Relé Falta de Fase Esquema de Ligação.

Introdução:

Uso do relé falta de fase – A falta de fase é um problema elétrico comum que pode danficar os equipamentos elétricos de uma instalação. Sendo assim, quando ocorre uma falta de fase, um ou mais condutores de fase ficam desconectados, ocasionado um desequilíbrio de corrente e tensão.

O que é um rele falta de fase?

Em resumo: é um dispositivo de proteção projetado para monitorar o equilíbrio entre as fases de um sistema elétrico, ele detecta a ausência de uma ou mais fases e ativa um mecanismo de desligamento para evitar danos aos equipamentos conectados. O rele falta de fase é uma medida preventiva essencial em muitas aplicações elétricas, especialmente em setores industriais e comerciais onde tem muitos motores elétricos instalados.

Como funciona o rele falta de fase?

O rele falta de fase monitora constantemente a presença de todas as fases do sistema elétrico. Portanto, quando ocorre uma falta de fase, o relé envia um sinal de disparo para o mecanismo de desligamento, interrompendo imediatamente o fornecimento de energia. Isso impede que os equipamentos continuem operando em um estado desequilibrado, evitando danos e prolongando sua vida útil. Além disso, o relé pode fornecer um aviso sonoro ou visual para alertar os operadores sobre a ocorrência da falta de fase, permitindo uma ação rápida e eficiente.

Importância da proteção contra falta de fase:

A falta de fase pode resultar em vários problemas para os equipamentos elétricos, inclusive motores trifásicos. Quando um equipamento alimentado de forma desequilibrada, ocorre um aumento da corrente e da tensão em algumas fases. Enquanto outras permanecem sub utilizadas. Esse desequilíbrio pode levar ao superaquecimento de motores elétricos, transformadores e outros dispositivos sensíveis, enfrentando sua eficiência e levando a falhas prematuras. Além disso, a falta de fase pode causar consequências inesperadas na produção e nos processos industriais, resultando em perdas financeiras.

Vantagens do rele falta de fase:

1_ Proteção dos equipamentos: O relé atua como uma barreira de segurança, interrompendo o fornecimento de energia quando uma falta de fase é detectada, evitando danos aos equipamentos e minimizando o tempo de inatividade.

2_ Prolongamento da vida útil: Ao prevenir operações em condições desequilibradas, o rele falta de fase ajuda a preservar a integridade dos equipamentos, prolongando sua vida útil e minimizando custos com manutenção.

3_ Confiabilidade do sistema: Ao garantir o equilíbrio adequado entre as fases.

O relé de fase, é muito utilizado para proteção de motores elétrico trifásico. A sua função é detectar gerar uma falha assim que uma falta a fase é detectada. Neste caso, ele abre o contato auxiliar, desligando o comando elétrico do motor protegido.

Fazendo a instalação.

Em pricípio ele é de fácil instalação. Em resumo, o relé é ligado em uma rede elétrica trifásica 220/380/440V~. Estes equipamentos possuem contatos ( NA + NF) incorporado em seu interior. É através da entrada R-S-T que o relé monitora a rede elétrica, em sua parte frontal tem um potenciômetro para que possa regular a sensibilidade que mais se adequa a sua instalação elétrica. Assim sendo, veja o esquema de ligação abaixo.

relé falta de fase

Relé Falta de Fase  Esquema de Ligação.

NA = Contato normalmente aberto.

NF = Contato normalmente fechado.

C = Comum

R -S – T = Alimentação

Tem muitos circuitos elétricos que são fáceis de ser montados, portanto, a elétrica em si é fácil de manusear, depende de atenção e um pouco de conhecimento, em outras palavras, o conhecimento é adquirido através de cursos profissionalizantes ou técnico. Existem vários equipamentos elétricos igual ao relé, afinal, os mesmos tem uma única função, proteger seus equipamentos elétricos, evitando prejuízos causados por vários fatores diferentes.

