Queda de tensão Elétrica Como Evitar!

A queda de tensao eletrica ocorre geralmente quando tem alguma coisa de errado com a distribuição da energia elétrica . Sendo assim, seja ela residencial ou até mesmo industrial.

A queda de tensão influência muito no funcionamento dos equipamentos elétricos, mas, podendo os mesmos apresentar mau funcionamento diminuindo sua vida útil. Porém todos os equipamentos vem com uma tolerância contra a queda de tensão.

Quando a queda de energia eletrica.

Quando a queda de energia é muito grande, os equipamentos elétricos começam a apresentar alterações em seu funcionamento causando constrangimento para quem utiliza o mesmo. Mas, hoje em dia os fabricantes de equipamentos eletrônicos conseguiram eliminar este problema com a queda de tensão, fabricando equipamentos que trabalham em variadas tensões. Ou seja, eles tem uma variação de tensão automática mínima de 99 volts e máxima de 245 volts, sanando assim o problema. Em tensão elétrica residencial é muito comum se deparar com grandes quedas de tensões em horário de ponta.

O que é horário de ponta! Horário de ponta é quando muitas pessoas usam vários equipamentos ligado a rede elétrica de uma só vez. Ex: 17:00 ás 20:00h quando todo as pessoas chegam do trabalho e quer tomar um banho. Muitas pessoas ligam chuveiros afim de tomar um banho causando uma sobrecarga no sistema de fornecimento de energia elétrica onde acontece a queda de tensão. Estes tipos de queda de tensão não tem como resolver, porque envolve o fornecimento de energia elétrica por terceiros que no caso é a concessionaria de energia elétrica de sua região. Como o custo seria muito alto e a cada vez mais esta aumentando a população, eles preferem deixar do jeito que estar. Lembrando que isso não acontece em todas as regiões, só em alguns lugares.

Queda de tensão interna.

Para resolver uma queda de tensão interna é muito simples. Primeiro tem que respeitar os famosos dimensionamentos elétricos passo a passo. Ex: Se montarmos uma bomba d’água para um posso artesiano a uma distância de 300 metros, e usarmos uma fiação inadequada, ou seja uma fiação com uma bitola inferior a que foi solicitada, com certeza vamos ter uma queda de tensão enorme, causando mau funcionamento do equipamento. Os limites para  uma queda de tensão é definida pelas normas NBR 5410. Veja abaixo uma tabela de limites de queda de tensão estabelecida pela norma NBR 5410.

tensão

Como evitar a queda de tensao eletrica.

Nota. As quedas de energias ocorrem principalmente quando existem um mal dimensionamento dos condutores elétricos .

Dicas. Sempre que for fazer uma instalação elétrica, levar em consideração um bom dimensionamento dos condutores de acordo com sua carga que irá ser instalada, evitando assim os transtornos causado pela queda de energia.

OBS. Existem tabelas simples e práticas, para que se possa estar fazendo um dimensionamento adequado para sua instalação.

Lembrando que tem que fazer um cálculo para saber se realmente sua instalação apresenta queda de energia.

Espero que tenham gostado, no próximo post vou estar ensinando como calcular uma queda de energia.

Se você gosta de elétrica, não deixe de assinar e receber todas as atualizações de novas postagens de elétrica grátis em seu e-mail.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário