Energia Ativa e Reativa o que é e Para Que Serve.

Neste  tutorial vou explicar um pouco sobre o que é energia ativa e reativa. A energia ativa e reativa,são muito importantes para o bom funcionamento de alguns equipamentos. Estes tipos de equipamentos são: Motores elétricos, transformadores elétricos, máquina de solda e outros.

Energia Ativa e Reativa o Que é e Para Que Serve.

Bom, então da para perceber que sem a energia ativa e nem a reativa, ficaria difícil de funcionar uma máquina indutiva. A energia reativa é a responsável para gerar o fluxo magnético nas bobinas, é ela que ajuda no funcionamento de motores e outros tipos de equipamentos que possuem enrolamentos, ou seja, depende de uma carga indutiva para que os mesmos funcionam corretamente.

Portanto, vale lembrar que a energia ativa que executa a tarefa de manter os motores em pleno funcionamento como outros equipamentos também. A  reativa é muito útil, mas devem ter muito cuidado com o uso da mesma em excesso.

Quanto maior for o uso da reativa, maior devem ser a bitola dos condutores elétricos, sem contar que aumenta na potência do transformador também. Muito das vezes as concessionárias responsável pelo fornecimento de energia elétrica, cobram caro pela ultrapassagem do uso da energia reativa estipulada por ela. O consumo da energia reativa controlada através de banco de capacitores, ajudam a reduzir nas bitolas dos condutores elétricos e na potência do transformador. O excesso do uso da energia reativa causa um sobreaquecimento nos condutores elétricos provocando assim uma queda de tensão, o que chamamos de perdas elétricas.

Energia reativa (KVAr).

Energia reativa medida em KVAr, tem como sua principal utilidade, criar campos eletromagnéticos em cargas indutivas. A reativa se da a quantidade de energia que circula formando os campos magnéticos em correntes alternadas sem produzir trabalho, este processo se da o nome de quilovolts amperes reativo (KVAr).

A energia ativa é aquela que efetivamente produz um trabalho útil e sua unidade de medida se da ao KWh.

Energia ativa. É a principal responsável pelo funcionamento de equipamentos elétricos. Essa energia tem um aproveitamento de 100% em equipamentos eletrônicos, diferente da reativa que é produzida durante o funcionamento de equipamento eletromagnéticos. Em breve estarei postando como controlar a energia reativa usando bancos de capacitores manual e automático.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário