Disjuntor Termomagnético.

O disjuntor termomagnético; tem por finalidade proteger as instalações elétricas contra possíveis danos; relacionados a sobrecargas e curto-circuito.

A função do disjuntor termomagnético; é monitorar e controlar a corrente elétrica; interrompendo imediatamente sua circulação de energia elétrica em caso de picos, que ultrapassem o considerado adequado em que o mesmo foi dimensionado.

O disjuntor termomagnético é muito utilizado em instalações residenciais; comerciais; industriais; lembrando que o disjuntor termomagnético foi criado para proteger o sistema elétrico, contra curto-circuito e sobrecarga.

Os disjuntores magnéticos possuem 3 funções.

1- Manobra. A manobra se consistem na abertura e fechamento do circuito em que o disjuntor foi aplicado.

2- Proteção contra sobrecargas. O disjuntor termomagnético monitora o sistema elétrico da seguinte maneira; quando a corrente elétrica fica acima do dimensionamento do circuito; chamamos os mesmos de sobrecarga; quando o disjuntor percebe esta sobrecarga, o mesmo ativa um dispositivo que é sensível ao calor e provoca a abertura do mesmo.

3- Proteção contra curto-circuito. O disjuntor termomagnético possui um dispositivo magnético que desativa o mesmo; quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica.

Nota. A função térmica de um disjuntor termomagnético; funciona através da deformação de uma lâmina bimetálica; Ex. Quando ocorre uma sobrecarga e a corrente elétrica neste disjuntor é maior que a aceitável; a lâmina bimetálica se aquece por efeito joule e começa a se deformar; o disjuntor possui um contato, que em determinado nível de deformação, o mesmo se abre um contato seccionando o circuito protegido por este disjuntor; já a função magnética de um disjuntor termomagnético; funciona da seguinte maneira; A corrente que percorre o condutor elétrico gerando um campo magnético, esse campo magnético chama se, lei do eletromagnetismo, que nos permite dimensionar uma bobina que quando atingida por uma forte corrente elétrica desloca um contato seccionando assim um circuito, esse é o princípio de um funcionamento magnético, esse efeito é instantâneo, o que garante uma incrível precisão.

disjuntor termomagnético

Os disjuntor termomagnético tem 3 características muitos importantes, são elas:

1- Números de polos: Existem três tipos de polaridades para estes tipos de disjuntores,

  • Monopolares ou unipolares, bipolares ou dois polos, tripolares ou trifásicos três polos.
  • Monopolares ou unipolares – protegem somente uma única fase;
  • Bipolares – protegem, simultaneamente, duas fases;
  • Tripolares – Protegem, simultaneamente, três fases;

2- Tensão de operação;

  • Baixa tensão ( tensão de até 1000 volts )

3- Corrente de interrupção admissível;

Conclusão:

Os disparadores térmicos operam baseados no princípio dos pares termoelétricos, isto é, nas diferentes dilatações que apresentam os metais quando submetidos a uma variação de temperatura. Duas lâminas de metais diferentes são ligadas através de soldadura a pressão ou eletroliticamente. Estas lâminas dilatam diferentemente quando aquecidas, fazendo com que o conjunto se curve produzindo o fechamento de um contato que, por sua vez, provoca a abertura do disjuntor. Os disparadores térmicos, que nos disjuntores termomagnéticos normalmente são percorridos pela corrente elétrica de carga do circuito, devem operar a partir de uma corrente de operação, referida a uma temperatura de calibração. Para temperaturas ambientes superiores à de calibração, o disjuntor pode atuar com valores de corrente inferiores à de operação previamente fixadas. Alguns disparadores térmicos possuem um faixa de corrente de ajuste sendo a calibração realizada atuando-se sobre o alongamento ou a curvatura das lâminas.

Todos os condutores elétricos de um circuito devem ser protegidos contra as sobrecargas e contra os curtos-circuitos, por um ou mais dispositivos de proteção que atuam sua interrupção quando a uma ocorrência de condições anormais. Por outro lado, a proteção contra as sobrecargas e contra os curto-circuito devem ser devidamente coordenadas. São considerados dispositivos que asseguram a proteção contra as sobrecargas e contra os curtos-circuitos os que são capazes de interromper qualquer sobre corrente igual ou inferior à corrente presumida de curto-circuito, no ponto de aplicação. Podem ser aplicados para essa dupla função disjuntores com disparadores de sobre corrente, disjuntores associados com fusíveis e dispositivos fusíveis de uso geral.

2 thoughts on “Disjuntor Termomagnético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *