Como Ligar Uma Boia de Nível Automática.

A boia de nível automática é usadas para controlar o nível nas caixas d’águas. Portanto, se usam estes sistema quando se captam água de poços artesianos ou cisternas. Isto é, onde precisa de motores elétricos para bombeamento d’água.

Em resumo, pode – se usar boia automática para controle de nível superior ou inferior. Dependendo das suas necessidades, pode se controlar tanto o nível da cisterna, isto é, quanto ao nível baixo (inferior), ou o da caixa d’água cheia (superior). Vale lembrar que este equipamento possui limite de corrente. Ou seja. Se a potência do motor ultrapassar o limite de corrente estabelecido na boia pelo fabricante, então terá que montar um comando elétrico para ligar e desligar o motor.

O comando também tem que ser montado se o motor for trifásico. A boia só pode ser ligada direta em um motor cuja capacidade de corrente nominal seja inferior a corrente nominal da boia, logo que, o mesmo tem que ser monofásico. Motores trifásicos é sempre aconselhável que se usa o comando elétrico.

Como Ligar Uma Boia Automática de Nível Automática!

Observando o desenho abaixo, quando a boia atinge o nível superior que é o nível máximo, o motor desliga, e quando a boia atinge o nível mínimo, o motor liga. A caixa 02 é o mesmo sistema que se pode usar em uma cisterna. Quando a cisterna atingir um nível mínimo de água, o motor desliga evitando assim, que a bomba funciona sem água podendo danificar a mesma.

Para que isso aconteça é só trocar os fios que vem na bomba. Quando a ela atingir o nível inferior, o motor da bomba irá desliga, ao contrário da caixa que quando vazia o motor da bomba liga. Toda a montagem é muito simples, não tem segredo nenhum em estar montando este tipo de dispositivo, que pode te ajudar muito no seu dia a dia e evitar desgastes desnecessário ao seu motor, como também em sua bomba. Veja abaixo os vários esquemas de ligação onde explica as diversas maneiras de estar ligando uma boia de nível automática.

BOIA

O fio azul  e o fio preto, vamos ligar a alimentação, seja ela 127V~ ou 220V~. Vale lembrar que tem que ligar o neutro 127V~ ou a fase 220V~ no motor.

Veja como ligar uma boia automática usando um comando elétrico(CLICK  AQUI ).

boia

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 29 comentários

  1. Suzana alves

    Boa tarde gostaria de tira uma dúvida ,tenho uma cisterna em casa ,tem dias q a bomba ligar e coloca água pra cima ,tem dia q não , a cisterna tá cheia e a bomba não joga água pra cima será q o problema não bomba???

    1. RDT RAGEMG

      Olá Susana, essa bomba funciona manual ou automática.

  2. MARCELO JESUS DE AMORIM

    boa noite amigo! tenho um poço semi artesiano de + ou – 52 mts quero ligar uma bomba tipo caneta de 1cv monofásica…ela tem um painel de comando mas quero colocar uma boia eletrica + um djuntor para ligar a bomba independete da boia a rede eletrica é 127 v ,gostaria de saber se é possivél favor me enviar o esquema agradeço

  3. jairo

    bom dia estou precisando de uma ajuda para comcluir um projeto .
    veja bem tenho uma boia de nivel de agua(essas que coloca em cx de agua), porem eu gostaria que ela acionasse um equipamento que enviasse esse pulso via sinal de telefone , pois a distancia é muito grande e eu ja tenho cabo de telefone no percuso , assim esse pulso iria aciona um outro equipamento assim eu poderia ligar e desligar a bomba.

  4. Vicente Filomeno de moura

    Tinha uma boia eletrica istalada na minha caixa daqua com essa boia a bomba fazia uma puxada de 15 minuto agora a outra que mandei istalar fica 40 minuto gostaria de saber sim tem como diminuir o tenpo de puxada

  5. Jelson

    Necessito de uma video aula passo a passo de como ligar duas bombas trifásicas com relé de alternância e botas, quero videos praticos feito no painel electrico e não diagramas,
    Ajudem,pra mais compreensão do meu curso.

