Transformadores de Potência e Suas Aplicações.

Para que servem os transformadores de potência? Pois é, os transformadores de potência servem para modificar a tensão elétrica  de um circuito de alimentação. Por exemplo: Eles servem para reduzir uma tensão de alimentação de um circuito sendo: de 380V~ para 220V~ ou de 220 volts para 110 volts. Estes equipamentos tem somente dois pontos de ligações, ou seja, são dois pontos.

São os pontos primário e secundário. Este tipo de ligação é padrão para qualquer tipo de transformadores de potência, onde o primário é a entrada da energia e o secundário é a saída.

Abaixo esta uma imagem de um transformadores de potência. Neste modelo esta indicando a entrada primária e a saída secundária, sendo representado por um modelo trifásico.

Em resumo, é para que possa entender melhor onde ficam os pontos de ligações dos transformadores de potência. Onde entrada (primário)maior tensão e saída(secundário)menor tensão.

Observação: A saída já é a energia de 380 volts transformada para 220 volts.

Transformadores de Potência e Suas Aplicações.

 transformadores

Geralmente se usa mais este tipo de transformadores em indústria.

Os transformadores monofásicos são muitos usados em comandos elétricos onde precisa abaixar a tensão Ex: Um comando de partida direta, onde a tensão de força é 380 volts trifásico e a tensão de comando é 220volts ou 127volts; Estes equipamentos de um comando, que necessitam trabalhar com uma tensão mais baixa são; Led de sinalização, bobina de contator etc. Estes transformadores servem para muitas outras aplicações, não citadas neste artigo.

Este transformador de potência esta sendo muito utilizado, Principalmente para utilidades domésticas ou por profissionais em diversos ramos. A vantagem do autotransformador para uso em pequenas potências, é que ele transforma 220 Volts em 127 Volts ou, 127 Volts em 220 Volts, Muito prático; EX: Serviço em um galpão onde a tensão é 220 volts e o equipamento ou seja uma furadeira é de 127 volts, então é só usar um autotransformado e problema resolvido ou visse e versa . Em breve estarei postando DE QUE É FORMADO UM TRANSFORMADOR DE POTÊNCIA. Se quiser receber atualizações do blog, é só ASSINAR, são muitas e muitas dicas de elétrica postadas semanalmente, não fique de fora dessa, ASSINE-SE JÁ.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário