Tudo Sobre Transformador de Corrente.

Bom; Para quem não sabe um transformador de corrente ou TCs ,são muitos usados nas indústrias ou empresas de pequeno ou grande porte. Um transformador de corrente tem como objetivo de indicar o valor da corrente elétrica que está circulando em um determinado circuito através de condutores elétricos.

Para que se tenham acesso ao valor de corrente elétrica indicado pelo transformador de corrente ou TCs. Sendo assim, tem que usar o que chamamos de medidores amperímetros.

Por exemplo, existem dois tipos de instrumentos usados para visualizar as medições feitas por um transformador de corrente elétrica. O primeiro instrumento é o medidor de corrente analógico e segundo instrumento é o medidor de corrente digital.

Porém, somente para se ter uma ideia, um transformador de corrente é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, uma corrente que circula em um enrolamento primário com sua posição vetorial substancialmente mantida em uma proporção definida, conhecida e adequada.

Os transformadores de corrente, usam duas siglas elétricas sendo. A sigla TCs e a sigla TI. O que significam os TCs? Os TCs são Transformadores de corrente. O que significa TI? A sigla TI significa, transformador de instrumentos. Os transformadores de corrente tem suas aplicações em alta média e baixa tensão, mas também são usados em equipamentos de medições, controles e proteções.

Os transformadores de corrente tem as seguintes identificações, são elas: H1 e H2 são os terminais do primário de alta tensão e os terminais X1 e X2 são os do secundário, os transformadores de corrente industriais tem os terminais P1 e P2 que significam; Primário 1 e Primário 2 e a saída do secundário S1 e S2.Veja exemplo abaixo!

transformador

Transformador de corrente industrial

Para usar um transformador de corrente industrial para medição de uma corrente elétrica é muito simples, e ajuda muito na proteção de equipamentos. Nas maiorias das montagens em painéis elétricos industriais se usam os famosos TCs para monitoramento da corrente elétrica em todo circuito, geralmente eles são usados para proteção de circuitos elétricos contra sobre correntes com ajuda de outros dispositivos de proteções, os TCs auxilia também para saber a carga que esta sendo consumida em um determinado circuito. Veja abaixo a imagem de um transformadores de corrente .

Portanto, Vale lembrar que um transformador de corrente, é muito importante em uma instalação elétrica, principalmente onde tem muitos motores elétricos instalados.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 4 comentários

  1. Lucas

    Poderia me enviar o esquema de ligação de um TC em medidores analógicos e digitais de corrente.

  2. Alessandro Alves

    Poderia me mandar esquemas de ligação do tc em medidores analógico e digital.

    1. Olá Alessandro! É só você fazer essa solicitação através do formulário de contato existente em nosso site, que te enviaremos o esquema de ligação completo.

  3. tiago

    vc teria o esquema eletrico de ligacao de um transformamador de corrente em um amperimetro analogico abrigado

Deixe um comentário