VEJAM TAMBÉM: Dicas;Tudo Sobre Elétrica

Nota. Reles  falta de fase geralmente, são utilizados em montagens de comando elétrico trifásico industriais, porém, para montagens em, areas residenciais, ou rurais, favor verificar se seu sistema elétrico é compatível para instalação deste dispositivo de proteção.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 34 comentários

  1. Adoro mexer com eletricidade. Sou de Fortaleza e adjacência. No Sítio e Residências tenho Mono e Trifases (220 e 380V). – No momento estou fazendo uma ligação com bomba trifase poço profundo; a seguir: Disj 20A + Relé FF + Disj mono de proteção, + Contator e RT (relé térmico); Bóia com ligação manual e automática x botoeira e luzes sinalizadoras. Por incrível que pareceça, a minha dúvida persiste no tocante à Bobina A1 e A2. – A1 é ligada a fase (positiva), ok? E a A2, somente o Neutro (negativo) ?. Ou há outro esquema? – Agradeceria muito a atenção de vocês … obg.!

  2. Bom dia eu vejo tudo relacionado ao relé assim como pressustato uma alimentação d uma região k a corrent 220v é entre fazes,a minha região 220v com neutro como posso alimentar esses componentes?

    1. RDT RAGEMG

      Ola Leonardo;
      O relé atende exclusivamente rede com alimentação trifásico.

  3. LEONARDO WELLINGTON RAMOS

    Olá! Fiquei muito interessado sobre o relé falta de fase. Gostaria de saber por gentileza se apenas um relé poderá ser usado em um quadro de comando para proteger duas ou mais bombas? Ou cada bomba irá precisar de um relé independente para cada uma? Desde já agradeço e sucesso!

    1. Giovani Junior

      Bom dia Leonardo.

      Ainda que o relé falta fase, em materia de corrente suportaria mais de um motor, afinal a corrente de comando é relativamente baixa. Mas vamos falar de normas e práticas adequadas no desenvolvimento de comandos elétricos.
      Poderiamos entrar no mérito de limitação de corrente, mas, o relé estará atrelado apenas ao monitormento do comportamnto da tensão e em materia de corrente estaria alimentando ao circuito de comando, o que é relativamnte baixa.
      Não é prudente, nem prático, envolver mais de um motor neste monitoramento, uma vez que no caso de uma atuação, todos os motores monitorados por ele estarão sofrendo o impacto da interrupção.
      Quando se trata de motores, o indeal é que cada um tenha o seu sistema de comando e proteção independente, evitando assim a sobrecarga de circuito e para futuras manutenções a facilidade na detecção dos defeitos.
      Espero ter lhe ajudado

  4. walter

    boa noite como faço para ligar um rele falta de fase em uma contatora com rele termico com comando de boia superior atenciosamente walter

    1. Giovani Junior

      Bom dia

      1 – Alimente o relé falta de fase com as fases a serem monitoradas
      2 – Alimente o relé com uma fase de comando, que seja proveniente do disjuntor que alimentará o circuito de comando
      3 – Saía do NA do relé e entre no 95-96 do relé térmico
      4 – daí em diante vc desenvolve o seu circuito de comando, acionado por boia, botoeiras, etc.

      Espero ter lhe ajudado

  5. Alberto

    Olá, eu conseguiria ligar apenas 2 fases e repetir uma delas? Ex: 2 fases R e 1 S, ou 1 R e 2 S.
    GRATO.

    1. Giovani Junior

      Bom dia

      Sim, basta para isso realizar um jumper entre uma delas, isso é muito comum quando precisamos ligar uma contatora tripolar em um circuito bipolar. o monitoramento será apenas de duas fases.

      um abraço.

  6. Luiz de Gonzaga Martins

    Como instalar motor trifásico 2cv 220v com disjuntor termomagnético, contator e relé falta de fase

  7. Ian

    Boa noite.

    No seu esquema você alimenta a bobina do contator com 2 fases, correto?

    Então esse contator precisa de 127v para comutar?

    Se o contator comutasse com 220v você passaria o neutro pelo relé de falta de fase e ligaria o contato NA no borne A2 do contator?

  8. francisco

    é possivel ligar um relê de queda de fase e um dijuntor trifasico numa bomba de piscina trifase somente?????????????????????????