  6. Carlos Cleber Prates dos Santos

    boa noite amigo! tenho um poço semi artesiano de 52 mts quero ligar uma bomba tipo caneta de 1cv monofásica…ela tem um painel de comando mas quero acrescentar um sensor de nível no poço pra proteger a bomba. o sensor de nível é vertical de 1A e a bomba é 11A comprei um contator…no reservatório superior tem uma boia de nível. favor me enviar o esquema.

  7. camargo

    muito útil esse site,consegui fazer o que desejava e tudo funcionou! obrigado

  8. badu

    gostaria de saber como se liga uma bomba bifassica e chave boia automatico eno manual usando tres dijuntores

  9. Julio

    Olá, resido num prédio que possui cisterna e bomba automática, no entanto quando a bomba é ativada as caixas enchem e ficam transbordando, a bóia não está desativando a bomba, o que pode ser?

    1. Olá Julio! Pode ser o condutor de sinal da boia ( Fio elétrico) que pode estar danificado, ou a boia de nível que esta com defeito, entre em contado pelo formulário de contato do site, assim que recebermos o seu e-mail através do formulário de contato, te enviaremos algumas sujestões que poderá resolver seu problema.
      http://www.robertdicastecnologia.com.br

  10. PAULO

    QUERO LIGAR UMA BOMBA TRIFASICA , COLOCAR UMA BOIA AUTOMATICA , O QUE DEVO FASER OBRIGADO

  11. Amauri Rodrigues Pinto

    Olá, no começo desta matéria vocês estão falando que a boia no nível máximo da caixa o motor desliga ( correto ), mas a boia no nível minimo não tem que ligar o motor ?, porque na matéria está dizendo que o motor desliga também ! não entendi!

    1. Olá Amauri! A boia já é superior e inferior,é só seguir o esquema de ligação que vai da certinho.

  12. Leonardo

    Entendo bem pouco de comandos mas só de ler já tive outra visão de comandos muito bom

  13. eduardo de castro

    Boa tarde estou na mesma situação do Alexandre,gostaria de ligar um motor trifásico em uma boia monofásica como faço?

    1. Marcos

      Boa tarde amigo.acho que no seu caso vc vai usar uma contactora. E a boia acionaria o A1 da contactora assim ligando a bomba….espero ter ajudado…qualquer coisa chama ai no zap 06596345371

  14. eduardo de castro

    bom dia. Estou com o mesmo problema do Alexandre; preciso ligar uma boia monofásica em um motor trifásico, como fazer?.

  15. Flavio

    Como ligar uma bóia automáticaem uma bomba trifásica

  16. Leonardo carrilho

    Queria saber como ligar bóia superior bóia inferior e bóia reserva que só sera acionada quando rele térmico for acionado

  17. Eron lucoi

    Eu gostaria de saber como e que eu Poderia ligar uma bomba trifásica com uma contatora e uma boia elétrica

  18. GERSAM

    Gostaria de saber como ligar a boia automatica no painel de um motor trifasico.

  19. Alexandro

    Boa noite, eu gostaria de liga uma bóia automática numa bomba trifásica. Mas não sei como fazer esse processo, será que Vc pode me ajudar. Obrigado!!!

    1. Olá Alexandre! É só você entrar em contato pelo formulário que se encontra no site, que te enviaremos um esquema de ligação elétrico;

    2. Marcos

      Boa tarde amigo.acho que no seu caso vc vai usar uma contactora. E a boia acionaria o A1 da contactora assim ligando a bomba….espero ter ajudado…qualquer coisa chama ai no zap 06596345371

  20. Osvaldo rocha santos

    Gostaria receber manual instalação de bombas… Gostei das explicações

  21. SILVANA LIMA

    EXCELENTE MUITO AGRADECIDA

  22. ANTUNES PAULINO

    gostei muito porque aprendi

Deixe um comentário