Iniciando a ligação de motores.
Porque sempre ficamos perdidos quando vamos fazer uma ligação de motores e de repente a numeração sumiu? A dúvida é: Mas como ligar este motor sem a numeração! Pois isso é muito simples porque nos da equipe do RDT RAGEMG, vamos explicar como fazer as medições certas para achar as numerações das pontas dessas bobinas.
Como identificar as pontas de ligação das bobinas de um motor trifásico.
Primeiramente vamos identificar os enrolamentos de um motor trifásico de seis pontas. Mas é bom lembrar que em motores trifásicos, sempre teremos pares de bobinas, por isso tem que ter muita atenção na hora de numerar as pontas dos enrolamentos das mesmas, mas se fazer a marcação errada, o motor vai queimar quando ligar e isso é muito constrangedor; não é?
Como achar a numeração das pontas de ligação do motor.
Veja abaixo o passo a passo para achar a numeração das pontas de ligação das bobinas do motor trifásico com seis terminais de ligação.
veja o passo a passo para iniciar a ligação de motores.
Primeiro passo.
Preparar todo material necessário para iniciar a tarefa.
- Anilhas numéricas ou fita crepe para numerar as pontas dos enrolamentos das bobinas.
- Multímetro para medir as pontas das bobinas.
- Alicate e chave de fenda, caso necessário.
Segundo passo.
Respeitar uma sequência de numeração para que nada dê errado.
Nota-se que este tipo de sequência é padrão para todos os motores trifásicos; porque Sempre os enrolamentos das bobinas seguem com as seguintes numerações. Bobina L1 = (1) e (4). Bobina L2 = (2) e (5) e bobina L3= (3) e (6)
Terceiro passo.
Percebe-se que, para identificar as pontas dos enrolamentos das bobinas, vamos fazer o seguinte: Com o auxílio de um multímetro, vamos medir continuidade das pontas. Porque a primeira ponta que acusar continuidade, tem que marcar ela com a numeração (1) e (4) L1. Vamos pegar outra ponta e medir continuidade novamente. Mas encontrou continuidade, tem que marcar ela com a numeração (2) e (5). Vamos pegar uma outra ponta e medir continuidade novamente. Encontrou continuidade, tem que marcar ela com a numeração (3) e (5).
Nota. Sempre colocar o multímetro na escala correta de continuidade. Para fazer este tipo de identificação não tem nenhum segredo, mas tem que tomar cuidado para não fazer errado e queimar o motor.
Veja este exemplo.
Vamos supor que um motor de seis pontas perdeu as seguintes numerações. (1), (3) e (5) como mostra figura abaixo.

Mas primeiro vamos pegar a ponta de numero (2) e testar continuidade da mesma com todas as outras pontas que estão sem números. Veja bem, conforme mostra desenho acima, se caso a número (2) dê continuidade com algumas das que estão sem números, é essa que vamos numerar com número (5). Vamos fazer o mesmo com a ponta de número (4) e com a ponta de número (6).
Lembrete do editor.
Para evitar a queima do motor, é sempre bom fazer o teste de polarização. Vale lembrar que este tipo de teste se torna quase obrigatório, pois fazendo este teste saberemos se as pontas das bobinas estão numeradas corretamente.