    1. Olá Francisco! Desculpe-nos mas não conseguimos entender sua pergunta, favor esclarecer melhor para que possamos lhe ajudar

      1. francisco

        eu liguei um dijuntor trifasico 20 amper num contator de 12 amper e um relé fAltA DE FASE O QUE NÃO ENTENDI (na) FOI QUE AO LIGAR O NORMALMENTE ABERTO NUMA DAS FASE E O ( c) Na bobina do contator …ao acionar o dijuntor não liga o contator ….deveria ligar a bobina do contator no (NF ) ?????normalmente fechado???

        1. Giovani Junior

          Bom dia Leonardo.

          Não entedi muito bem sua explicação, mas vou te dizer o que faria para ligar esta bomba.

          1 – alimentar o relé falta fase com RST.
          2 – ligar o circuito de comando no C do relé falta fase
          3 – Levar NA do relé até o A1 da contatora
          4 – Levar Fase, Neutro ou negativo, dependendo como vc está alimentado o circuito de comando
          5 – Ao ligar o disjuntor de comando, que é independente do disjuntor de força que alimentará a carga, acionará a bobina do contator.

          Não sei exatamente o que vc que alimentar com esta contatora, mas não confunda o sinal da bobina com as três fases que passarão pela contatora, são alimentações distintas.

          Epero ter lhe ajudo

      2. francisco

        eu poso ligar um motor de piscina trifasico de 2,6 amp nesta seguencia???
        dijuntor tripolar de 20 amp em serie com um contator em serie com o motor somente?

    2. Giovani Junior

      bom dia

      Sim, ele é desenvolvido exatamente para esse fim, basta alimentar o relé falta fase com RST e sair no NA do relé para o circuito de comando.

      Espero ter lhe ajudao

  9. armando felisberto magaia

    Eu sou armanado Felisberto Magaia, electroelectrônico encontro me a fazer engenharia eléctrica na UEM, estou a gostar muito do site gostaria de aprender mais sobre os comandos eléctricos, do que já li fiquei na expectativa de saber mais do que sei, agradecia que me enviasse muitos esquemas eléctricos do comando de motores eléctricos, acionamentos eléctricos, ligação estrela triangulo, inversão de motores, e muito mais a vossa disposição.
    obrigado pela atenção.

    1. Olá Armando! Entre em contato no site através do nosso formulário de contato, que te enviaremos todos nossos materiais de elétrica que estiverem disponíveis totalmente grátis.

  10. anacreto do santos

    colega eu gostaria de estalar 2 motor bomba protegido contra falta de fase

  11. Plínio Damião Ferreira

    Muito obrigado equipe RDT RAGEMG por compartilhar os seus conhecimentos, com os usuários

  12. rogerio moraes

    gostaria de receber dicas de ligação…

  13. ALOÍSIO

    ola !eu sou Aloísio.ligar duas bombas simultânea é só fazer um jamp das saídas dos deles,e se quiser ligar duas em tempos diferente,use um temporizador naquela que vc escolher e através deste regular. o tempo.ok?
    sou eletrônico há 25 anos

  14. Antonio de santana gomes

    favor mim enviar esquema de de ligação de rele de tempo com estrela triangulo

    1. Francisco

      Tem um vídeo no youtube mostrando o esquema de ligação. Do canal: FBE DICAS .

  15. marcelo

    gostaria de saber se posso instalar bomba de agua 1,5cv em minha residência trifásica e se a diferença de garga pois o trifásico e residencial obrig

  16. Pedro luiz ramos

    meu nome pedro sou eletricista saber como ligar um rele falta de fase para dois motores de bomba de recalque em um comando manual e automatico

    1. Silvestre Ribeiro de Sá

      gostaria de receber melhores informação sobre a instalação de reles de falta de fase.

      1. Olá Silvestre! É só você entrar em contato e descrever o que realmente quer aprender sobre relé falta de fase;

    2. ALOÍSIO

      Marcelo,veja bem a combinação das bobinas é mono. então não poderá ser feita,pois dessa linha você tira a tensão que você 110/220/380 e assim por diante.

  17. NIVALDO

    preciso aprender muito mais, sobre as novidades do mercado.

    1. Olá Nivaldo! Que bom, aprender nunca é demais, e você esta no caminho certo, continue navegando em nossas páginas que você vai encontrar muitas dicas que poderá ajudar a aprimorar mais o seu conhecimento.

Deixe um comentário