ELEMENTOS CONDUTORES ELÉTRICOS.

O que são elementos condutores elétricos?

Elementos condutores. O RDT RAGEMG tem o orgulho de poder compartilhar com vocês um pouco deste conteúdo muito importante. Que tal sabermos mais sobre os elementos condutores elétricos?
Porque naturalmente, os condutores mais usados nas instalações elétricas, são de cobre ou de alumínio? Geralmente, nas instalações elétricas internas sejam elas industriais ou residenciais. Os mais usados são os condutores de cobre; pois os mesmos tem maior capacidade para condução de corrente elétrica. Incluindo flexibilidade e maior facilidade na hora de fazer as emendas. Já em instalações elétricas onde são utilizados os condutores aéreos ou seja redes de distribuição em postes. O melhor é usar o condutor de alumínio, pois nesta situação é mais vantajoso do que usar o condutor de cobre. (elementos condutores).

Diferentes condutores elétricos 

Vamos entender agora as diferenças existentes entre os condutores de cobre e os condutores de alumínio pela condutividade elétrica dos metais. Só para maiores informações, os materiais conduzem correntes elétricas de modos diferentes. Porque a grandeza que expressa a capacidade que um material tem para conduzir a corrente elétrica é chamada de condutividade elétrica. Por outo lado, a grandeza que indica a propriedade que os materiais possuem de se opor a passagem da corrente elétrica é chamada de RESISTIVIDADE ELÉTRICA.

A importância da norma IACS.

Mas só para conhecimento; existe uma norma que é a (IACS) “International Annealed Cooper Standard” esta norma existente em quase todos países tem por finalidade fixar em 100% a condutividade de um fio de cobre de 1 metro de comprimento por 1 mm² de espessura (seção) que cuja resistividade em uma temperatura de 20°C seja de 0,01724 Ω .mm²/m; lembrando que a resistividade e a condutividade variam com a temperatura ambiente. (elementos condutores).

Condutividade elétrica dos condutores.

Para melhor entendimento, esse é o padrão de condutividade adotado na prática; o que significa que todos os demais condutores sendo cobre; alumínio, metal tem suas grandezas referidas ao cobre de 0,01724 Ω.mm²/m. (elementos condutores)

As relações de condutividades dos condutores de cobre são:

  • Mole: 100% de condutividade relativa ACS(%).
  • Meio Duro: 97,7% de condutividade relativa ACS(%).
  • Duro: 97,2% de condutividade relativa ACS(%).
  • Alumínio: 60,6% de condutividade relativa ACS(%).

Capacidade de condução dos elementos condutores.

O alumínio tem uma capacidade de condução 40% menor que o cobre mole. Para a mesma corrente, um condutor de alumínio precisa ter uma seção aproximadamente 60% maior que a de um fio de cobre mole. Para melhor entendimento veja o exemplo: Se tivermos um condutor de cobre na seção de 10 mm²; seu equivalente em alumínio será de 10 x 1,6= 16 mm². A densidade do alumínio é de 2,7 g/cm² e a densidade do cobre é de 8,9 g/cm²; pela densidade dos dois condutores, verificamos que mesmo o condutor de alumínio possuindo uma seção cerca de 60% maior, seu peso é da ordem da metade do peso do condutor de cobre.

Então fica ai mais uma postagem do Grupo RDT RAGEMG; com esta dica acima agora fica de mais o fácil entendimento. Porque essas dicas podem ser usadas também na prática, te auxiliando qual condutor usar ;alumínio ou cobre, basta fazer o cálculo acima e decidir, mas lembrando que em instalações  em mangueiras eletrodutos, eletrocalhas, bandejamentos, o melhor é utilizar condutores de cobre. Os condutores de cobre exigem um diâmetro bem menor do que o condutor de alumínio.  Já para instalações aéreas melhor é usar o condutor de alumínio.

Comentários do editor (elementos condutores).

Qualquer dúvida é so abrir um discurso com outros eletricistas na área de comentários disponível no rodapé deste blog. Mas vai ser um prazer ouvir seus comentários.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário