Saiba Qual a Vantagem de Usar Um Soft_Starter.

Compartilhar

Qual a Vantagem de Usar Um soft_starter? A soft_starter atualmente esta sendo utilizada por várias empresas que trabalham com o uso de motores elétricos de indução trifásico. Portanto, a soft_ Starter é um equipamento considerado de alta performance, permitindo assim controles de partidas de motores de indução trifásico. Porém, existem muitas outras vantagens em usar um produto de alta performance, que é a Soft_Starter. Ao decorrer do texto vou citando todas as suas vantagens .

As Softs_Starters elimina os choques mecânicos

A Soft_Starter elimina os choques mecânicos nas cargas dos motores elétricos por ter uma partida suave. Sendo assim, ela evita também, surtos de correntes na rede de alimentação, protegendo a mesma. Portanto sempre é bom lembrar que, a Soft_Starter traz também uma grande vantagem, essa vantagem é uma grande robustez em termos de detecção de erros e falhas na rede de alimentação e em conexões. Assim possibilitando o usuário a ter mais opções para proteger o seu motor elétrico de indução trifásico. Veja as proteções que uma Soft_Starter pode beneficiar para um motor elétrico de indução trifásico e uma rede de alimentação.

Saiba Qual a Vantagem de Usar Um Soft_Starter.

A Soft_Starter possui proteções programáveis de sobretensão e subtensão de uma rede de alimentação, bem como o desbalanceamento de tensão entre fase. Por exemplo, se ocorrer qualquer anormalidade na rede elétrica como queda de tensão, desbalanceamento de tensão ou tensões desiguais, a soft Starter atua desligando o motor elétrico e gerando uma falha. Portanto, somente depois de sanado o problema com a rede ou a estabilização da mesma é que a soft_Starter libera a partida do motor. Esta proteção evita a queima do motor elétrico.

A soft_Starter tem uma proteção muito inteligente e útil. Que é a proteções programáveis de  sobrecorrente e subcorrente no motor e desbalanceamento de corrente entre fase do motor.

Com a Soft_Starter, temos também a opção de estar usando as classes térmicas programáveis. 45° para motores de alta potência ou sejam, motores de grande porte.

A Soft_Starter tem uma boa gama de opções em funções especiais como. Obs. (consultar se o modelo que você usa possui essas opções).

Indicação de horas energizadas. Horas em operações. Tensão de entrada de alimentação por fase, corrente do motor por fase, corrente do motor em amperes, estados das saídas e entradas digitais.

Sequência de ajustes após o reset para padrão de fábrica de um soft_starter.

Pode – se controlar o tipo de partida e parada. Rampa de tensão, limitação de corrente constate ou em rampa, permite os controles de bombas e controles de torque constante, sendo eles. Linear ou quadrático.

A Soft_Starter também possui um controle de torque totalmente flexível, e são usadas nas aplicações mais exigentes.

Possui uma grande vantagem em poder ter a possibilidade de utilizar todas as entradas digitais, bem como as saídas digitais. Também tem a possibilidade de estar usando as saídas analógicas como remotas de um plc via comunicação fildbus.

Pode -se também fazer as monitorações das tensões de rede de alimentação, usando um PLC via comunicação fildbus.

A Soft_Starter possui um hardware de controle excelente.

*Interface homem máquina. A interface homem maquina, facilita muito para que o proprietário possa fazer as programações desejadas da sua soft Starter. A IHM ( interface homem máquina), também tem o poder de identificar os erros em vários idiomas.

*Microprocessador de 32 bits, possibilitando assim o cálculo True RMS das tensões e correntes;

*Medição de tensão e corrente nas três fases;            

*Entrada digital isolada para PTC do motor;

*Possuem também os famosos cartões fieldbus e RS-485 opcionais.

Veja também as vantagens dos hardware de potência que a Soft_Starter possui;

*Mecânica precisa e compacta;

* Conexões de entrada e saída da rede de alimentação. Obs. Alguns modelos possui essas entradas na parte superior e saídas na parte inferior. Outros modelos já possuem as entradas e saídas de alimentação pela parte inferior.

* São usados dissipadores através de termostatos na medição de temperatura, eles servem para acionar os ventiladores internos e fazer a monitoração sobre a temperatura.

Possibilidade de conexão

Possibilidade de conexão da Soft_Starter ao motor com conexão standard ou dentro da conexão delta do motor sem opcionais;

Outras vantagens de uma Soft_Starter é que ela possui um contador de By-pass. Isso que torna a mesma mais robusta a variação da rede de alimentação após a partida. Sem contar com a economia de energia elétrica que seria dissipada sobre os tiristores após a partida. Sem contar que diminui a quantidade de ventiladores no painel.

Nota. Uma Soft_Starter pode interferir em outros equipamentos eletrônicos, sempre procure por profissionais habilitados para instalar a sua Soft_Starter.

Ver comentários

  • Muito bom, gostaria de saber quais normas se aplica na instalações de soft start.

  • GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇÕES, DEU UMA BOA CLAREADA E CONSEGUI ENTENDER MELHOR.

    • valmor chagas silva diz:

      BOM DE MAIS : gostei estou produzindo um seminario sobre esse modelo de chave gostei fez claria as minhas duvidas que eu tinha .

      • Olá Valmor;
        Volte sempre!

Este site usa cookies.

Saiba mais