Como Ligar Um Protetor de Surto DPS.

O que é um protetor de surto DPS

Primeiramente é bom saber que o protetor de surto é um dispositivo usado para proteger equipamentos eletroeletrônicos ligados a rede elétrica. O protetor de surto é  conhecido também como DPS ( Dispositivo de proteção contra surtos).

Para que serve um DPS

Este dispositivo tem a prioridade em proteger os equipamentos eletroeletrônicos contra surtos na rede elétrica, por motivos de descargas atmosféricas, evitando assim transtornos e prejuízos.

O que causa o surto elétrico

Portanto, os maiore causadores de surtos são: raios, apagões, liga desliga de equipamentos conectados a rede de energia elétrica.

Dicas de instalação

O protetor de surto não possui polaridade. Sendo assim, sua ligação é na saída do disjuntor geral.

Porém, se o quadro de distribuição onde fica o disjuntor geral possuir um dispositivo diferencial residual. O famoso DR, o DPS ( dispositivo de proteção contra surto).

O protetor de surto deve ser ligado em paralelo com os circuitos a serem protegidos. Vale lembrar que este tipo de dispositivo DPS não interrompe o fornecimento de energia caso termine sua via útil ( indicação de defeito ).

Instalando o protetor de surto DPS (Passo a Passo)

Segurança

Não esqueça de desligar a energia elétrica do circuito onde o protetor de surto será instalado.

Primeiro Passo

Primeiramente, escolha qual fixação mecânica é mais adequada para sua aplicação, os DPS podem ser fixado por parafusos como também por fixação em trilho DIN 35 mm.

Segundo Passo

Conecte uma das ponta do condutor ( cabo elétrico ) na saída do disjuntor geral do circuito que será protegido, depois conecte a outra ponta no borne de ligação do DPS.

Terceiro Passo

Conecte uma das ponta do outro condutor desde o borne de ligação do DPS até a barra de neutro ou um condutor de neutro mais próximo.

Instalação finalizada

Pronto, em conclusão o DPS está instalado, sempre é bom conferir o status de sinalização do mesmo.

Ligações recomendadas para um DPS – Protetor de surto.

Existem três tipo de ligação recomendada para DPS, São elas: TN-C, TN-S, TN-C-S, veja abaixo os esquemas de ligação.

protetor de surto

Recomendações do autor

Acima de tudo, se você quiser saber mais sobre DPS, é só assinar em nosso blog e receber totalmente grátis, todas as atualizações de novas postagens sobre elétrica, não fique de fora dessa, junte ao nosso grupo de eletricistas. Em breve teremos um fórum só para o grupo de nossos assinantes. Se você é eletricista ou esta querendo ingressar nesta profissão, então assine e poderá fazer perguntas ou responder perguntas de outros eletricistas. RDT RAGEMG/fórum dos eletricista em breve!

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 23 comentários

  1. lindomar

    tenho uma duvida quando nao tem qdc e nem aterramento mas o neutro e aterrado oque eu faço para estalar um dps

    1. Olá Lindomar;
      Neste caso seria interessante você montar um QDC (Quadro de distribuição).

  2. Jorge Luiz Santos

    Muito bom, sou eletricista instalador e sempre preciso tirar duvidas, pois gosto de apresentar o melhor sem contar que o nosso trabalho e de grande responsabilidade, Deus abençoe voces e feliz ano novo a todos.

    1. Obrigado Jorge Luiz! A equipe RDT RAGEMG também te deseja um feliz ano de 2017,

  3. João nilson bispo dos Santos

    Quero fazer parte

  4. Dino Teixeira de Freitas

    ok, muito bom

  5. Jorge Cruz

    Bom dia , gostaria de receber informações sobre DPS. obrigado.

  6. APARECIDOI

    OLÁ GOSTARIA DE SABER SE EM UMA ESTALAÇÃO ELÉTRICA A ONDE NÃO TEM UM QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO VEM DO PADRÃO DIRETO PRA CASA SE DA PRA COLOCAR UM DPS OU DR. OBRIGADO AGUARDO.

  7. Nicole

    Preciso criar um projeto solucionando um problema relacionado a energia,de preferência domésticos e não sei o queêcriar, pois tem que ser algo exclusivo, que ainda não foi inventado.Alguma sugestão?

  8. wendel

    Ola pessoal posso ligar a saida dos dps a um aterramento?,o mesmo esta aterrando os circuitos

  9. jose fernando vicente da silva

    muito bom este tipo de ligação

  10. jairo

    excelentes esclarecimentos,me ajudou muito,obrigado .

  11. Luiz Antonio Titez

    Gostaria de saber sobre dps

    1. Em breve vou estar atendendo seu pedido e fazendo um post só falando em DPS.

  12. Isaac

    Uma dúvida: O neutro deve ser protegido por DPS também? Por que?

    1. César

      Tambem tenho a mesma dúvida!

    2. Olá Isaac! Como o mesmo vem de um fornecimento externo,poderá sofrer uma descarga atmosférica,se sua rede não estiver provida de um DPS instalado,com certeza irá danificar equipamentos que estiverem ligados a tomadas;Este é só um esclarecimento,mas se quiser saber mais é só não deixar de visitar nosso site, em breve estaremos falando mais sobre o assunto;

    3. raumaster

      O neutro contra o fio de aterramento é importante proteger quando mais longe esse tiver longe do ponto equipotencial entre ambos (geralmente na entrada do medidor ou mais proximo a ele é que acontece ou deveria acontecer, a ligação equipotencial). Quanto mais longe desse ponto, em descargas atmosféricas, pode se desenvolver diferenças de potencial (DDP) entre o fio neutro e terra.

  13. marcio aurelio silva

    quero participar do clube dos colegas eletricistas

    1. Olá Marcio! Assim que você assinar no site/blog RDT RAGEMG automaticamente você já vai estar fazendo parte do nosso grupo de eletricista.Em breve todos os assinantes do grupo de eletricista vai receber um e-book sobre elétrica em geral totalmente grátis em seus e-mail.
      Marcio assine em nosso site/blog e seja bem vindo ao grupo de eletricista RDT RAGEMG, nossa equipe te aguarda enciosamente.

Deixe um comentário