Dispositivo de Proteção DR Esquema de Ligação.

Dispositivo de Proteção DR; Os DR,s são quase obrigatórios em um circuito elétrico; os mesmos garante a proteção das pessoas contra choque elétrico e também contra incêndios que pode ser causado por um circuito elétrico.

Os dispositivos DR são muitos usados em instalações elétricas de baixa tensão; evitando assim uma fuga a terra.

O uso de um DR em uma instalação elétrica de baixa tensão se tornou quase obrigatória; a relevância deste dispositivo fez com que a ABNT  NBR 5410 se opõe o uso obrigatório deste dispositivo em todo território nacional conforme a lei 8078/90,art.30-VIII;art.12;art.14,

Veja abaixo qual é a importância de usar um DR em um circuito elétrico de baixa tensão.

  • Proteção contra incêndio; Os incêndios causados pela eletricidade muitas das vezes ocorrem por corrente de fuga a terra; as principais causas são; Instalações mal executadas; instalações subdimensionadas; instalações em estado de mal conservação ou envelhecimento.
  • Corrente de fuga; A corrente de fuga coloca as pessoas em risco de choque elétrico; aumenta o consumo de energia elétrico; causa aquecimento indevido dos condutores elétricos destruindo sua isolação podendo ocasionar um incêndio.

Nota. Quando for fazer uma instalação elétrica; recomendamos que faça o uso de um dispositivo DR; os mesmos protegem contra efeitos nocivos das correntes de fuga a terra;  proteção eficaz a vida dos usuários e também proteção aos equipamentos.

Veja abaixo as características básicas dos Dispositivos DR; módulos DR; Disjuntores DR;

Dispositivo DR ou interruptor DR;

  • Este dispositivo possui o seu acionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contados quando houver uma corrente de fuga a terra, vale lembrar que o circuito protegido pelo dispositivo DR tem que ter uma proteção contra sobrecarga e curto circuito, podendo ser um disjuntor ou fusível.

Disjuntor DR;

  • Este dispositivo possui o seu acionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando houver uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga a terra, o mesmo é recomendado onde existe limitação de espaço.

Módulos DR;

  • Este dispositivo deve ser usado com o auxílio de um disjuntor termomagnético, o mesmo atua o disjuntor quando houver uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga a terra, o mesmo é recomendado para instalações elétricas onde a corrente de curto circuito for elevada.

Existem três tipos de dispositivos DR, vejam abaixo;

  1. Tipo AC; Para uso em detecção de correntes elétricas alternadas, o seu uso pode ser residencial, predial, comercial e em instalações industriais similares.
  2. Tipo A; Para uso em detecção de correntes alternadas e contínuas pulsantes, este dispositivo é para ser usado em circuito que contenham equipamentos eletrônicos que alteram suas formas de ondas senoidal.
  3. Tipo B; Detecta corrente alternada, contínua pulsante, contínua pura, o mesmo se aplica em circuito de corrente alternada trifásica  etc.

Vale lembrar que é muito importante que seu circuito elétrico de baixa tensão tenha um destes dispositivos DR instalado.

Veja abaixo os esquemas de ligação para dispositivos DR;

dispositivo

 

dispositivo

CONCLUSÃO:

No sistema TN-C os dispositivos DR somente poderá ser instalado se o circuito protegido for transformado em TN-S, caracterizando-se um sistema TN-C-S; Já para os sistema IT, consultar ABNT NBR 5410.

 

 

 

11 thoughts on “Dispositivo de Proteção DR Esquema de Ligação.

  1. Ola, tenho uma instalação onde tenho 3 fases, tenho as fases para ligação de motores 380V e tenho alguns motores que utilizo apenas uma fase e o neutro, fazendo assim 220V, consigo instalar um IDR nestas condiçoes, se sim, poderia resumir como proceder?

  2. As correntes interrompidas pelo disjuntor residual sao da ordem de centesimos de ampere e nao reconhecidas pelo disjuntor termomagnetico comum, podendo provocar a morte de uma pessoa caso cheguem a percorrer o corpo humano. O criterio ideal de um sistema de aterramento considera o uso do condutor de protecao, alem do disjuntor residual como protecao auxiliar.

  3. Boa tarde,aqui onde moro a água quando não tá salgada está salobra pois moro na Praia, e meu chuveiro da choque constante, o que devo fazer??????

  4. oi boa tarde meu nome é edson
    tenho 4 chuveiros 13lampadas 2 microndas e esta ligado no dr de
    merlin gerin multi 9 80A 0,030A

    mas qando liga qalqer um dos chueiros ele desarma

    1. Provavelmente o chuveiro esteja desarmando seu sistema. O chuveiro tem fugas indesejadas de corrente que podem influenciar na sensibilidade do DR. Verifique a possibilidade de dividir seu sistema com mais DR’s. Bruno Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *