Dicas;Tudo Sobre Elétrica

Disjuntor Termomagnético.

Compartilhar

Conceitos de um disjuntor termomagnético.

O disjuntor termomagnético tem por finalidade proteger as instalações elétricas contra possíveis danos relacionados a sobrecargas e curto-circuito.

Função do disjuntor termomagnético.

A função do disjuntor termomagnético é monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo imediatamente a circulação de energia elétrica; mas em caso de picos, que ultrapassem o considerado adequado, em que o mesmo foi dimensionado.

Utilização do disjuntor.

O disjuntor termomagnético é muito utilizado em instalações residenciais, comerciais, industriais; mas lembrando que o disjuntor termomagnético foi criado para proteger o sistema elétrico, contra curto-circuito e sobrecarga.

Funções dos disjuntores termomagnéticos.

Os disjuntores magnéticos possuem 3 funções.

1) – Manobra. A manobra se consistem na abertura e fechamento do circuito em que o disjuntor foi aplicado.

2) – Proteção contra sobrecargas. O disjuntor termomagnético monitora o sistema elétrico da seguinte maneira; quando a corrente elétrica fica acima do dimensionamento do circuito, chamamos os mesmos de sobrecarga; mas quando o disjuntor percebe esta sobrecarga, o mesmo ativa um dispositivo que é sensível ao calor e provoca a abertura.

3) – Proteção contra curto-circuito. O disjuntor possui um dispositivo magnético que é desativado quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica.

Informações:

A função térmica de um disjuntor termomagnético, funciona através da deformação de uma lâmina bimetálica. Ex. Quando ocorre uma sobrecarga e a corrente elétrica neste disjuntor é maior que a aceitável; a lâmina bimetálica se aquece por efeito joule e começa a se deformar; porque o disjuntor possui um contato, que em determinado nível de deformação ele abre um contato seccionando o circuito protegido. Já a função magnética de um disjuntor, funciona da seguinte maneira. A corrente percorre o condutor elétrico gerando um campo magnético, esse campo magnético chama se, lei do eletromagnetismo; que nos permite dimensionar uma bobina que quando atingida por uma forte corrente elétrica desloca um contato seccionando assim um circuito; esse é o princípio de um funcionamento magnético, mas esse efeito é instantâneo, o que garante uma incrível precisão.

Os disjuntor termomagnético tem 3 características muitos importantes, são elas:

1- Números de polos: Existem três tipos de polaridades para estes tipos de disjuntores,

  • Monopolares ou unipolares, bipolares ou dois polos, tripolares ou trifásicos três polos.
  • Monopolar ou unipolar – Porque protegem somente uma única fase;
  • Bipolar – protegem, simultaneamente, duas fases;
  • Tripolar – Porque protege, simultaneamente, três fases;

2- Tensão de operação;

  • Baixa tensão ( tensão de até 1000 volts )

3- Corrente de interrupção admissível;

Conclusão:

Os disparadores térmicos operam baseados no princípio dos pares termoelétricos, isto é, nas diferentes dilatações que apresentam os metais quando submetidos a uma variação de temperatura. Duas lâminas de metais diferentes são ligadas através de soldadura a pressão ou eletroliticamente. Portanto, estas lâminas dilatam diferentemente quando aquecidas, fazendo com que o conjunto se curve produzindo o fechamento de um contato que, por sua vez, provoca a abertura do disjuntor. Sendo assim, os disparadores térmicos, que nos disjuntores termomagnéticos normalmente são percorridos pela corrente elétrica de carga do circuito, devem operar a partir de uma corrente de operação, referida a uma temperatura de calibração. Para temperaturas ambientes superiores à de calibração, o disjuntor pode atuar com valores de corrente inferiores à de operação previamente fixadas. Alguns disparadores térmicos possuem um faixa de corrente de ajuste sendo a calibração realizada atuando-se sobre o alongamento ou a curvatura das lâminas.

Os condutores elétricos do circuito tem protegidos, das sobrecargas e contra dos curtos-circuitos, por um ou mais dispositivos de proteção que atuam sua interrupção quando a uma ocorrência de condições anormais. Por outro lado, a proteção contra as sobrecargas e contra os curto-circuito tem que ser, devidamente coordenadas. Considerados dispositivos que asseguram a proteção contra as sobrecargas e contra os curtos-circuitos. Porém que são capazes de interromper qualquer sobre corrente. Igual ou inferior à corrente presumida de curto-circuito, no ponto de aplicação. Podem ser aplicados para essa dupla função. Disjuntores com disparadores de sobre corrente, disjuntores associados com fusíveis e dispositivos fusíveis de uso geral.

Ver comentários

  • rubens fogaça diz:

    gostaria de saber mais sobre disjuntores termomagneticos

    • Olá Rubens;
      Favor enviar o que você gostaria de saber sobre os disjuntores termomagnéticos, ex: componentes, funcionamentos, defeitos etc.

  • Queria usar uma passagem deste texto no meu trabalho. Qual referência devo usar? Obrigada

  • Mario Luiz Martinis diz:

    Gostei muito das postagens achei muito legal.

    • Olá Mario! Volte sempre.

Este site usa cookies.

Saiba mais