Contator Auxiliar / Blocos de Contatos Auxiliares.

Contator auxiliar/blocos de contatos auxiliares. Dicas de como usar contator auxiliar weg e os blocos de contatos auxiliares. Estas peças estão presentes nas maiorias dos projetos elétricos de comando para motores. Porém, seja em uma chave de partida direta, estrela triângulo, compensadora, CLP ou outro. Portanto, não importa, seria impossível montar qualquer comando sem a utilização de um contator auxiliar. Primeiro vamos saber o que é um contator auxiliar e o que é um bloco de contato auxiliar. Veja imagens abaixo:

contator auxiliar weg
Contator auxiliar WEG.

Existem vários modelos de contator auxiliar, vou postar dois modelos. O modelo acima é um contator auxiliar para ser aplicado onde o projeto elétrico necessita do uso de contatos auxiliares NA, quer dizer, contatos normalmente abertos. Mas a aplicação de um contator auxiliar em um projeto elétrico se torna quase infinito. Portanto, depende muito do que você precisa acionar em seu comando elétrico. Sendo assim, vou dar um exemplo do uso de alguns contatos auxiliares

( NA ) normalmente aberto e contato (NF) normalmente fechado  em uma chave partida direta, conforme desenho abaixo.

contator auxiliar weg

Modelo de contator auxiliar.

Veja a imagem abaixo de um outro modelo de contator auxiliar. Mas, lembrado que quando for usar um, observar bem os seus contatos( NA+NF), verificando assim se ele é compatível com o seu esquema elétrico e se atende as suas necessidades.

contator auxiliar weg
Contator auxiliar weg

Contator Auxiliar/Blocos de Contatos Auxiliares.

Os blocos de contatos auxiliares tem a mesma função do contator auxiliar, portanto, a única diferença é que os blocos de contatos auxiliares são dependentes. Sendo assim, eles funcionam somente em conjunto com contator principal, inserindo os mesmos na parte frontal do contator principal ou nas laterais do mesmo. Já o contator auxiliar tem sua própria bobina.

veja algumas imagens de blocos de contatos auxiliares.

contator auxiliar weg
Blocos de contatos auxiliares.

NOTA. Todos os contatos auxiliares que tiver o final da numeração 1 e 2 são NF(Contato normalmente fechado), e todos os contatos auxiliares que tiver o final da numeração 3 e 4 são NA(Contato normalmente aberto).

Vejam também, Comando Elétrico Para Motores.

Portando, sempre é bom lembrar que, com os contatos auxiliares, da para se fazer uma grande variedade de montagem, dependendo do seu conhecimento em projetos elétricos.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 11 comentários

  1. Adilson Vieira

    Como podemos aplicar um contato auxiliar em uma instalação frigorífica

  2. Josafá Luiz

    Muito boa a explicação

  3. paulino

    obrigado . qual é a diferencia entre rele temporizador . e rele térmico

  4. Ricardo estefani legal

    Bom dia! Trabalho sou eletricista e trabalho como autônomo a 23 anos, e hoje estou mais interessado nos comandos elétricos, e gostei muito da explicação que nos deram, vou me dedicar mais nesse questão de comandos obrigado.

    1. Olá Ricardo! Que bom, estamos aqui para ajudar, qualquer dúvida sobre comandos elétricos é só entrar em contato, estamos aqui para ajudar na medida do possível, volte sempre, Abraços!

  5. Kauan

    Oiiiii gostei muito da explicação, vo6 são demasi!!!! bBJOOOOOOOOOOOOS

  6. Antônio carlos pereira

    Excelentes diagramas gostei muito;

  7. carlos henrique

    Estou aprendendo muito com o seu sate, vc tem também o esquema de ligação da bomba trifásico com boia automática com contator e rele

  8. Reni Martins de Souza

    Gostei da explicação,era o que estava prescisando, porque sou iniciante.

Deixe um comentário