Como Fazer a Instalação de Um Soft Starter.

Este artigo vem trazendo um dos melhores  procedimentos de instalação elétrica e mecânica de um Soft Starter. Tem também algumas orientações valiosas  e sugestões precisas para um correto funcionamento do equipamento. É de grande importância considerar as condições ambientais para que tenha um bom funcionamento de um soft; Veja abaixo:

Como Instalar uma soft da maneira correta.

Exposições diretas a raios solares, chuvas e excesso de umidade.

Gases, líquidos explosivos ou corrosivos.

Locais com excesso de vibrações, poeiras, partículas metálicas e óleos suspensos no ar.

Os ambientes deve ter entre, 0°C a 55°C para modelos de 85A a 820A. 0°C a 40°C para modelos de 950A a 1400A. Obs: Pode haver uma redução de corrente em 2% a cada graus Celsius que ultrapassar as especificações nominais contidas no produto.

Portanto, a umidade relativa do ar deve ficar em torno dos 5% a 90% sem condensação.

Altitude máxima, 1000 metros acima do mar, pois, a cada 100 metros acima da nominal especificada do produto, a corrente tem uma redução de 1%.

Em primeiro lugar, na instalação de uma soft Starter, deverá deixar no mínimo um espaço ao redor do produto, no manual do usuário de um soft vem a descrição dos espaçamentos para cada modelo.

A soft Starter deverá ser montada na posição vertical.

Antes de mais nada, faça a instalação da soft em uma superfície plana; Obs: Nunca colocar componentes sensíveis ao calor acima de uma soft;

Se for instalar uma soft Starter ao lado do outro ou acima um do outro, favor respeitar a distância especificada no manual do usuário.

*Os condutores de sinal controles e potência devem ser passado em conduítes ou calhas independentes, mantendo assim uma separação física;

*Se for instalar a soft dentro de um painel ou caixa metálica fechada, decerto, deverá fazer a instalação de uma ventilação forçada para manter a temperatura dentro da faixa permitida;

Como Fazer a Instalação de Um Soft Starter.

Veja abaixo um desenho com as descrições de um fluxo de ar da Soft.

Soft Starter

Procedimento que se devem tomar na instalação elétrica da soft Starter;

Sobretudo, certifique-se que a rede elétrica esteja desligada ou desconectada antes de iniciar as ligações elétricas. Portanto, este equipamento não pode ser usada como mecanismo de parada de emergência.

A seguir temos informações que irá servir como guia para se obter uma instalação elétrica mais correta. Mas deverá seguir todas as normas das instalações elétrica aplicáveis. Em primeiro lugar, afastar os equipamentos e fiações sensíveis a uma distância mínima de 0,25m da soft como fiação de plc, controladores de temperatura, cabos de termopar e outros .

Desenho de ligação elétrica da Soft Starter.

Soft Starter
Ligação da Soft starter

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 2 comentários

  1. Edvaldo lima

    Ola boa tarde!!

    Sou Eletricista de manutenção de uma empresa e gostaria de instalar um softer starter em um motor de 10 cv ,gostaria de saber se além do softer starte precisa mas componente?

    Desde muito obrigado (a)

    1. Olá Edivaldo;
      Favor nos enviar o projeto, que verificamos a melhor forma de você estar montando esta soft, lembrando que para um motor nessa potência, não é necessário usar uma soft starter.

Deixe um comentário