Energia elétrica e suas dúvidas.

Apresentação sobre Energia

Energia elétrica

Existem muitas dúvidas sobre energia elétrica, porém, muitas delas ficam sem respostas. Portanto, vamos postar aqui algumas de muitas perguntas feitas por diversas pessoas.

Energia Elétrica e Suas Dúvidas

Primeira dúvida

Como a energia chega até as nossas casas?

Resposta:

A energia elétrica que abastece nossas casas vem das grandes usinas hidrelétricas. Ou seja, essa mesma energia, percorre por longas distâncias em cabeamentos elétricos que chamamos de linha de transmissão. É a responsável para levar a energia até as cidades.

De início, a transmissão de energia é distribuida através da rede primária de alta tensão. Depois por uma rede secundária de baixa tensão. Sendo asssim, a rede secundária de baixa tensão é a que abastece nossas casas com energia elétrica.

Segunda pergunta

Porque se usa condutores não isolados em redes de distribuição primária?

Existem também, uma distância aceitável entre os fios. Portanto, devido a esta distância não tem necessidade do isolamento. Porém os fios sem isolação dissipa melhor o calor.

Terceira pergunta

Porque são usados transformadores instalados em postes?

A distribuição da energia primária é de 13.800 volts, ou seja 13.8 kv, Porém, os transformadores são instalados nos postes com o objetivo de baixar esta energia para 127 volts, que são as mais usadas nas casas.

Quarta pergunta

O que significa demanda elétrica?

Quando os aparelhos elétricos são ligados, eles geram um consumo de energia, este consume se chama potência elétrica. Somando a maior potência elétrica pelos aparelhos ligados num intervalo de tempo se encontra a demanda elétrica; Demanda elétrica: É a maior potência solicitada pelos aparelhos ligados num intervalo de tempo.

Quinta pergunta

O que significa kWh?

Primeiramente, kWh significa quilowatt – hora; kWh é a unidade de medida do consumo de energia, portanto, este consumo é gerado quando se tem a existência de aparelhos elétricos ligados; pois O kWh pode ser entendido da seguinte forma: Potência do aparelho em quilowatt – KW  multiplicado pelo tempo (hora) de utilização do aparelho elétrico.

Recomendações

Faça a sua pergunta também, não guarde dúvidas sobre energia, Em breve estaremos abrindo nosso fórum de perguntas ao público para que todos possam fazer seus discursos e perguntas sobre eletricidade, não fique de fora junte – se ao grupo de assinantes RDT RAGEMG; Só falta você te vejo lá!

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 6 comentários

  1. Paulo Momo

    Olá,
    Tenho uma dúvida. Tenho um ar condicionado da York de 12.000btus com as seguintes informações:
    CAPACIDADE DE REFRIGERAÇÃO NOMINAL3,52 KW
    POTÊNCIA ELÉTRICA CONSUMIDA 1,24KW
    CONSUMO DE ENERGIA (**) kWh/mês 26,1 .Vamos dividir por 30 dias= 0,87kw
    (**) Consumo de Energia com base nos resultados do ciclo normalizado pelo INMETRO, de 1 hora por dia por mês
    Agora vem a dúvida o ar condicionado gasta por hora qual dos 3 itens acima? Para mim seria a POTÊNCIA ELÉTRICA CONSUMIDA, mas como é este cálculo do Inmetro?

  2. gaspar

    vou levar enrgia de uma casa a outra distancia de 300 metros 110w qual cabo devo usar

    1. Olá Gaspar! Favor informar qual a tensão de trabalho dos equipamentos elétricos; 127 ou 220 volts?

  3. Jose Barreto

    Qual o valor mínimo de resistência aceitável num teste de isolamento de motor elétrico 380 entre bobinas e bobinas/ terra?

    1. luciano

      valeu esta dicas e muito importante para nos eletricista

Deixe um comentário