Como ligar um relé fotoelétrico.

O relé fotoelétrico foi construido para ser usado em iluminação pública ou industrial e placas luminosas podendo também ser usados em sítios, fazendas, ou até mesmo em residências. Portanto, existem alguns casos mais especiais, como, o uso do relé fotoelétrico em automóveis que tem o controle automático dos faróis, este fica para um outro tutorial.

O relé fotoelétrico funciona da seguinte maneira, ou seja. Por exemplo, ao anoitecer ele liga a iluminação, e quando amanhece ele desliga as lâmpadas automaticamente sem a intervenção humana.

Como ligar um relé fotoelétrico.

O relé fotoelétrico e muito utilizado em iluminação pública devido os acionamentos das lâmpadas serem individuais. Portanto, os relés fotoelétricos são construídos com componentes eletrônicos. Seus acionamentos são através de tiristores e possuem três contatos de acionamentos, seu corpo e construído em plásticos respeitando a norma brasileira.

Os relés fotoelétricos, poderão ser usados também com o auxilio de contator. Aumentando assim sua potência e poder estar ligando um conjunto de iluminação em um só relé fotoelétrico. Em conclusão, veja abaixo o esquema de ligação de um relé fotoelétrico.

Em primeiro lugar, vale lembrar que  a potência máxima de um relé fotoelétrico é de 1000w, se ligar uma carga acima de 1000w o relé irá queimar. Ou seja, acima de 1000w tem que usar um contator de força para alimentação da iluminação, neste caso o relé só irá atuar como um comando. O relé fotoelétrico vem com três fios para se fazer a ligação, são eles:

  • Branco
  • Preto
  • Vermelho

Mas, lembrando que para fazer uma ligação em 127v vamos usar os seguintes procedimentos.

  1. Condutor branco em 127v é o neutro.
  2. Preto em 127v é o fase.
  3. Vermelho é a carga, este liga direto no receptáculo ou na bobina do contator.

Exemplo de uma ligação ligação 220v.

  1. Branco em 220v é o fase.
  2. Preto em 220v é o fase.
  3. Vermelho é a carga, este liga direto no receptáculo ou na bobina do contatos.

Para fazer uma ligação fazendo o uso de um contator de força, é o seguinte:

  1. Branco liga no neutro se for usar 127v e no fase se for usar 220v depois o mesmo também será ligado no lado (A2)  da bobina do contator de forca.
  2. Preto liga na fase independente se for 127v ou 220v.
  3. Vermelho liga diretamente no lado (A1) da bobina do contator de força.

Para melhor esclarecimento, abaixo estar um esqueminha elétrico de ligação de um fotoelétrico, simplificamos  o máximo para que as pessoas entendam melhor podendo assim fazer sua ligação.

ESQUEMA DE LIGAÇÃO DE UM RELÉ FOTOELÉTRICO.

Se você é apaixonado por elétrica não perca a chance de fazer parte do nosso grupo, assine no blog Dicas de Tecnologia RDT RAGEMG e receba gratuitamente todas as atualizações das postagens de elétrica em seu e-mail, fica fera na elétrica; Te vejo lá, no grupo de assinantes!

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 6 comentários

  1. Osmar

    Achei espetacular o ensinamento acima e tirei muitas dúvidas que eu tinha.Obrigado, abraço.

  2. Edmar

    Muito importante para mim poder fazer parte dessa inovação. Conto com esse apoio para as minhas instalações.

  3. orlando f. tomaz

    Gostaria de aprender mais elétrica residencial, tal como ligações em série, paralelas, etc…, bem como a utilização de ferramentas de medição de energia. Pela atenção que dispensar, desde já agradeço.

  4. sidneysilva

    Eu quero aprende mais sobre elétrica

    1. Sidney que bom ouvir isso de uma pessoa,aprender nunca é demais;Dê uma navegada em nossas postagens em geral,vc vai encontrar muitos artigos sobre elétrica,se preferir também entre em contato e deixe o que realmente vc quer aprender, elétrica industrial ou elétrica residencial,assim que decidir qual dos dois vc quer aprender,vamos selecionar as melhores postagens para iniciantes e enviar ao seu e-mail.Obrigado!

Deixe um comentário