concessionária de  energia não deverá ultrapassar dos trinta metros. sendo assim, devemos montar um isolador roldana no lado externo da residência para prender o cabo, segue no desenho acima. Em resumo, com o padrão no lugar, é só abrir um pedido de ligação do mesmo, este pedido deve ser feito na concessionária da sua região, a mesma enviara um técnico que vai ligar o padrão a rede elétrica da concessionária. Pronto; Padrão ligado vamos para a residência.

2°=Passo: Vamos agora passar a rede mestre que vai do padrão de energia até o quadro de distribuição que deve ficar no interior da residência. Para rede mestre vamos usar um fio (condutor) de 6mm². Não precisa usar mais do que isso, devido a demanda do padrão 127v ser baixa. Se for montar um padrão de duas caixa, passar a rede mestre individual. Obs: Os condutores de saída no desenho abaixo serve só para uma forma ilustrativa.

elétrica residencial

Quadro de distribuição.

O quadro de distribuição fica no lado interno da residência, e os fios devem passar em uma mangueira corrugada de 1/2” ou 3/4” embutida na parede. Pronto o quadro esta ligado, agora vamos ligar os disjuntores, tomadas e iluminação.

3°=Passo: Vamos começar ligando os disjuntores de distribuição, que são os disjuntores das tomadas, iluminação e chuveiro elétrico. Lembrando que o neutro não deve ser ligado no disjuntor. Este quadro de distribuição não precisará de um disjuntor geral, por ser uma residência de pequeno porte. Para tomadas, vamos usar um disjuntor de 30 Amperes, para chuveiro elétrico 35 Amperes e para iluminação um de 10 Amperes. Este dimensionamento atende muito bem a demanda de uma casa pequena que usa tensão 127 volts. Sempre usar cores diferentes para fase e neutro, assim fica melhor para identificar os mesmos sem precisar usar multímetro toda hora. Tem muitos profissionais que não usam quadro de distribuição em pequenas residências, fica a seu critério usar ou não. Se não for usar quadro de distribuição. É só passar a rede mestre em todas as caixinha de luz, de uma ponta a outra, conforme desenho abaixo.

elétrica residencial

Portanto, se a casa for forro, deverá prender a rede em isoladores roldanas presos na madeira do telhado. Pronto já passamos a mestra agora vamos ligar as tomadas o chuveiro elétrico e as iluminações ok.

4°=Passo = Vou usar um procedimento que deve ser feito em todas as outras ligações. Mas veja o desenho abaixo. lembrando que toda fiação interna deve passar em mangueiras corrugadas embutidas nas paredes.

Porém, sempre passar o fio fase no interruptor e o neutro na lâmpada, para evitar possíveis acidentes de choque elétrico na hora de trocar uma lâmpada. O desenho abaixo é para ser usado em uma instalação com quadro de distribuição.

elétrica residencial

Este outro desenho serve para ligação direta, sem quadro de distribuição.Veja abaixo!

eletricidade de casa

Obs: Lembrando que o fio (condutor ) neutro é de cor azul e o terra é verde ou verde amarelo o famoso brasileirinho!

VEJAM TAMBÉM! ELÉTRICA RESIDENCIAL.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 48 comentários

  1. Julio Antonio victor

    Eu estou satisfeito com a vosso conhecimento, continue assim, vou melhorando a minha instalacao residencial. Obrigado

  2. MARIO MARCIO DA LUZ

    Olá, bem didáticas as explicações. Gostaria de saber se vc tem essa mesma aula para 220V ???

  3. Paulo Cesar

    Um disjuntor para cada imóvel depois do padrão, se for possível uma caixa de distribuiçaõ para cada casa melhor ainda, mas lembre-se, dentro dos padrões de carga do padrão monofásico hein?

  4. Luiz

    Bom dia,
    se possível me ajude numa grande duvida.
    Minha casa é num lote com 2 casas e um padrão(monofásico), e sem condições de colocar outro (família), toda vez que vou fazer qualquer serviço elétrico simples é com energia ligada, posso colocar pelo menos disjuntor geral em casa? O que posso fazer para amenizar?
    Obrigado

    1. Olá Luiz;
      Você pode montar um quadro de disjuntor independente sim, sem problemas;

  5. adelson panacho pereita pereira

    as pessoas desconhece o alto índice de acidente elétrico no pais. penso que o governo deveria informar mais as pessoas no gral de periculosidade em elétrica. informar sobre todas as normas vigente nesse sentido, aplicando todos os itens de segurança em uma instalação elétrica.

    1. Olá Adelson;
      Concordamos plenamente com você;
      Fique a vontade para opinar sobre a importância da segurança quando exercer atividades que envolvam eletricidade.
      Parabéns por pensar desta maneira.
      RDT RAGEMG apoia sua maneira de pensar.

