Tabela de dimensionamento de cabos elétricos.

Tabela de dimensionamento de condutores elétricos. Olá pessoal! Aqui neste tutorial eu vou estar postando para vocês tabelas de dimensionamento para cabos elétricos. Essa tabela é de grande importância para que você dimensiona seu circuito elétrico. Através desta tabela você poderá dimensionar seus condutores elétricos com mais facilidade.

Fórmulas para uso do cálculo da queda de tensão.

Portanto, a primeira coisa que vou estar postando aqui é as formulas para uso do cálculo da queda de tensão. Conforme a gravidade da queda de tensão, ela pode danificar o funcionamento dos equipamentos elétricos ou a paralisação do mesmo. A queda de tensão, também pode aumentar o consumo elétrico ou até interromper o fornecimento da energia elétrica. A norma NBR 5410:2004 que se refere a energia elétrica de baixa tensão, diz o seguinte. Os circuitos elétricos e os terminais, não podem ter uma queda maior do que 4%. Exceto em partidas de equipamentos com um pico de corrente alto mas que durem alguns segundos. Um mal dimensionamento dos condutores elétricos podem causar uma terrível e inesperada queda da tensão, então é bom levar em consideração os dimensionamentos correto.

Cálculo para queda de tensão

Queda de tensão (v) = Queda de tensão tabelada (V/A.km) x corrente do circuito (A) x Comprimento (km). Dimensionamento.

Queda de tensão porcentagem ( % ) = Queda de tensão (V)  /   Tensão do circuito (V) x100

dimensionamento

Tabela de dimensionamento de condutores elétricos. Esta tabela abaixo tem como finalidade de mostrar a condução máxima de corrente elétrica, suportada por cada condutor com isolamento em PVC / 70°C. Norma NBR = 6149 ABNT.

dimensionamento

Se você é apaixonado por elétrica e quer saber mais sobre tabelas elétricas, é só assinar o blog RDT RAGEMG. Assinando você receberá todas as atualizações de novas postagens sobre elétrica em seu e-mail totalmente grátis. Assine e entra para nossa equipe de eletricista RDT RAGEMG.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 3 comentários

  1. Domingues

    as refêrencias: B-1, F(6), C-3, D-3 para as tabelas de condução de correntes máximas para condutores de cobre singelo, isolamento EPR ou XLPE, servem exatamente para o que?

  2. Guilherme

    Ola qual a diferença entra a NBR 6148 E a NBR 6149?

  3. Dilson V. Correa

    Muito prático o conteúdo e muito didático. Obrigado.

Deixe um comentário