Ligação de Motores Trifásicos, Como Identificar e Numerar Pontas.

Iniciando a ligação de motores.

Porque sempre ficamos perdidos quando vamos fazer uma ligação de motores e de repente a numeração sumiu? A dúvida é: Mas como ligar este motor sem a numeração! Pois isso é muito simples porque nos da equipe do RDT RAGEMG, vamos explicar como fazer as medições certas para achar as numerações das pontas dessas bobinas.

Como identificar as pontas de ligação das bobinas de um motor trifásico.

Primeiramente vamos identificar os enrolamentos  de um motor trifásico de seis pontas. Mas é bom lembrar que em motores trifásicos, sempre teremos pares de bobinas, por isso tem que ter muita atenção na hora de numerar as pontas dos enrolamentos das mesmas, mas se fazer a marcação errada, o motor vai queimar quando ligar e isso é muito constrangedor; não é?

Como achar a numeração das pontas de ligação do motor.

Veja abaixo o passo a passo para achar a numeração das pontas de ligação das bobinas do motor trifásico com seis terminais de ligação.

veja o passo a passo para iniciar a ligação de motores.

Primeiro passo.

Preparar todo material necessário para iniciar a tarefa.

  • Anilhas numéricas ou fita crepe para numerar as pontas dos enrolamentos das bobinas.
  • Multímetro para medir as pontas das bobinas.
  • Alicate e chave de fenda, caso necessário.

Segundo passo.

Respeitar uma sequência de numeração para que nada dê errado.

Nota-se que este tipo de sequência é padrão para todos os motores trifásicos; porque Sempre os enrolamentos das bobinas seguem com as seguintes numerações. Bobina L1 = (1) e (4). Bobina L2 = (2) e (5) e bobina L3= (3) e (6)

Terceiro passo.

Percebe-se que, para identificar as pontas dos enrolamentos das bobinas, vamos fazer o seguinte: Com o auxílio de um multímetro, vamos medir continuidade das pontas. Porque a primeira ponta que acusar continuidade, tem que marcar ela com a numeração (1) e (4) L1. Vamos pegar outra ponta e medir continuidade novamente. Mas encontrou continuidade, tem que marcar ela com a numeração (2) e (5). Vamos pegar uma outra ponta e medir continuidade novamente. Encontrou continuidade, tem que marcar ela com a numeração (3) e (5).

Nota. Sempre colocar o multímetro na escala correta de continuidade. Para fazer este tipo de identificação não tem nenhum segredo, mas tem que tomar cuidado para não fazer errado e queimar o motor.

Veja este exemplo.

Vamos supor que um motor de seis pontas perdeu as seguintes numerações.  (1), (3) e (5) como mostra figura abaixo.

ligação de motores

Mas primeiro vamos pegar a ponta de numero (2) e testar continuidade da mesma com todas as outras pontas que estão sem números. Veja bem, conforme mostra desenho acima, se caso a número (2) dê continuidade com algumas das que estão sem números, é essa que vamos numerar com número (5). Vamos fazer o mesmo com a ponta de número (4) e com a ponta de número (6).

Lembrete do editor.

Para evitar a queima do motor, é sempre bom fazer o teste de polarização. Vale lembrar que este tipo de teste se torna quase obrigatório, pois fazendo este teste saberemos se as pontas das bobinas estão numeradas corretamente.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 27 comentários

  1. jaime

    Ola não me esquecendo que todos os ¨fios do motor ferrari não tem nenhuma numeração e a fiação as cores é um branco dois vermelho um preto um azul e um amarelo preciso de ajuda OK

  2. jaime

    capacitor desligado também

  3. jaime

    Olá boa tarde gostaria de pedir uma ajuda tenho moto de esmeril da ferrari que eu ganhei motor já usado mas me perece bom, só que veio com as fiação desligada até o capacitor está de ligado e eu tentei ligar fazendo os teste com o multimetro e encontrei dois terminal de uma bobina mas a outra bobina no multimetro só deu sinal sem aparecer nenhuma numeração ela apenas bipou e mostrou a numeração e já zerou o contador e a outra não mostrou nada no multimetro, então gostaria de uma ajuda para estar fazendo essa ligação alguém ai pode me responder. Até aqui obrigado e um bom final de semana a todos.

    1. Ola Jaime;
      Para te ajudar precisamos do modelo do motor, favor verificar se existe alguma placa de identificação na carcaça.

  4. Jas souto

    Muito bacana. Muita das vezes me deparo com situações assim, polarização de motor , e fechamento, este site veio para ficar… Obrigado ao autor. Parabéns, aqui não fica dúvida…

  5. Jose gomes de Matos

    So a medição d e continuidade não basta. É necessário identificar a polaridade correta das bobinas (diferenciar quem é 2 ou 5, por exemplo). O procedimento apresentado identifica a bobina, mas não garfante que um terminal seja 2 ou 5. tem muito mais ainda a fazer para chegar a identificação certa.

  6. Mariano Victor Dolinski

    Tenho um motor WEG trifásico com a numeração dos fios 1 a 6.
    Preciso a combinação para ligá=lo em 220 volts, porem a placa de esquema está inelegível.
    Quais fios devo ligar em uma linha 110 e quais em outra 110?
    Quais pontas devo juntar e não ligar em nenhuma fase?
    Se a rotação estiver errada, quais números devo trocar?

  7. Nsambu

    gostei muito do site. porquê o c
    ompressor indústria baixa a energia?

  8. Francisco Machado

    Olá boa noite, tenho um inversor de frequencia CFW 08 entrada 220V mono e saida 220V U/V/W. como posso liga-lo a um motor 220V monofasico chines que possui um capacitor para a partida. Na verdade esse motor está ligado a insuflador do tipo caracol e eu quero controla-lo melhor com esse inversor.

  9. tafarel camilo

    E para motores monofásicos?

  10. Olá amigo boa noite eu precisaria de esquema de invesores sofft como fazer ligações das mesmas
    E também motores de 12 pontas sem número ok obrigado

  11. Alexandre de Ávila

    Amigo, agora me explique como fazer quando não existem nenhuma identificação em nenhuma ponta, neste caso somente ligando e ver se gira ou não? Se foram numeradas pontas invertidas? Por gentileza! Obrigado!

  12. Gerson

    Explicação simplificada que esclarece qualquer duvida com a maior facilidade Parabéns.

  13. Gerson

    Maravilha, explicação simplificada pra quem esta começando amei Parabéns.

  14. Ulisses Fonseca

    Muito boas as explicações

  15. moura

    muito bom gostei de tudo que vi aqui muito obrigado

  16. Jose heraldo

    Esse esquema de mostrar e identificar as fases da bobina de motor e numerar os pares é muito legal, é bem detalhado e bem mais facil de entender, eu gostei. jhf

  17. Elves bentes Ferreira

    Parabéns muito bom essas explicações

  18. Marcelo da Silva Vasconcellos

    Muito bom mesmo.

  19. EDVALDO FONTANI

    obrigado pela informação fico grato gostaria de receber mais informação.

    1. Olá Edvaldo! Se você ainda não é assinante no RDT RAGEMG, assine já e receba todas novas postagens em seu e-mail totalmente grátis.
      Você também pode deixar nos comentários que tipo de informação sobre elétrica quer saber, que vamos fazer o possível de criar um post somente para lhe atender.
      Volte sempre!

Deixe um comentário