Como Dimensionar Contatores Elétricos.

Os contatores elétricos, são chaves eletromagnéticas que tem a função de abrir e fechar, controlando assim, as partidas e paradas de motores elétricos em geral.

Todos circuitos elétricos, deveram ser dimensionados, principalmente os contatores elétricos principais. Estes contatores são os principais responsáveis para fazer as manobras, ligando e desligando os motores elétricos em plena carga.

Quando um contatores elétricos principal é mal dimensionado, o prejuízo pode ser alto. Principais causas e danos com um contador mal dimensionado são: Queima da bobina, fundição dos contatos provocando a queima do motor, queima do circuito elétrico por efeito de aquecimento, perca do contator e do motor elétrico.

Como dimensionar contatores elétricos?

É muito simples fazer um dimensionamento de contatores elétricos para motores, veja algumas dicas importantes para se fazer este dimensionamento. Porém, um contator é composto pelas seguintes peças, bobinas, contatos principais, contatos auxiliares(depende do modelo), mola e núcleo magnético. Os contatores são dispositivos com funcionamento eletromagnético. Por exemplo, quando a bobina é energizada, cria se um campo magnético em seu núcleo fixo, atraindo assim o núcleo móvel, atracando os contatos, dando assim passagem de energia elétrica para o motor.

Antes de dimensionar a corrente dos contatores elétricos, portanto, devemos especificar os mesmos da seguinte forma, tensão de aplicação da bobina ( 24Vcc,127Vca, 220Vca,380Vca,440Vca). Especificar os números de contatos NA+NF (NA = normalmente aberto + NF = normalmente fechado), tensão de isolação. Portanto, vale Lembrar que, para dimensionar contatores elétricos é muito importante levar em conta a categoria de aplicação dos mesmos, abaixo esta uma tabelinha onde se encontra as categorias e as aplicações para cada uma delas.

contatores

Para dimensionar contatores elétricos, vamos seguir os seguintes passo a passo.

Passo 1 – A corrente nominal (In) do motor deverá ser menor ou igual a corrente nominal (In) do contator principal de força.

Passo 2 – Devemos levar em consideração o fator de serviço do motor (F.S). Por exemplo, usar um motor cujo sua corrente nominal é 10 amperes e seu fator de serviço 1.15, onde: In x Fs = 10Ax1.15=11,5A, então vamos usar um contator de 11.5 Amperes.

Onde, chave de partida direta = Contator Principal = Fator de serviço(F.S) x corrente nominal do motor(In).

Chave de partida estrela triângulo = Contator K1 e k2 = 0,58 x corrente nominal do motor(In). Contator K3 = 0,33 x corrente nominal do motor (In).

Chave de partida compensadora = Contator K1 = Corrente nominal do motor (In). Contator K2 = 0,64 x corrente nominal do motor (In). Contator K3 = 0,23 x corrente nominal do motor (In).

Portanto, vale sempre lembrar que, toda vez que for fazer uma montagem elétrica, levar em consideração os dimensionamentos.

RDT RAGEMG

RDT RAGEMG

Os editores do RDT RAGEMG são profissionais especializados em eletricidade, com vasta experiência na área, sendo que, o principal objetivo é compartilhar dicas práticas e seguras sobre eletricidade, descomplicando conceitos para iniciantes e oferecendo conteúdos valiosos para profissionais. A missão é garantir informações precisas e confiáveis, com foco em segurança e eficiência, para que todos possam aproveitar ao máximo essa fonte essencial de energia.

plugins premium WordPress