Como Fazer Um Aterramento Elétrico.

O aterramento elétrico tem a função de proteger os equipamentos eletroeletrônicos e evitar riscos contra choques elétricos. Porém, o aterramento elimina a energia eletrostática evitando assim pequenos choques elétricos e queima de equipamentos.

Sendo assim, a grande importância do aterramento elétrico, é que ele protege os equipamentos e os usuários de possíveis choques elétricos, devido a energia eletrostática que fica acumulada no neutro.

Quando uma pessoa entra em contato com a parte metálica deste equipamento, essa energia eletrostática descarrega nas pessoas provocando assim o choque elétrico.

O aterramento liga na parte metálica do equipamento elétrico visando assim uma boa proteção de pessoas. O aterramento de equipamentos eletrônico tem por finalidade em manter um sinal de referência estável e com uma baixa interferência de ruídos  diferenciais possíveis. Em resumo, o neutro aterrado tem como objetivo de proporcionar um caminho de baixa impedância a terra.

O aterramento residencial liga em todas as tomadas padrão, protegendo assim os equipamentos. Nunca deve esquecer de fazer o aterramento em geladeiras e chuveiros elétricos, estes equipamentos tem um risco maior de choque elétrico. O aterramento industrial deve ser feito em todas as estruturas metálicas e equipamentos elétricos. Por exemplo, motores, galpões, transformadores, painéis elétricos e outros, sempre usar neutro aterrado, para maior proteção.

Veja abaixo como fazer um bom aterramento.

Este tipo de aterramento serve tanto para área industrial como residencial.

Primeiro passo você deverá fazer uma análise do solo usando o terrômetro. Assim que você medir o solo, terá que baixar o valor da impedância em ohms (máximo 10 ohms). Por exemplo, você mediu a impedância com o terrômetro e deu 50 ohms, quer dizer que seu solo não vai dar um aterramento de confiança e você deverá abaixar a impedância.

Como abaixar a impedância de um aterramento.

Para abaixar a impedância de um aterramento, você deverá usar os eletrodos de aterramento (Hastes) quanto mais hastes melhor o seu aterramento.

O termômetro é mais usado em área industrial. Já o  aterramento residencial, o número de hastes é estabelecido pela concessionária de energia elétrica ou pelo eletricista responsável pela instalação.

Como Fazer Um Aterramento Elétrico.

 aterramento elétrico

Obs: A quantidade de material vai depender muito das suas necessidades, não tem segredo nenhum para fazer um aterramento elétrico .

Primeiro finca a haste no solo, depois coloca a caixa de inspeção (se for usar), solda o cabo de cobre na haste de aterramento (área industrial), conecta o fio verde/amarelo usando o conector (área residencial), na área industrial, fazer a malha de aterramento com o cabo de cobre nu, levando os mesmos na caixa de equalização e depois ligando o mesmo nas estruturas metálicas e equipamentos elétricos. Na área residencial é só ligar  fio verde /amarelo no aterramento das tomadas.

Para receber todas as atualizações de dicas sobre elétrica em seu e-mail, é só assinar o blog/site Dicas de Tecnologia RDT RAGEMG. Não perca tempo, saiba tudo sobre eletricidade, a assinatura é totalmente grátis.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 4 comentários

  1. Armando

    Muito bom e criativo esse sistema de aterramemto que protege nossos equipamentos.

  2. joamir costa

    quanto devemos cobrar para fazer um aterramento residencial

Deixe um comentário