Dicas de inversores de frequência.

Os inversores de frequência se tornou umas das tecnologias mais usadas na área da automação. Porém, estes equipamentos são utilizados para controlar a velocidade de motores elétricos. O inversores de frequência normalmente são  equipamentos que tem por finalidade de gerar uma tensão e frequência que podem ser ajustável.

Os inversores tem vários recursos em seus parâmetros de  programação, podendo assim programar as saídas e as entradas digitais e analógicas a gosto do cliente. Mas, podem usar o inversor com acessórios, como por exemplo, placa de Ethernet para comunicar com PLC. Logo abaixo esta uma simples programação como exemplo lembrando que as programações dos inversores vão muito mais além do que o citado abaixo.

Dicas de inversores de frequência.

Vamos usar como exemplos os  parâmetros de um inversor weg, o objetivo é mostrar princípios básicos de como programar um inversor de frequência. Aqui nos vamos programar a velocidade de um motor elétrico, é bem simples. 

Com o inversor energizado, vá até o parâmetro  0000 e rola até 0005  para desbloquear os parâmetros, 0005 é uma senha padrão dos inversores Weg que serve para desbloquear os parâmetros, depois de ter feito isso, vai em PAR depois rola até P=133 aperta PAR e altere o valor em P=133 que indica velocidade mínima ex: 340RPM, depois vai em P=134 aperta PAR e altere o valor em P=134 que indica velocidade máxima ex: 1750RPM, aperte PAR novamente rola até P=002 que indicará no visor a velocidade do motor quando este estiver em funcionamento. Pelo manual do equipamento, se consegue fazer todos os tipos de parametrização necessária ,para isso a pessoa que for fazer as parametrização tem que estar bem familiarizado com o inversor, lembrando que cada fabricante cria uma estilo de parametrização deferente.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário