Tabelas de condutores elétricos.

Tabelas de condutores elétricos. As tabelas de condutores elétrico podem ajudar muito no dimensionamento de condutores elétricos em uma instalação. O dimensionamento de um condutor elétrico em uma instalação é muito importante, evitando danos materiais ou pessoais. Os condutores elétricos são os principais responsáveis por um bom funcionamento de qualquer equipamento  elétrico, sejam eles residenciais ou industriais.

Tabelas de condutores elétricos.

A  seção do condutor neutro deve possuir no mínimo a mesma seção  em milímetro dos condutores fase nas seguintes situações dos circuitos.

__ Monofásicos e bifásicos,

__ Trifásicos quando a seção em milímetro do condutor fase for igual ou menor que 25mm.

__ Circuitos trifásicos quando não for detectado presença de harmônica.

Seção Mínima dos condutores elétricos.

tabela um

Cálculo de queda de tensão elétrica, volts é igual queda de tensão tabelada V/a.km  % da queda de tensão (v)/ corrente do circuito (v)x100.

condutores elétricos

Tabela de Capacidade de corrente em amperes para cabos de cobre com isolação EPR ou XLPE 90°C.

condutores elétricos

Tabela de capacidade de condução de corrente elétrica para cabos de cobre com isolação em PVC 70°C.

condutores elétricos

Obs: As tabelas acima mostra o método de instalação B1,B2,C.

Tabela de condução de corrente elétrica em plena carga de um motor de indução de gaiola.

tabela seis

OBS: Capacidade de condução de corrente para cabos instalados em eletrodutos até 3 condutores carregados de acordo com a NBR – 5410 NB3.

Para você que gosta de elétrica, não deixe de assinar em nosso blog e faser parte da nossa equipe de eletricista RDT RAGEMG, assinado você receberá todas as atualizações de novas postagens abordando assunto sobre elétrica em seu e-mail, é totalmente grátis; Sem contar que em breve estaremos abrindo o nosso fórum de discussão RDT RAGEMG/fórum dos eletricistas, onde todos os eletricistas que estiver em nossa equipe de assinantes, iram poder participar fazendo perguntas sobre elétrica ou respondendo perguntas, não fique de fora dessa e assine RDT RAGEMG.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 5 comentários

  1. Gerson Bernardo dos Santos

    MUITO BOM

    1. RDT RAGEMG

      Olá Gerson;
      Volte sempre!

  2. Josias Rodrigues de Almeida Junior

    Bom dia

    Estava dando uma olhada na tabela de corrente elétrica dos condutores e percebi que há algumas divergências de de correntes procurei outras tabelas e percebi que há sim alguns erros, deem uma olhada .

    1. Olá Josias;
      Estamos verificando e caso necessários vamos fazer as correções cabíveis;
      Obrigado e volte sempre!

  3. Nelson cutasse

    bom gostei da ilustração das tabelas,mas ha que referir sobre o comportamento de condutores submetidos a uma variação de tenção electrica,faltou uma explicacao clara de modo a servir como guiao pra alunos que estão na faze do processo do ensino aprendizagem.(refiro de classes inicias 8a,9a classe)

Deixe um comentário