Como Dimensionar Contatores Elétricos.

Os contatores elétricos, são chaves eletromagnéticas que tem a função de abrir e fechar, controlando assim, as partidas e paradas de motores elétricos em geral.

Todos circuitos elétricos, deveram ser dimensionados, principalmente os contatores elétricos principais. Estes contatores são os principais responsáveis para fazer as manobras, ligando e desligando os motores elétricos em plena carga.

Quando um contatores elétricos principal é mal dimensionado, o prejuízo pode ser alto. Principais causas e danos com um contador mal dimensionado são: Queima da bobina, fundição dos contatos provocando a queima do motor, queima do circuito elétrico por efeito de aquecimento, perca do contator e do motor elétrico.

Como dimensionar contatores elétricos?

É muito simples fazer um dimensionamento de contatores elétricos para motores, veja algumas dicas importantes para se fazer este dimensionamento. Porém, um contator é composto pelas seguintes peças, bobinas, contatos principais, contatos auxiliares(depende do modelo), mola e núcleo magnético. Os contatores são dispositivos com funcionamento eletromagnético. Por exemplo, quando a bobina é energizada, cria se um campo magnético em seu núcleo fixo, atraindo assim o núcleo móvel, atracando os contatos, dando assim passagem de energia elétrica para o motor.

Antes de dimensionar a corrente dos contatores elétricos, portanto, devemos especificar os mesmos da seguinte forma, tensão de aplicação da bobina ( 24Vcc,127Vca, 220Vca,380Vca,440Vca). Especificar os números de contatos NA+NF (NA = normalmente aberto + NF = normalmente fechado), tensão de isolação. Portanto, vale Lembrar que, para dimensionar contatores elétricos é muito importante levar em conta a categoria de aplicação dos mesmos, abaixo esta uma tabelinha onde se encontra as categorias e as aplicações para cada uma delas.

contatores

Para dimensionar contatores elétricos, vamos seguir os seguintes passo a passo.

Passo 1 – A corrente nominal (In) do motor deverá ser menor ou igual a corrente nominal (In) do contator principal de força.

Passo 2 – Devemos levar em consideração o fator de serviço do motor (F.S). Por exemplo, usar um motor cujo sua corrente nominal é 10 amperes e seu fator de serviço 1.15, onde: In x Fs = 10Ax1.15=11,5A, então vamos usar um contator de 11.5 Amperes.

Onde, chave de partida direta = Contator Principal = Fator de serviço(F.S) x corrente nominal do motor(In).

Chave de partida estrela triângulo = Contator K1 e k2 = 0,58 x corrente nominal do motor(In). Contator K3 = 0,33 x corrente nominal do motor (In).

Chave de partida compensadora = Contator K1 = Corrente nominal do motor (In). Contator K2 = 0,64 x corrente nominal do motor (In). Contator K3 = 0,23 x corrente nominal do motor (In).

Portanto, vale sempre lembrar que, toda vez que for fazer uma montagem elétrica, levar em consideração os dimensionamentos.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,