Como Usar Um Megôhmetro.

Conceitos de como usar megôhmetro

Primeiramente antes de aprender a usar um megôhmetro. vamos saber os seus princípios básicos de funcionamento. isso se torna um meio adequado para estar se familiarizando com o equipamento que irá usar.  Conhecer qualquer equipamento antes de manusear o mesmo se torna quase obrigatório.

Princípios básicos de funcionamento.

megôhmetro

Megôhmetro é um equipamento utilizado para medir determinados isolamentos de motores elétricos e transformadores. Para fazer essas medições o megôhmetro gera uma tensão de aplicação que varia de quinhentos a dez mil volts.

Leitura.

A leitura é a base de fluxo de corrente nas duas partes do equipamento medido.

Se for fazer uma medição em um motor elétrico. usa-se a carcaça e a bobina do mesmo para efetuar as medições necessárias. O tempo para fazer essa medição leva em torno dos seus quinze segundos, com esse tempo de medição da para verificar o índice de polarização e absorção de um motor elétrico.

Conceitos

O megôhmetro foi projetado para medir valores elevados de uma resistência elétrica. Portanto, se torna muito importante sua utilização para fazer medições precisas e confiantes em isolamentos elétricos.

Aviso de segurança.

Muita atenção na hora de usar um megôhmetro, não encostar nas pontas sem isolação na hora que for fazer qualquer teste. Um megôhmetro gera tensões muito altas dependendo do modelo ele pode ultrapassar os seus dez mil volts, cuidado este tipo de tensão pode ser fatal.

Recomendações.

Antes de usar um megôhmetro, favor verificar se não existem nenhuma tensão elétrica onde será feita a medição. Sempre selecionar uma tensão que não ultrapasse a tensão do circuito elétrico ou equipamento a ser testado. Portanto, não deve fazer medições em circuitos energizados, se for um circuito com presença de capacitores, favor aguardar os mesmos descarregar.

Usando um megôhmetro.

Primeiramente, tem que ligar o megôhmetro, assim que o display acender o ele vai pedir para selecionar uma tesão. Porém, deve – se selecionar uma tensão de teste existente no equipamento. Ou seja, obsrevar a capacidade de medida, sendo, com 1kv poderá medir uma resistência de até 60GOhm. 2,5kv poderá medir até 150GOhm, 5kv 300GOhm, 10kv 600GOhm. Portanto, vale elmbrar, que a tensão de teste a ser usada, não deverá ultrapassar a capacidade da isolação do circuito a ser testado.

Usando um megôhmetro para medir o isolamento de um motor elétrico

Usando um megôhmetro para medir o isolamento de um motor elétrico. Em primeiro lugar, tem que plugar as pontas de provas vermelho e preto, no local indicado pelo manual ao tipo e modelo do seu megôhmetro. Geralmente o vermelho liga no line e o preto no terra. ligar o vermelho em qualquer ponta da bobina do motor e o preto na carcaça do motor. Assim que se aplicar a tensão de teste, o mega indicara a resistência que  a bobina do seu motor estar gerando. Sendo assim, basta saber se a mesma esta boa ou não. Se o mesmo der uma resistência baixa, deverá ser levado a uma estufa para corrigir o problema, este é só um exemplo.

Nota. Após acabar o teste de medição, encostar a ponta da bobina do motor na carcaça do mesmo para descarregar. Pois quando o motor estiver queimado o megôhmetro aplica o teste de tensão e o valor medido fica igual a zero.

RDT RAGEMG

RDT RAGEMG

Os editores do RDT RAGEMG são profissionais especializados em eletricidade, com vasta experiência na área, sendo que, o principal objetivo é compartilhar dicas práticas e seguras sobre eletricidade, descomplicando conceitos para iniciantes e oferecendo conteúdos valiosos para profissionais. A missão é garantir informações precisas e confiáveis, com foco em segurança e eficiência, para que todos possam aproveitar ao máximo essa fonte essencial de energia.

plugins premium WordPress