Como Identificar e Numerar Pontas de ligação de Motores Trifásicos.

Sempre ficamos perdidos quando vamos fazer uma ligação de motores e de repente a numeração sumiu; a dúvida é: Como ligar este motor sem a numeração? Pois isso é muito simples; vamos explicar passo a passo como fazer as medições certas para achar as numerações das pontas dessas bobinas.

Como identificar as pontas de ligação das bobinas de um motor trifásico.

Vamos identificar os enrolamentos  de um motor trifásico de seis pontas; É sempre bom sabermos que em motores trifásicos, sempre teremos pares de bobinas.

Tem que ter muita atenção na hora de numerar as pontas dos enrolamentos das bobinas, se fazer a marcação errada, o motor vai queimar quando ligar.

Veja abaixo o passo a passo para achar a numeração das pontas de ligação das bobinas do motor trifásico de seis pontas.

Ligação de motores;

Primeiro passo.

Preparar todo material necessário para iniciar a tarefa.

  • Anilhas numéricas ou fita crepe para numerar as pontas dos enrolamentos das bobinas.
  • Multímetro, para medir as pontas das bobinas.
  • Alicate e chave de fenda, caso necessário.

Segundo passo.

Respeitar uma sequência de numeração para que nada dê errado, veja abaixo:

ligação de motores

 

Este tipo de sequência é padrão para todos os motores trifásicos. Sempre os enrolamentos das bobinas seguem com as seguintes numeração; bobina L1 = 1 – 4; bobina L2 = 2 – 5 e bobina L3= 3 – 6 .

 

 

Terceiro passo.

ligação de motores

 

 

Para identificação das pontas do enrolamento das bobinas, pegar o multímetro e medir continuidade das pontas, a primeira ponta que acusar continuidade, tem que marcar ela com a numeração 1 e 4 L1; pegar outra ponta e medir continuidade novamente, encontrou continuidade, tem que marcar ela com a numeração 2 e 5; pegar uma outra ponta e medir continuidade novamente, encontrou continuidade, tem que marcar ela com a numeração 3 e 5.

Nota. Sempre lembrar colocar o multímetro na escala correta de continuidade.

Para fazer este tipo de identificação não tem nenhum segredo, mas tem que tomar cuidado para não fazer errado e queimar o motor.

Vamos a´um exemplo: Vamos supor que as pontas de ligação de motores de seis pontas perdeu as seguintes numerações  1,3 e 5 como mostra abaixo.

 

ligação de motores

 

Vamos pegar a ponta de ligação numero 2 e testar continuidade da mesma com todas as outras pontas que estão sem números, conforme mostra desenho acima, se caso a número 2 dê continuidade com algumas das que estão sem números, é essa que vamos numerar com número 5, vamos fazer o mesmo com a ponta de número 4, e com a número 6.

Para evitar a queima do motor se caso erre na numeração, tem que fazer o teste de polarização, este tipo de teste se torna quase obrigatório para confirmação da numeração das pontas das bobinas de um motor trifásico.

Em breve ( Como medir a polarização de um motor trifásico de seis pontas/ como identificar a numeração das pontas de uma bobina do motor trifásico de 9 e 12 pontas).

Assine.

POSTS RELACIONADOS

14 thoughts on “Como Identificar e Numerar Pontas de ligação de Motores Trifásicos.

  1. Esse esquema de mostrar e identificar as fases da bobina de motor e numerar os pares é muito legal, é bem detalhado e bem mais facil de entender, eu gostei. jhf

    1. Olá Edvaldo! Se você ainda não é assinante no RDT RAGEMG, assine já e receba todas novas postagens em seu e-mail totalmente grátis.
      Você também pode deixar nos comentários que tipo de informação sobre elétrica quer saber, que vamos fazer o possível de criar um post somente para lhe atender.
      Volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *