Dicas de proteções contra descargas atmosféricas.

Como todo mundo já sabe, o maior pesadelo é quando começa a chover, e junto com as chuvas vem as descargas atmosféricas, os famosos raios que quando chegam sai queimando tudo. Até hoje nunca ouvi falar de um dispositivo que protege os equipamentos elétricos 100%. Os mais prejudicados são os equipamentos eletrônicos por serem mais sensíveis.

Descargas atmosféricas.

O melhor a fazer para evitar que equipamentos queimam por causa das descargas atmosféricas, raios, é retirar todos os equipamentos das tomadas. Mas nem sempre da tempo, ficando alguma coisa ligada, ou você esteja fora de casa e esqueceu alguma coisa ligada na tomada. Muitos falam que se desligar o aparelho eletrônico só no botão “desliga” e não retirar o mesmo da tomada protege também. Mas não é o confiável.

Porém, tem alguns dispositivos que protegem estes equipamentos parcialmente dependendo da gravidade das descargas atmosféricas . O raio quando atinge a rede elétrica percorre ela fazendo caminhos descarregado completamente através do aterramento. Aparelhos sensíveis como os eletrônicos podem estar ligado no caminho em que o raio estar percorrendo, e acabam danificados.

Outro problema muito comum sempre que começa as descargas atmosféricas são os apagões que são os grandes responsáveis por queima de equipamentos eletrônicos. O que acontece é o seguinte: Quando a energia acaba  e de repente volta, ocorre o que chamamos de sobretensão, hoje em dia existem aparelhos com tensão acima das nominais fornecidas pela concessionária de energia elétrica.

Já os equipamentos de menor tensão, acabam queimando com estes desbalanceamentos de tensões. Neste caso, tem que instala dispositivos de proteção de surto de tensão, que é o DPS. Estes dispositivos podem ser instalados junto ao quadro geral da residência, os mesmos descarregam pulsos através do aterramento. Existem também os dispositivos DPS que poderá ser instalado junto as tomadas, onde é ligado equipamentos eletrônicos sensíveis. Existem também os no-breaks ele não é tão eficaz mas ajuda a proteger contra sobretensão, a sua vantagem é que o mesmo possui bateria própria. Mas o melhor método, continua sendo desligar os equipamentos das tomadas.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário