Como Instalar e Codificar um Tx Car.

O que é um tx car ? Para quem não sabe, é um kit controle para portão eletrônico. Portanto este kit é para ser instalado em carros e motos, facilitando assim abrir o portão sem ter que sair de dentro do carro ou descer da moto. Ou seja, ter que carregar aquele controle remoto de chaveiro, que as vezes acaba incomodando. Mas isso quando não perde o mesmo. Porém, geralmente o controle Tx Car  é ligado na luz alta do automóvel, ou motocicleta.

Quando piscar a luz alta, automaticamente o portão se abre. Em resumo, este tipo de equipamento é bem prático de se usar, e seu custo é muito barato. A sua instalação é muito simples e rápida, agora se você não entende nada de elétrica de automóveis, é melhor contratar um profissional do ramo. Se você entende pelo menos um pouquinho, aí sim você irá conseguir instalar este equipamento em seu carro. Em carros mais modernos cheio de frescuras e todo automatizado, é melhor contratar um profissional de confiança, para que faça a instalação corretamente. Outro ponto de instalação do TxCar é você optar em instalar um botão separado em motos ou carros. Neste caso, não precisa ligar o TxCar no acionamento da luz alta do seu carro, fica a sua escolha. No meu ponto de vista a instalação na luz alta fica mais legal, dá um charme a mais.

Como Instalar e Codificar um Tx Car.

  1. Primeiramente você tem que ter um transmissor compatível com a marca do seu portão; Ex:PPA,UNISYSTEM,OMEGASAT,GAREN,PROTER,RCG,IPEC.
  2. Geralmente a  frequência de um transmissor TxCar é entre 433 MHZ e 292 MHZ.
  3. Quando o Tx Car for instalado, ele gera um código que outro veículo com o mesmo sistema não consegue abrir o portão.
  4. Identifique o fusível do farol alto do seu carro.
  5. O transmissor Tx Car de um canal, vem com dois fios, positivo e negativo; O positivo liga no fusível do farol alto do seu carro e o negativo liga no negativo mais próximo da caixa de fusível.
  6. Para instalar um Tx Car da Rossi dois canais, você vai ligar um fio vermelho no fusível do farol alto do seu carro, o fio preto deverá ser ligado no negativo, o outro fio vermelho serve para um outro comando mas se não quiser usar outro comando você pode isolar o mesmo, na minha opinião é melhor isolar este segundo canal e trabalhar só com um, isso depende da opinião de cada um.
  7. Eu recomendo que você  ligue o Tx Car no fusível do farol alto do seu carro ou moto.

Portanto, se o carro estiver muitos componentes eletrônicos, é recomendável instalar o TxCar na caixa do motor ,evitando assim interferência que podem prejudicar o bom funcionamento do equipamento.

Codificando controle.

  1. Feche o prog da central com um jumper que tem no mesmo, se tiver dúvida é só ir em como programar controle remoto de portão eletrônico que existe dentro deste site, lá explica direitinho como fechar este jumper prog.
  2. Acione e segure a luz alta do seu carro.
  3. Aperte o botão da central do portão eletrônico, se tiver dúvida é só ir em como programar controle remoto de portão eletrônico que existe dentro deste site, lá explica direitinho onde fica este botão na central.

Pronto, seu Tx Car esta codificado com o portão, agora é só retirar o jump do prog abrindo o mesmo.

DETALHES: Abrindo a caixa do motor do seu portão, você vai encontrar uma placa eletrônica.

Porém, para codificar seu Tx Car como mencionado acima, você só deve apertar este botão que esta especificado acima, quando apertar o botão o led irá piscar, quando ele piscar você vai acionar o farol alto do seu carro, já com o Tx Car instalado é claro. Sendo assim, quando você der um toque no farol, o lede irá dar outra piscada, assim que ele der outra piscada, você aperta o botão outra vez, o  Tx Car Já esta configurado, é só esperar alguns oito segundos para que o led apague e está pronto.

 Assine o blog/site Dicas de Tecnologia RDT RAGEMG e receba em seu e-mail todas as atualizações dos posts sobre elétrica.

VEJAM TAMBÉM; Como Programar Controle Remoto de Portão Eletrônico.

 

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 44 comentários

  1. RAUFI DE LIMA COELHO

    tenho uma moto e vou intalar um tx car, mais gostaria de saber se corre risco dele queimar quando estiver na rodovia pois a luz alta fica ligada por um tempo maior.

  2. Anderson Malisky

    Eu tenho o tx car instalado na luz alta do jetta 2.0 confortline e também só funciona com a chave desligada, alguém sabe como resolver este problema?

  3. Leandro Assis

    Fui no rapaz que faz esse tipo de instalação, e ele instalou no meu Polo Highline 2019, porém só funciona com o carro desligado! Já fizeram um estudo pra entender por qual motivo isso acontece, e se tem solução?

    1. Anderson Malisky

      Eu tenho o tx car instalado na luz alta do jetta 2.0 confortline e também só funciona com a chave desligada, alguém sabe como resolver este problema?

  4. Zilton

    Eu mesmo instalei um TX car da Rossi, em central de modelo Rossi também. Mas a pergunta é o seguinte, para central Rossi pode ser configurado um TX car de outra marca? Sei que depende da frequência, mas me dê a informação mastigada.

  5. Joao

    Amigo, essa questão em carros mais novos que depois do motor ligado para de funcionar o txcar foi resolvida? Tem alguma solução pra isso?

    1. Olá João;
      Vamos fazer alguns testes reais em carros novos, qualquer novidade publicaremos aqui.

  6. Magnus

    Boa noite !!
    Como foco para fazer esse tipo de instalacao na moto ?q vc comentou

    Outro ponto de instalação do Tx Car é você optar em instalar um botão separado em motos ou carros, neste caso, não precisa ligar o Tx Car no acionamento da luz alta do seu carro

  7. Davi

    Boa noite !!
    Tenho uma duvida
    Como faco para instalar o TX car colocando um botao externo ( momentâneo ) na moto ?

  8. André Rocha

    Tenho um motor no meu portão da marca rcg e comprei o txcar, instalei como manda o manual. Fiz a codificação do txcar mas o led não pisca. O problema pode ser o txcar?

  9. Alexandra

    Tenho um Corolla 2005 é gostaria de instalar o tx k.
    Mais não soube fazer, procurei vídeos na internet, mais no 2005 não encontro.

    1. Olá Alexandra!
      Favor nos enviar o modelo do tx car e do motor do portão para que possamos ajudar

  10. Jesus

    Tenho uma placa garen G1, e não consigo configurar um tx car, a placa até reconhece o controle mas não aciona o portão, faço o mesmo procedimento de configuração dos outros controles só o tx car não funciona, alguem pode me ajudar

  11. pedro

    tenho um tx car mas nao sei nada sobre o motor do portao,como ter essas informaçoes? para poder codificar o tx car com o portao?

    1. Olá Pedro;
      Favor verificar o manual do usuário, nele vem ensinando como fazer a ligação

  12. Mauricio

    Para qm mora em condominio c varios moradores, eu posso fazer a codificaçao sem interferir no outros controles?

  13. Renan Souza

    Boa tarde tenho um Ford Ka 2015 e o motor e pecinnin, configurei o tx car com a bateria e quando instalo no fios do farol alto do carro não funciona.

    1. Olá Renan;
      Verificar se seu carro tem multimídia de fabrica instalado, se tiver ele pode estar bloqueando o dispositivo TX car.
      Estes carros mais novos tem a multimídia que controla a maioria dos componentes, farol,seta, luz interna, som, etc.

  14. Jose carlos romera

    Olaboa tarde, posso ligar este tx car na bateria da moto direto com botão acionador , espero sua resposta, grato.

  15. Marcos

    Amigo, o padrão de programação da peccinin é rolling code, diferente do padrão da PPA. Não funciona mesmo.

  16. Cesar Augusto Mucci Mattos

    Pessoal… vou tentar responder algumas das perguntas acima com o que eu aprendi instalando e lendo sobre o TX Car:

    1 – Não descarrega a bateria do carro, pois ele só funciona quando acionamos o farol alto.

