Como calcular a queda de energia elétrica.

Apresentação de como calcular a queda de energia elétrica

Existem formulas bem precisas para que possamos fazer cálculos de uma determinada queda de energia elétrica. Geralmente a queda de energia se dá, por mal dimensionamento de um certo circuito elétrico. Então para que evite problemas com queda de energia é aconselhável que siga em risca todo o projeto elétrico necessário em uma instalação começando principalmente pelos cálculos de uma possível queda de energia.

Queda de energia.

A principal causa de uma queda de energia é o mal dimensionamento dos condutores elétricos em uma determinada instalação elétrica, sendo assim:

O que influencia na queda da energia elétrica?

O que mais influencia em uma determinada queda de energia é a distância em que a carga esta instalada. Portanto é sempre bom calcular a potência da carga instalada, bem como a bitola do condutor a ser usado.

Como evitar a queda de energia ?

Existem vários fatores que levam a uma queda de energia, principalmente a distancia entre o ponto de entrada de energia até a carga instalada, onde deverá ser feito um cálculo para saber qual condutor usar para alimentar essa carga e evitar assim um constrangimento devido a uma queda de energia.

Informação:

É sempre bom lembrar que uma queda de energia admissível é de 4%  estipulados pela norma vigente NBR 5410/97, por exemplo: para calcular a porcentagem de uma queda em um circuito que usa 127 volts vamos usar a seguinte equação.

Calculando …,

Para calcular a porcentagem de uma queda em um circuito que usa 127 volts vamos usar a seguinte equação.

U= Tensão de entrada = 127 volts

ΔU= Queda de tensão na carga = 10 volts

U= Tensão na carga = 127V – 10V = 117 volts

Explicando …,

Para você entender melhor é o seguinte; Vamos supor que sua tensão é de 127 volts, mas quando você liga um equipamento elétrico na rede essa mesma tensão cai para 117 volts, você esta tendo uma queda de energia, e para saber se essa queda é prejudicial podendo levar a queimas de equipamentos, é só fazer a seguinte equação.

Calculando a queda de energia elétrica

Cálculo para queda de tensão em valores de percentual (%)

queda de energia elétrica

Nota – se que neste exemplo, a porcentagem de queda de tensão na instalação foi de 7,9%, ou seja, esta acima do valor aceitável.

Para fazer seus cálculos de queda de energia Click  AQUI ELECTRICAL CALCULATION TOOLS.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem um comentário

  1. jose gonga

    obrigada pela vocês disponibilidade para explicar as duvidas da eletricidade

Deixe um comentário