  6. Antônio Carlos

    Olá bom dia! Estou com sérios problemas. Casa antiga 127Volts. Porém quero ligar microondas, máquina lavar tenho duas geladeira freezer.2 banheiro. Consigo fazer tudo funcionar? Fora os aparelhos not Net receptor.

  7. Valter Miqueletti

    Quero fazer uma instalação elétrica em uma casa que possui uma antiga ,é uma casa simples, devo trocar toda a fiação que ja existe ? E também posso usar apenas dois disjuntores, um para o chuveiro e o outro para o resto da casa?

  8. Juarez

    Moro em Belo Horizonte MG, MINHA REDE É 127 , chave do relógio 40, coloque fio de 6mm , mais ele está aquecendo muito. O que fazer. Obrigado.

    1. Olá Juarez,
      Fazer reaperto das conexões
      Medir a corrente elétrica com o auxílio de um alicate amperímetro

  9. Elildo

    Boa noite, gostaria de saber se posso puxar a rede principal de tomadas, fio fase, e acabar ele numa tomada. Ou ele teve acabar numa caixa isolado o final dele? Aguardo resposta. Obrigado

  10. fabio ribeiro

    Ola amigo, em primeiro lugar queria parabeniza-lo pelo seu trabalho. Minha duvida eh: numa rede 220 a instalacao e a mesma ou muda algo? Abraco

  11. Henrique

    Olá, gostei do ensinamento passado, bem explicado, parabéns!
    Na minha casa tem um caso diferente; aqui onde moro era um terreno só que foi dividido e o poste de luz e água ficaram no vizinho, e agora queria trazer tudo pra minha casa.
    Aqui é uma subida e as casas ficam abaixo do nível da rua, eu tenho um pavimento pra baixo e dois pra cima do nível da rua, sendo que o último andar é uma área com uma mureta e gostaria de saber se posso construir a coluna(poste) para a instalação elétrica que vem da rua, em cima dessa mureta, ou se tenho que vir com o poste desde lá debaixo, do terreo, abaixo do nivel da rua
    E pra ser feito o poste de concreto, quais são as medidas, ele tem que ter 7,50 m ou a instalação tem que estar numa altura de 7,50m da rua? Eu sei que fica meio confuso entender assim, mas se vc puder me ajudar fico grato, pois já fui na Edp Bandeirantes e eles não sabem informar(!), se achar melhor, e quiser me passar um numero de whats ou email para eu mandar as fotos para vc entender melhor

    1. Pode nos enviar através do formulário de contato existente em nosso site;

      1. Regis

        Bom dia colega… gostaria de saber como posso fazer uma ligação para usar dois chuveiros em 220 volts ao mesmo tempo? aumentei minha casa construindo mais dois andares e gostaria muito que me ajudasse de como instalar os disjuntores e as ligações corretas. Obrigado.
        Regismax

  12. irismar ferreira

    parabéns ótima explicações, tirou todas minhas dúvidas

  13. sandra

    Boa tarde,

    quero trocar meu medidor de monofasico pra bifasico, mas nao sei como esta a fiação da minha casa e tambem nao tenho planta eletrica da mesma, o que voces me sugerem?

    1. Olá Sandra! melhor fazer o redimensionamento de toda a instalação elétrica;

  14. Ricardo Gil

    boa tarde, preciso instalar o segundo chuveiro da minha casa que é entrada de 127 volts, tbem nao tenho o quadro de distrubuição, pergunto se posso simplesmente ligar o condutor de 6mm da rede mestre e observar de nunca ligar os dois chuveiros juntos?! Parabens pelo conteudo.

  15. Silvano

    Bom dia,

    A frase abaixo pode ser mal interpretada por alguém com pouco conhecimento e por em risco quem for fazer a instalação:

    “…Lembrando que o neutro não deve ser ligado no disjuntor, e sim na fase.”

    Jamais deve-se ligar o neutro diretamente na fase, o final da frase acima por erro de digitação transmite essa instrução errada.

    1. RDT RAGEMG agradece pela sua preciosa observação Silvano, o erro de digitação já foi concertado;

  16. Ricardo de jesus

    Até ai tudo bem más no Senai eu aprendi que chaveiro se liga em 2 fases nunca tinha visto liga em 127v achei diferente posso até estar errado más aprendi assim. Pode até da serto mais eu acho quê fica.muito carregado mesmo balançiando

    1. Oprofessor

      Voçê não sabe nem lidar com o portugûes imagino voçê mechendo com elétrica. Kkkk tá serto com S

  17. regina

    fiz uma instalação na minha casa com caneleira, e agora quero tiara essa caneleira que acho feio, como faço? em cima da minha casa tem outro casa, então eu posso quebrar o forro para embutir os fios da casa toda?

  18. fabio

    boa noite .
    como eu faço para ligar um quadro de distribuicao no piso de baixo com o quadro de distribuicao no piso superior

  19. mario

    boa noite,gostaria que me envia-se um tutorial sob como instalar caixa de distribuiçÃO COM DR MAIS PROTETOR DE SUTO DPS

  20. Carlos Henrique de Souza Rodrigues

    Olá,bom dia!
    Quero passar fios na minha casa,estou com dúvidas,saindo do quadro de distribuição para os cômodos, cozinha, banheiro,etc,para cada circuito devo levar neutro e fase,uma tomada,outra para iluminação, e para t.u.e?,ou seja saindo do quadro,dois fios para cada.

    Obrigado!

  21. Rafael Canal

    Muito boa a explicação vai me ajudar muito pq tenho curso de eletricista industrial e não lembrava como fazer um interruptor de lâmpada. Valeu mesmo muito bom mesmo esse site vai para meus favoritos!!!! Forte abraço a todos.

  22. Moisés

    Gostei muito desse site explica tudo de forma correta gosto m de elétrica e qualquer dúvidas votarei muito obrigado

  23. Renato

    Muito bom gostaria de saber como fazer nova ligação residência 127 e chuveiro 220 obrigado

  24. Raul

    Boa noite, gostaria de saber se fiz algo errado em uma ligação, puxei do bocal da luz externa na minha varanda e instalei 5 outros bocais para aumentar a iluminação, como não tinha as 5 lâmpadas alternei as lampas que tinha em 3 bocais, em pouco tempo uma queimou, consegui outra lampa e substitui, durante um bom tempo estavam todas acessas, dei uma saída e qdo retornei todas as lampas dessa extensão estavam queimadas, pergunto essa ligação é errada?

    Grato e parabéns pela aula e esclarecimentos e respostas.

    1. Olá Raul! Entre em contato pelo formulário de contato que se encontra no site, explica o que realmente quer fazer que te enviamos um procedimento correto para que possa estar instalando sua iluminação com segurança e da maneira correta.

  25. Samile

    Olá, qual a distância padrão para colocar interruptor e tomadas? Já sei a altura, quero saber a distância da porta para o interruptor e/ou do canto da parede para tomada.

  26. ROSELENE

    boa noite, estou com um grave problema: PRECISO COLOCAR UM BAIXA RENDA E TENHO QUE PUXAR A INSTALAÇAO DAQUI DE CASA ATE’ O POSTE DA LIGHT, SO’ QUE NAO TENHO DINHEIRO PARA PAGAR ALGUEM PARA FAZER O SERVIÇO.

    1. Olá Roselene! Geralmente as prefeituras tem estes profissionais disponíveis para pessoas de baixa renda, entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicita um eletricista para estar fazendo a sua instalação,Obs.Desde que você comprove com um atestado de pessoa de baixa renda ok!

  27. Jose roberto de oliveira

    Acho muito interessante mexer com eletricidade, tenho alguma noção porem tenho muitas duvidas ,pretendo fazer a eletrica da minha nova casa; 120m² bifasico, qual melhor fio ate o QD.? no poste é o 25mm. Qual fio para os circuitos? farei 2 para as tomadas e um para lampadas, os chuveiros serão 220v com circuitos separados assim como alguns equipamentos da cozinha; farei aterramento com 3 hastes só que ta havendo uma diferença muito grande de preços destas hastes,existe diferença de qualidade delas, qual a melhor marca? desde já obrigado e parabens pelo site.

    1. Olá José Roberto! Assine em nosso site ou entre em contato enviando o seu projeto que dimensionamos para você totalmente grátis.

  28. Jenilson Manoel dos Santos

    Estou precisando de fazer instalação elétrica em uma residencia.
    E valeu muito apena ter visto estas dicas.
    Obrigado por esta postagem!

  29. Ivan Maia

    Olha, eu sou apaixonado por elétrica, e nunca vi uma explicação tão esclarecedora e didática como essa, e olha que procuro à muito tempo na internet. Parabéns, vocês sabem como explicar a um aluno iniciante como eu, que tenho um curso rápido de 3 meses, mas nunca tive a oportunidade de uma aula prática. Se puderem, me mandem uma aula dessa de um esquema de uma residencia tipo sobrado, com comércio embaixo e residência em cima, com bifásico e/ou trifásico.
    Também queria saber como montar uma elétrica de uma kitinetes conjugadas.

    1. Olá Ivan! Em breve enviaremos alguns materiais para seu e-mail;Aguarde!

Deixe um comentário