Como Funciona Um Circuito Elétrico Em Série.

Circuito elétrico em série

Em resumo, um circuito elétrico em série é aquele onde se ligam mais de uma carga, essas cargas são ligadas em séries no mesmo circuito.

Apresentação

Só para exemplificar, as cargas são ligadas por meios de condutores elétricos, sendo uma na ponta da outra, podendo também ser ligadas diretamente, dependendo do circuito elétrico em série a ser montado. Geralmente os componentes  elétricos que se mais usam em um circuito elétrico em série são: Resistência de aquecimento para fornos, muflas, chapas Lâmpadas etc.

Por exemplo: Lâmpadas de pisca-pisca para enfeites de natal são ligadas em série. Portanto em um circuito elétrico ligado em série, as cargas se tornam dependentes umas das outras para seu bom funcionamento. Portanto, o motivo dessa dependência é simples. Uma carga montada em série só utiliza um caminho para passagem da corrente elétrica. Uma vez que a corrente elétrica de um circuito em série se torna a mesma em todos os pontos onde as cargas são ligadas. No entanto, a corrente elétrica de todas as cargas são iguais.

Como Funciona Um Circuito Elétrico Em Série.

Para entendermos melhor o funcionamento do circuito, em princípio devemos entender que a corrente total de uma carga em séria= It= I1=I2=I3  onde It corrente total e I1,I2,I3 são os pontos de ligação em série.

A fonte de alimentação de um circuito elétrico em série tem uma tensão de alimentação dividida entre as cargas, pois as tensões das cargas ligadas em série se torna a soma das tensões nos pontos de cada carga, se tornando igual a tensão da fonte de alimentação.

  • Ex: Tensão da fonte de alimentação : Uf = U1+U2+U3 onde Uf  tensão da fonte e U1,U2,U3 são as tensões nos pontos de ligações de cada carga em série.

 A resistência de um circuito elétrico equivale a soma de cada carga ligada em série.

  •  Por exemplo, resistência equivalente : Re = R1+R2+R3 onde Re resistência elétrica e R1,R2,R3 são as resistências em cada ponto de ligação.

Veja o significado do desenho acima, onde se a tensão for 127 volts temos: R1 = 10 Ω ; R2 = 30 Ω; R3  = 40 Ω,então iremos calcular; A corrente elétrica; A tensão elétrica em cada resistência;

  • Onde: 1= Resistência equivalente.

2= Corrente elétrica.

3= Tensão elétrica de cada resistência.

1= Re = Resistência equivalente = R1+R2+R3  onde :  Re= 10+20+30 = 60 Ω.

2= I = Corrente elétrica =I= U/R  onde: I= 127V/60 Ω = 2.1 A; onde corrente total correspondente a soma de I1,I2,I3 e igual a 2.1 A.

3= U = Tensão elétrica = U=RxI onde:

U1= R1 x I = 10 Ω x 2.1 A = 21 volts

U2= R2 x I = 20 Ω x 2.1 A = 42 volts

U3= R3 x I = 30 Ω x 2.1 A = 63 volts

Nota: As somas das tensões são iguais a tensão da fonte; Vejam, U1,U2,U3 = 21v + 42v + 63v = 126 volts.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,