Disjuntor Motor – Saiba Como Proteger Seu Motor Elétrico.

Os disjuntor motor tem a função de proteger motores elétricos. Existem vários fatores que levam os motores  a sua queima. Seja ela por sobrecarga, sobretensão, sub tensão, travamento, curto circuito, falta de fase e outras mais. Aliás, as queima de motores elétricos, podem ser reduzida se fizer-mos o uso de alguns dispositivos de proteção, associado a um comando elétrico, ou chave de partida.

O disjuntor motor esta sendo muito utilizado, devido a sua eficiência em proteger motores elétricos contra a queima. Portanto, a vantagem do disjuntor motor, é que o mesmo pode ser associados a contatores  de força ou não. Com o uso do disjuntor, pode-se também eliminar o uso do relé térmico, reduzindo assim o custo e manutenção. Assim sendo, confira agora algumas das características técnicas de um disjuntor motor.

disjuntor motor

O disjuntor motor protege motores elétricos até 100 amperes. Ou seja, acima de 100 amperes consultar um dimensionamento adequado de disjuntor para proteção de motores elétricos. Quer dizer que o disjuntor motor não se aplica em motores com corrente elétricas nominal acima de 100 amperes.

Alta capacidade de interrupção mesmo com alto nível de corrente de curto circuito. Sendo assim, existem disjuntores que não consegue detectar um curto circuito a certo nível. Seja ele mal dimensionado ou por outro motivo. Um curto circuito em uma rede, pode causar sérios danos em uma instalação elétrica, danificando assim vários componentes elétricos.

Disjuntor Motor – Saiba Como Proteger Seu Motor Elétrico.

Total proteção de circuitos e  motores elétricos devido ao seu disparador térmico. Portanto, assim que se iniciar um curto circuito, ou uma presença de falta de fase, travamento, sobrecarga, o disjuntor atua desligando a alimentação onde o motor é ligado. A função dele é proteger todo o circuito até que seja feito o reparo do problema. Assim que for sanado o problema, o disjuntor volta a operar normalmente protegendo assim seu motor e todo o circuito elétrico, onde o motor esta ligado.

Ajuste de proteção contra sobrecarga. Assim sendo, vantagem do disjuntor motor, é que ele possui um ajuste de corrente, onde pode se configurar a corrente nominal do motor. Embora, vamos supor que tenho um disjuntor com a escala de ajuste iniciando de 6 amperes, final 10 amperes, isso quer dizer, que posso ligar motores com a corrente nominal de 6 a 10 amperes.

Dispositivo de proteção contra falta de fase na rede. O dispositivo contra falta de fase, é muito importante para evitar que o motor queima. Se por algum acidente com os condutores elétricos, ou com o fornecimento de energia elétrico, que cause o rompimento de uma das fases de alimentação do motor, com certeza se o mesmo não possuir este tipo de dispositivo de proteção, ira queimar em poucos segundos, causando assim um enorme prejuízo. Se o motor estiver uma falta de fase ele rapidamente queima a bobina, caso se não estiver usando nenhuma proteção.

Calibração para proteção contra curto circuito.

Existem dois tipos de disparadores. Por exemplo, são os magnéticos, que oferecem proteção contra curto circuito da instalação e do motor. Portanto, seu disparo fixo é 13 vezes a máxima corrente da faixa de ajuste do disjuntor motor. Térmico, são os que possuem disparadores térmicos, e sào ajustáveis. Eles são os principais responsáveis pela proteção contra sobrecarga, e sensibilidade a falta de fase  da instalação e do motor elétrico. Para um correto dimensionamento do disjuntor, é importante certificar a corrente nominal do motor que você deseja proteger.

Dicas. Pense bem antes de ligar seu motor elétrico, por menor que seja seu motor ele custa dinheiro. Para evitar que seu motor queima por falta de proteção, segue os exemplos acima e proteja o seu motor elétrico.

Veja também. Tudo Sobre Motores Elétricos.

Lembrete. As queimas de motores elétricos, geralmente são causadas por maus uso, sendo. Comandos mal dimensionados, condutores elétricos danificados, contatores em mal estado de conservação e outros mais.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 11 comentários

  1. WILSO A. GOBIRA

    Tenho um contatora de proteção de motor da piscina, que é ativada e na falta de fase ou energia ela desarma, só que para voltar a energia tenho que ativar manualmente, e as vezes não estou lá, é possivel deixar num modo automático, ou não.

  2. Marcelo


    Olá qual melhor forma de proteger motor de poço ar comprimido direto, local sujeito a falta de luz e quedas bruscas de tensão.
    Obrigado pela atenção.

    Placa motor

    1 kw(HP-cv) 0,37(0,50) C56
    V 127/220
    HZ 60
    A 8.60/3.50
    RPM 3460
    AFS 9.10/4.00
    FS 1.25

    IP 21
    REG S1
    LP/LN 6.00

  3. JAMIEL OLIVEIRA

    Boa tarde
    Qual indicado pra motor de 15 CV Weg?

  4. GEIZIANE

    BOA TARDE!

    QUAL O DISJUNTO IDEAL PARA O COMANDO DO MOTO 0,5 CV?

  5. Heriberto

    Sugiro o MPW40-3-U020 da Weg.

  6. Andrade

    Olá, tenho um motor monofásico e na placa diz:
    3CV – 2,2kW
    220V ~ 254V
    15,8A ~ 17A
    Cos Ф = 0,86
    IP/IN = 5,4
    IP=21
    Eu dei uma olhada nos disjuntores motores da Schneider mas não consegui determinar qual seria o ideal para o meu motor, vocês conseguem me ajudar?

    Agradeço desde já pelo site e pela sua ajuda.

    1. Heriberto

      Sugiro o MPW40-3-U020 da Weg.

  7. natalia

    BOA TARDE
    Não tenho muito entendimento do assunto. Tenho um motor de água de 1,5 cv em meu sítio e tenho problemas qt a falta de fase, queda de energia etc. Por 2 x o motor já queimou. O último cara q consertou me indicou colocar um relé de falta de fase para minha situação. Antes de reinstalá-lo quero verificar outras opções de proteção. Vc acha que este DISJUNTOR MOTOR, serve para meu tipo de motor?

    1. Olá Natalia,
      Primeiramente você tem que dimensionar os dispositivos de proteção de acordo com os dados de placas do motor;
      Favor nos enviar a tensão de trabalho do motor, e os dados da placa de identificação, assim podemos te ajudar, fazendo o dimensionamento dos dispositivos necessário para evitar a queima prematura do seu motor.

Deixe um comentário