Disjuntor Termomagnético.

Conceitos de um disjuntor termomagnético.

O disjuntor termomagnético tem por finalidade proteger as instalações elétricas contra possíveis danos relacionados a sobrecargas e curto-circuito.

Função do disjuntor termomagnético.

A função do disjuntor termomagnético é monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo imediatamente a circulação de energia elétrica; mas em caso de picos, que ultrapassem o considerado adequado, em que o mesmo foi dimensionado.

Utilização do disjuntor.

O disjuntor termomagnético é muito utilizado em instalações residenciais, comerciais, industriais; mas lembrando que o disjuntor termomagnético foi criado para proteger o sistema elétrico, contra curto-circuito e sobrecarga.

Funções dos disjuntores termomagnéticos.

Os disjuntores magnéticos possuem 3 funções.

1) – Manobra. A manobra se consistem na abertura e fechamento do circuito em que o disjuntor foi aplicado.

2) – Proteção contra sobrecargas. O disjuntor termomagnético monitora o sistema elétrico da seguinte maneira; quando a corrente elétrica fica acima do dimensionamento do circuito, chamamos os mesmos de sobrecarga; mas quando o disjuntor percebe esta sobrecarga, o mesmo ativa um dispositivo que é sensível ao calor e provoca a abertura.

3) – Proteção contra curto-circuito. O disjuntor possui um dispositivo magnético que é desativado quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica.

Informações:

A função térmica de um disjuntor termomagnético, funciona através da deformação de uma lâmina bimetálica. Ex. Quando ocorre uma sobrecarga e a corrente elétrica neste disjuntor é maior que a aceitável; a lâmina bimetálica se aquece por efeito joule e começa a se deformar; porque o disjuntor possui um contato, que em determinado nível de deformação ele abre um contato seccionando o circuito protegido. Já a função magnética de um disjuntor, funciona da seguinte maneira. A corrente percorre o condutor elétrico gerando um campo magnético, esse campo magnético chama se, lei do eletromagnetismo; que nos permite dimensionar uma bobina que quando atingida por uma forte corrente elétrica desloca um contato seccionando assim um circuito; esse é o princípio de um funcionamento magnético, mas esse efeito é instantâneo, o que garante uma incrível precisão.

Os disjuntor termomagnético tem 3 características muitos importantes, são elas:

1- Números de polos: Existem três tipos de polaridades para estes tipos de disjuntores,

  • Monopolares ou unipolares, bipolares ou dois polos, tripolares ou trifásicos três polos.
  • Monopolar ou unipolar – Porque protegem somente uma única fase;
  • Bipolar – protegem, simultaneamente, duas fases;
  • Tripolar – Porque protege, simultaneamente, três fases;

2- Tensão de operação;

  • Baixa tensão ( tensão de até 1000 volts )

3- Corrente de interrupção admissível;

Conclusão:

Os disparadores térmicos operam baseados no princípio dos pares termoelétricos, isto é, nas diferentes dilatações que apresentam os metais quando submetidos a uma variação de temperatura. Duas lâminas de metais diferentes são ligadas através de soldadura a pressão ou eletroliticamente. Portanto, estas lâminas dilatam diferentemente quando aquecidas, fazendo com que o conjunto se curve produzindo o fechamento de um contato que, por sua vez, provoca a abertura do disjuntor. Sendo assim, os disparadores térmicos, que nos disjuntores termomagnéticos normalmente são percorridos pela corrente elétrica de carga do circuito, devem operar a partir de uma corrente de operação, referida a uma temperatura de calibração. Para temperaturas ambientes superiores à de calibração, o disjuntor pode atuar com valores de corrente inferiores à de operação previamente fixadas. Alguns disparadores térmicos possuem um faixa de corrente de ajuste sendo a calibração realizada atuando-se sobre o alongamento ou a curvatura das lâminas.

Os condutores elétricos do circuito tem protegidos, das sobrecargas e contra dos curtos-circuitos, por um ou mais dispositivos de proteção que atuam sua interrupção quando a uma ocorrência de condições anormais. Por outro lado, a proteção contra as sobrecargas e contra os curto-circuito tem que ser, devidamente coordenadas. Considerados dispositivos que asseguram a proteção contra as sobrecargas e contra os curtos-circuitos. Porém que são capazes de interromper qualquer sobre corrente. Igual ou inferior à corrente presumida de curto-circuito, no ponto de aplicação. Podem ser aplicados para essa dupla função. Disjuntores com disparadores de sobre corrente, disjuntores associados com fusíveis e dispositivos fusíveis de uso geral.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 5 comentários

  1. rubens fogaça

    gostaria de saber mais sobre disjuntores termomagneticos

    1. Olá Rubens;
      Favor enviar o que você gostaria de saber sobre os disjuntores termomagnéticos, ex: componentes, funcionamentos, defeitos etc.

  2. leticia

    Queria usar uma passagem deste texto no meu trabalho. Qual referência devo usar? Obrigada

  3. Mario Luiz Martinis

    Gostei muito das postagens achei muito legal.

Deixe um comentário