Lâmpada/Interruptor, Como ligar da maneira correta.

Iniciando a instalação de um interruptor da maneira correta.

Como fazer a ligação de Lâmpada/ Interruptor da maneira correta. Pois, é muito importante que todos eletricistas saibam interpretar um esquema elétrico. Seja ele, multifilar, unifilar ou representativo em planta.

Dicas para instalação correta de um interruptor.

Para melhor entendimento é importante também se familiarizar com as simbologias elétricas contidas na norma NBR 5444. Nota-se que a norma NBR 5444 é a responsável por estabelecer a simbologia para instalações elétricas. É de grande importância para um eletricista saber que um esquema elétrico tem a  função de mostrar como um determinado equipamento deve ser ligado. No entanto, é bom saber quais informações são importantes em relação ao conjunto de uma instalação elétrica.

Primeira etapa da instalação.

Como ligar lâmpada/ interruptor da maneira correta. Para ligar interruptor e lâmpada, não é diferente. Temos que ter um esquema elétrico para o sucesso de uma instalação, porque sem ele fica até difícil fazer a instalação. Vamos representar este esquema elétrico de ligação da maneira simples e objetiva. Porem sem omitir informações.

Veremos a seguir o passo a passo para fazer-mos essa instalação.

Primeiro passo: Com o auxílio de um multímetro, identificar o condutor fase e neutro. Normalmente em uma instalação 127 volts, o condutor fase é vermelho ou preto e o neutro azul. Mas é sempre bom estar utilizando um multímetro para estar realizando este tipo de medição. Só vale lembra que essa ligação que vamos apresentar é para instalação 127 volts.

Segundo passo: Então, depois de identificar o condutor fase e neutro da instalação; é hora de começar a fazer a ligação conforma a representação do desenho.

Terceiro passo: Ligar o condutor fase no interruptor conforme ilustração abaixo.

Observações a serem consideradas para uma instalação com êxito

Decerto, 0 condutor fase deverá ser ligado no interruptor para evitar acidente com choque elétrico na hora de trocar a lâmpada. Sendo normal qualquer pessoa sem ser eletricista fazer este tipo de manutenção. Este sistema trabalha da seguinte maneira; na hora que o interruptor é desligado e a lampada se apaga, a energia é interrompida no receptáculo ou seja ; não haverá nenhuma tensão na lâmpada.

interruptor

Quarto passo: Ligar um condutor no interruptor e no receptáculo; este condutor vamos chamar de retorno, sempre que possível, usar condutor na cor amarela, seguir ligação conforme esquema representativo abaixo.

interruptor
Rdt Ragemg

Quinto passo: Ligar o condutor neutro no receptáculo conforme esquema representativo abaixo.

interruptor
Rdt Ragemg

Pronto! Nosso sistema elétrico para ligar um interruptor e uma lâmpada da maneira correta esta pronto, no inicio parece complicado para quem nunca fez este tipo de instalação, mas depois com o tempo, vai praticando. Boa montagem e até mais.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 4 comentários

  1. Eduardo

    Bom dia!
    Recebi uma dica (Não confirmada) que, em 127V, ligando-se o fase direto na lâmpada pode ocorrer de ela ficar piscando, se for led ou fluorescente (no caso de incandescente ficaria com o filamento aceso fraco).
    Se isso é verdade mesmo, como faria no caso de uma lâmpada 220V?

    1. Olá Eduardo,
      Muito boa pergunta, neste caso você tem que usar um interruptor bipolar simples.

  2. Adilson

    Olá, bom dia!!
    Boa dica, mas eletricista, não pode erra, um fechamento tão simples desse.

    1. Olá Adilson;
      Sim, é uma ligação bem simples,
      Obrigado por visitar nossa página, e comentar.
      Volte sempre!

Deixe um comentário