Energia Elétrica/Princípios Básicos Sobre Eletricidade.

A equipe RDT RAGEMG, tem o orgulho de estar fazendo uma publicação  sobre os princípios básicos da eletricidade. É de grande importância, que um profissional da elétrica, saiba um pouco sobre a origem do funcionamento da electricidade em geral. O intuito deste post é esclarecer de forma simplificada o assunto abordado sobre eletricidade. Se pretender aprofundar mais neste tipo de artigo, eu peço que procure uma literatura técnica mais especializada no assunto.

Energia, o que é energia?

A energia tem uma capacidade de produzir trabalho, existem algumas formas para se representar a energia, são elas. Energia atômica, química, térmica, mecânica, elétrica e outras.

Portanto, vale lembrar que a publicação deste artigo é sobre eletricidade, então não abordaremos os outros assuntos que envolve outros tipos de energias citado acima. Porém, abordaremos somente assunto sobre energia elétrica, se tem interesse de saber sobre os princípios básicos dos outros tipos de energia, favor entrar em contato.

Energia Elétrica/Princípios Básicos Sobre Eletricidade.

A eletricidade se tornou muito comum. Sendo assim, nos dias de hoje se torna quase impossível viver sem a eletricidade, ela esta presente em nossas vidas onde quer que vamos.

Energia Elétrica.

A energia elétrica pode ser transportada com facilidade; ao contrários dos outros tipos de energia que devem se consumidas no local que são produzidas. A energia que chega em sua casa, percorre um longo trajeto a partir dos pontos geradores.

Veja os princípios de geração da eletricidade até chegar ao ponto de consumo das populações.

Geração de energia elétrica. A energia elétrica é produzida a partir de uma certa rotação de um eixo mecânico, ou seja, essa rotação se chama energia mecânica que gira um eixo de uma turbina. Sendo assim, essa turbina é a principal responsável por movimentar um gerador de energia elétrico. Portanto, existem várias fontes primárias para gerar esses tipos de rotação. Por exemplo,água”HIDRÁULICA”, vapor “TÉRMICA”. Porém vale Lembrar que a maioria da eletricidade que chega em nossas casas, são produzida pela força hidráulica, umas das principais fontes de energia primária, o que chamamos de hidro elétricas.

Transmissão de energia elétrica. Nem sempre as usinas hidro elétricas ficam próximos as áreas de consumo. por isso que são construídas as subestações elevadoras de tensão e as linhas de transmissões, as linhas de transmissões é que transportam a eletricidade até as outras subestações transformadoras, a função das subestações transformadoras é de abaixar a tensão do nível de transmissão que é muito alto para o nível de distribuição.

Distribuição. Os pontos de consumo são, residências, comércios, usinas, indústrias e outros, recebem a energia elétrica em níveis de tensões adequados para o consumo, enfim. Sempre é bom Lembrar, que para residências, tem transformadores instalados em postes, adequando essa energia para um consumo. Já em outros estabelecimentos como indústrias, usinas comércios de grande porte, essa energia e regularizada pelo próprio cliente. Portanto, a energia elétrica dos transformadores instalados em postes fornecem a energia diretamente para as casas, com um certo nível de tensão (127/220 volts).

Etapas da geração da eletricidade.

eletricidade

Veja abaixo as unidades de medidas usadas na eletricidade.

PRINCIPAIS UNIDADES USADAS NO BRASIL

eletricidade

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 2 comentários

  1. Renato Nasce

    Caros Senhores, boa tarde

    Achei bem legal as explicações, que são diretas e claras parabéns.

Deixe um comentário