Como Tirar 110 Volts Em Um Padrão 220 Volts

Geralmente todos os padrão 220 volts residencial são bifásico. Porque bifásico? Chamamos de bifásico, porque estes padrões tem sua alimentação de distribuição compostas por duas fases com uma tensão de 220 volts. Sendo assim, os padrões 220 volts, tem um neutro, onde podemos usar ele para tirar uma tensão 127 volts em algumas regiões. Nota: Nunca usar o aterramento para tirar 110 volts.

O 127 volts é tirado de uma fase e um neutro. Porém, este neutro tem que ser o que vem da concessionária de energia de sua região. Vejamos abaixo um esquema da entrada de energia da concessionária que alimenta um padrão 220V.

Portanto, na figura apresentada, temos o desenho de padrão com a entrada de tensão em 220 volts bifásico. Onde: O azul é neutro, vermelho fase e preto fase.

É  muito simples tirar 127 volts de um padrão 220 volts. Na entrada da alimentação do padrão 220V bifásico temos um neutro como mostra o desenho acima. Se for um padrão 220V montado em paredes, você deverá tirar o 127 volts da caixa de passagem instalada na parte inferior do padrão 220V, se for uma montagem em postes, você deverá tirar o 127 volts na parte superior do padrão 220 volts na rede de saída para a residência, veja o desenho explicativo abaixo.

padrão 220 volts

Abrindo esta caixa de passagem em seu padrão 220V, no seu interior você vai encontrar três condutores elétricos, dois fases e um neutro, portanto, com o auxílio de um multímetro é só localizar um fase e um neutro, identificando qual é o fase e qual é o neutro é só ligar que você terá o 127 volts em sua residência. Nota: O fase pode ser qualquer um dependente que ele seja usado com o neutro, você vai ter 127 volts.

Como Tirar 110 Volts Em Um Padrão 220 Volts.

padrão 220 volts

Se o padrão 220V não for montado em paredes, pode se fazer esta mesma ligação, mas, só que em cima na saída para residência. Veja abaixo. Nota: As cores que estou usando serve somente para explicação, mas talvez você não encontre estas mesmas cores em seu padrão 220V, só não muda a cor azul que é neutro. Geralmente vem dois pretos fases.

Lembrete: Desligue a energia elétrica, evite choque elétrico, não trabalhe com redes elétricas energizadas.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem um comentário

  1. Carlos Melo

    Não é bem assim. Em uma cidade de SP não é possível extrair o 110 v mesmo fazendo um aterramento a voltagem continua sendo 220V tentei de tudo, só extrai com um transformador 220/110v

Deixe um comentário