    2 – Não há problema em dirigir mantendo o farol alto, pois o TX Car só é ativado por 3 segundos ao acionar o farol alto e depois, se manter ro farol assim, ele desliga ao passar os 3 segundos. Ele só estará pronto para acionar outra vez após desligarmos o farol alto, ou seja, após cortarmos a corrente elétrica que o TX Car recebe. Mas será novamente por no máximo 3 segundos.

    3 -Devido à especificação 3 acima, eu não recomendaria conectar o TX Car à seta (pisca) do carro, pois assim, ele ficaria acionando repetidas vezes desnecessariamente no caso de acionar a seta ou as luzes de emergência por um período maior. Acionar constantemente não é recomendável para qualquer tipo de controle. O farol alto ou um botão exclusivo para o TX Car é o mais recomendável.

    4 – Vale lembrar que o TX Car não possuí bateria própria, como é o caso nos controles maunais. Ele é alimentado somente pela energia da bateria do carro e somente no momento inicial quando o farol alto é acionado.

    5 – É possível programar mais do que um portão com o mesmo TX Car, para o caso de você acessar mais de um lugar com portão automático, por exemplo. Para isso, os portões devem ser com placas digitais (a maioria atual é) e possuírem a mesma frequência (o que não é problema hoje pois a maioria é de 433Mhz).

  17. Oziel

    Boa noite. Pode descarregar a bateria?

  18. Jose

    Tx car rossi ñ funciona depois que o carro fica ligado a alguns minutos, só funciona com motor desligado?? Que parada erra é essa? Como corrigir isso? (acionamento pelo farol alto).
    Só funciona se desligar e motor. Isso depois de andar com no carro. De início mesmo com o motor ligado até que funciona, mas depois que o motor do carro fica ligado a mais de um minuto ñ funciona mais!

    1. Olá Jose;
      Primeiramente pegue o manual do Usuário ou um esquema de ligação, verifique se as conexões estão ligadas corretamente.

  19. leonardo rodrigues ribeiro

    Um dúvida, o tx car so manda sinal quando o dou o sinal de luz alta? Digamos que eu esteja andando na rodovia com o automóvel e aciono a luz alta o tx ficará o tempo todo jogando sinal?

  20. Rodrigo

    Olá,fui no alto eletrônico e foi instalado o tx car da mesma marca do portão Peccinin,o profissional aconselhou a opção de instalar na seta de pisca da minha moto,tentei codificar mais não obtive sucesso.
    Alguém pode me ajudar?

  21. jose aparecido da silva

    bom dia minha placa deu poblema tenho que subitituila o meu txcar consegue gravar novamente ou tenho q por outro

  22. antonio

    O fio negativo do TXcar eu posso ligar na lataria do carro. Urgente

    1. Antonio Ricardo Cunha

      você pode ligar em qualquer parte do automóvel que tenha aterramento

  23. Thiago

    Caso eu instale e programe o txt car, o outros controles param de funcionar?

  24. Caio

    Tenho um controle Peccinin para abrir 3 portões, é possível usar com abertura por farol?
    como posso codificar e identificar a abertura de cada portão? no controle tenho 3 botões destintos

  25. Eliézer Souza

    Posso ligar os dois canais no mesmo farol alto? Quero que um dos canais abra um portão(1ª casa) e outro canal outros portão (2ª casa). mas quero que os dois canais abram pelo acionamento do farol alto. Pode ser feito assim?

    1. Olá Eliézer! Pode sim, se os dois estiver localizado muito próximo um do outro,vai abrir os dois juntos, agora se for longe um do outro funciona sim.

  26. Emerson

    Como programar o TX CAR no portão eletronico PPA para abrir com a luz alta do carro.

  27. Reginaldo

    Eu comprei
    um tx car da Rossi para instalar no farol alto da minha moto ,eu fiz todo os procedimenso, más ñ consegui,codifiquei e liguei no farol da moto e ñ deu certo.

  28. claudio de freitas barros

    por que o meu esta desprogramando de um dia para o outro

  29. celio ubiratan schemes

    eu quero a preder tudo sobre os motor eletrônico eu quero ser montador

  30. Paulo Sérgio

    Tenho um motor PPA, comprei tx car peccinin, mas não codifica, porque?me ajudem. Obrigado.

    1. PEDRO BO

      DA ZERO PARA ELE PROFESSOR

Deixe um comentário