Como montar um comando elétrico de reversão.

Como montar um comando elétrico de reversão?

Veja como montar um comando elétrico de reversão, na prática, rápido e fácil de aprender.

Essa chave de reversão é montada para equipamentos que necessitam trabalhar nos dois sentidos, sendo.

Sentido horário e sentido ante-horário. esta chave de partida permite que o motor gira para os dois lados e possui duas proteções para que não aconteça nenhum imprevisto.

Comando Elétrico de Reversão – Intertravamentos

A primeiro proteção é o inter travamento mecânico. O inter travamento mecânico é feito através dos dois contatores que já vem com este tipo de dispositivo acoplado nos mesmos. O segundo Inter travamento é o elétrico, o inter travamento elétrico já é feito através dos contatos (NF) existentes nos contatores auxiliares. Para quem já possua alguma experiência em comandos elétricos é só acompanhar os exemplos do esqueminha abaixo.

Espero que gostem e boa montagem, te espero na próxima, deixe seu comentário, o mesmo é de grande importância para o desenvolvimento do blog.

Comando Elétrico de Reversão – Diagramas Trifilares e Uifilares

Abaixo está o desenho passo a passo!

comando elétrico de reversão
comando elétrico de reversão

Dicas. Uma das coisas mais importante nos comandos elétricos, é decorar as simbologias elétricas. Geralmente os desenhos elétricos já vem com a simbologia usada no projeto, bem como sua significância. Mas sempre é bom decorar para elaboração de esqueminha de ultima hora, ou montagens pequenas, onde exige que o próprio profissional elabore o esqueminha elétrico para comando.

Segurança: Sempre que for fazer a montagem de um comando elétrico, favor usar as ferramentas adequadas. Não improvise. Antes de energizar, verifique se esta tudo conforme o esquema de montagem elétrico, use somente os componentes citados nos projetos, bem como dimensionamento dos mesmos.

Assim que fizer a montagem e o teste, favor postar aqui nos comentários, assim nossos colegas eletricistas ficam sabendo como foi sua experiência na montagem do comando de reversão.

Nota. Não precisa de motor elétrico para fazer a experiência, se o comando funcionar já esta ok.

Em breve

( Botoeiras sem fios, será que realmente funciona, sei não!!)

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 4 comentários

  1. Daniel

    Olá. Nesse esquema não é necessário usar relé térmico?

    1. Não precisa, estamos usando disjuntor termomagnético, o mesmo dispensa o uso do relé térmico.

  2. maicon silva

    Achei interessante esse esquema funcional.
    Como fazer se eu precisar usar de outro contar fechado 21 e 22

Deixe um comentário