TRANSFORMADOR MONOFÁSICO: MÁQUINAS ELÉTRICAS.

Sabendo a importância de um transformador monofásico.

O transformador monofásico, assim como qualquer outro tipo de transformadores, são muito importante. Os transformadores se tornam insubstituível quando se falam em adaptações de correntes, tensões e potências de um sistema elétrico. A princípio, sempre é bom entender melhor sobre transformador. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre ele. Em resumo, o transformador monofásico é um equipamento eletromagnético que transfere potência elétrica. Portanto, essa potência é transferida através de um acoplamento magnético de duas bobinas.

transformador monofásico

Transformador abaixador e elevador.

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que. Para identificarmos quando os transformadores elétricos monofásicos são abaixadores; ou elevadores de tensão, é de suma importância observar o seguinte.

Certamente, todos os transformadores elétrico monofásicos abaixadores de tensão. No entanto, a tensão de saída do secundário sempre vai ser menor do que a tensão de entrada do primário. Já o transformador elevador, tem a tensão de saída; ou seja, a tensão do secundário, maior do que a tensão de entrada do primário.

Só para exemplificar, veja exemplo no desenho acima, onde N1 para primário e N2 para secundário.

Descrição rápida sobre transformador.

Em conclusão, vamos dar uma descrição rápida sobre o funcionamento dos transformadores elétrico monofásico. Decerto, uma tensão alternada, quando aplicada no enrolamento primário, força a passagem de uma corrente elétrica sobre esse enrolamento. A força motriz é dada pela corrente do primário; de tal forma; que através dessa corrente elétrica é criado um campo magnético chamado FMM – força magneto motriz. Portanto, a FMM encontra-se no núcleo por causa da sua permeabilidade ser maior que o ar. Dessa forma o campo magnético varia envolvendo o enrolamento do secundário, induzindo uma tensão nesse enrolamento. Em primeiro lugar , se você gostou do artigo e quer aprofundar mais os seus conhecimentos sobre transformador elétrico monofásico; não deixam de se cadastrar em nosso blog, ou seja, deixar suas dúvidas ou sugestões na caixa de comentários, que se encontra no final desta página.

CONTEÚDO DO EDITOR

RDT RAGEMG, Site com conteúdos 100% grátis, a fim de compartilhar conhecimentos. Por isso, o nosso interesse é incentivar cada vez mais este tipo de profissional no mercado; Concluindo, seja um eletricista e junte se a nos; Sempre é um orgulho ter mais pessoas aderindo a essa profissão.

Para finalizar, Conto com o apoio de vocês, só assim podemos criar um espaço na internet só para os profissionais da eletricidade; sejam bem vindos e vamos compartilhar nossos conhecimentos, pode ser através do formulário de comentários. JUNTE SE A NOS.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 4 comentários

  1. elisio souza silva

    sou aposentado tecnico em mecanica mas sempre procurei entender segredos da eletricidade mas os cursos eram de auto valor pra mim estou matando minhas curiosidades este site é muito bom.

  2. raimundo pereira dos santos

    grato. muito bom os contúdos, parabéns !.

    1. Hermenegildo sing lourenco casal

      qual e a vantagem de transformador monofasico
      qual e a desvantagem

Deixe um comentário