DEFEITOS MAIS FREQUENTES EM MOTORES ELÉTRICOS.

Apresentação de alguns defeitos elétricos em motores.

Sabemos que os motores elétricos de indução de gaiola estão cada vez mais presentes nas indústrias por toda parte do mundo, e para quem quer ser um profissional da área tem que se familiarizar o máximo com essas máquinas, então aqui vai uma ajudinha para os interessados em manutenção de motores elétricos.

Logo abaixo vamos apresentar o defeito mais frequente em motores elétricos de indução de gaiola, e porque que sempre queima a bobina, vamos citar algumas ações que devera ser tomadas para evitar este tipo de prejuízo.

Principais causas de queima das bobinas: defeitos.

  • Sobretensão no sistema de alimentação do motor.
  • sobrecorrente prolongadas nas partidas do motor elétrico.
  • Poeiras indutivas nas partes internas do motor (áreas agressivas ), alto índice de umidade na parte interna do motor ( A água sempre infiltra através de alguns pontos na carcaça do motor como exemplo na caixa de ligação, então é sempre bom verificar se a mesma esta bem isolada; se a caixa de ligação do motor ou outras partes na carcaça apresentar alguma infiltração é só vedar com silicone industrial ).
  • sobrecargas na ponta do eixo do motor por rolamentos danificados ou pelo equipamento acoplado na ponta do eixo do motor elétrico.

Como evitar a queima da bobina de um motor elétrico de indução de gaiola:

Porque a variadas possibilidades de uma bobina do motor elétrico queimar? Pois bem, aqui vai algumas dicas que podem evitar uma queima prematura de uma bobina.

1º – Fazer a montagem de um comando elétrico dimensionado especificamente para o motor, mas que será utilizado na montagem do equipamento mecânico, existe varias formas de dar a partida em um motor elétrico, veja alguns métodos de partidas para motores;

2º – Sempre que necessário, fazer limpeza na carcaça do motor para melhorar a ventilação, se possível também fazer limpeza na bobina se houver penetração de poeiras, porque alguns motores são abertos, exemplo motor nema.

3º – Verificar local de montagem do motor, mas se for uma área agressiva por umidade e poeiras indutivas, providenciar uma proteção para o mesmo, lembrando que se for motores com ventilação forçada, não obstruir a tampa traseira e nem as aletras do mesmo quando for montar a proteção.

4º – Equipar os comandos elétricos dos motores com dispositivos de proteção contra curto circuito e sinalizações, por exemplo, (alarmes).

5º – Sempre observar se a excesso de ruídos, vibrações e superaquecimento nos motores elétricos.

6º – Verificar se a tensão do sistema elétrico da instalação é compatível com a tensão nominal do motor, porque pode estar diferente.

7º – Sempre que possível, monitorar a corrente de trabalho do motor com a ajuda de um alicate amperímetro.

Existem varias ferramentas para diagnosticar e prevenir a queima de um motor elétrico, em breve falaremos sobre cada uma dessas ferramentas, então não deixe de assinar no grupo RDT RAGEMG.

Em Resumo: veja abaixo os defeitos mais frequentes em motores elétricos.

  • Queima do estator por sobrecarga.
  • Sintomas externo: Alta temperatura do motor, cheiro forte de queimado, disjuntor em Trip, queima de fusível de proteção, bobinas apresentando baixo isolamento (mas deve ser medidas com megôhmetro).
  • Sintomas interno: Carbonização das pontas das bobinas nas fases.
  • Causas: Sobrecarga baixa prolongada, sobrecarga alta por curto período de tempo.
  • Uma fase queimada.
  • Sintomas externo: Baixa resistência da isolação com o terra, baixa resistência ôhmica entre fases.
  • Sintomas interno: Sinais de curto circuito na fase.
  • Causa: Falta de fase na alimentação do motor.
  • Proteções: Disjuntor em Trip, fusível queimado em uma das fases.
  • Preventiva: Verificar isolamento dos condutores elétricos, conexões elétricas, dispositivo de proteção falta de fase.
  • Duas fases queimadas.
  • Sintomas externo: Duas fases com baixa resistência para terra, resistência ôhmica alterada em uma ou duas fases.
  • Sintomas interno: Duas fases carbonizadas nas extremidades.
  • Causa: Falta de fase.
  • Razões frequentes: Condutores elétricos corrompidos, conexões frouxas, disjuntor em Trip, fusível queimado.
  • Curto circuito entre duas fases.
  • Sintomas externo: Falta de resistência no isolamento de duas fases.
  • Sintomas interno: Sinal de descarga elétrica entre duas fases.
  • Causa: Isolamento queimado, sobretensão.
  • Razões frequentes: Umidade, baixa resistência do isolamento, Motor sem operar muito tempo.
  • Curto circuito entre fase e terra.
  • Sintomas externo: Condutor fase com isolamento danificado passando fulga a terra.
  • Sintomas interno: Estes sintomas muitas vezes não são visíveis, mas algumas proteções também não atuam com estes tipos de defeitos quando não houver interrupções por arco voltaico.
  • Fases interrompidas. Sintomas externo: Conexões elétricas frouxas no borne de ligação, por exemplo, ( Painel/caixa de ligação do motor elétrico).

Apresentamos alguma dicas para que é interessado em manutenção elétrica, para maiores detalhes sobre motores elétricos é só navegar em nosso site blog, tem muito material de qualidade para iniciante.

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Este post tem 39 comentários

  1. marcelo henrique

    olá! dois motores dc de 9v 300, novos , apresentaram o mesmo problema, as escovas amaçadas e rompidas ocorrendo o curto circuito e a parada do mesmo. no momento ambas estavam ligadas em série, será essa a causa do dano nos motores?

  2. Jesus Aparecido PRIETO

    Boa tarde.
    Tenho um motor monofásico Weg em um compressor já verifiquei o platinado está certinho, troquei o capacitor mas tem algumas vezes que ele não parte fica roncando aí é só tocar na polia do motor , não precisa virar nem um milímetro que ele começa a virar e tem vezes que dá partida normal.

  3. Joao

    Olá meu motor de 5 cv de um tempo pra cá começou a perda potência quando coloco uma chapa mas dura de Mdf na máquina e chega a desligar no meio do corte
    Antes ele cortava até 3 chapas de uma vez
    O que pode ser tem a ver com as contactoras

    1. Olá joão;
      Favor verificar todas as conexões, caso necessário, refazer as mesmas.

  4. Robinson Vianna

    OLá, tenho uma micro retífica Dremel 4000, ela está esquentando muito , desmontei e vi que um lado plastico do estrator está derretendo, será que só trocar o estrator resolve ou pode ser um outro problema que levou ao aquecimento, não a marcas de contato nem no estrator nem no induzido. obrigado.

  5. carlos

    Oi, ligamos um maquina cilindro para massa de pao numa tomada 380v bifasica, mas pedia 380v trifasico e nao funcionou, será que isso pode ter queimado o motor?! Como saber se uma maquina desta tem protetor de fase vendo no diagrama?

    muito obrigado!

  6. tenho um poço e a bomba é 220 com um capacitor que fica na superficie a bomba funciona um pouquinho joga agua e depois para espero uns minutos e ela funciona somente alguns segundos e para novamente, já troquei a bomba , o motor me parece bom mais fiquei sem entender oque pode estar acontecendo. Bom tenho um cabo de duas pernas que leva o 220 e um fio que leva a ponta do capacitor esse fio tem alguns trincados na capa sera isso? obrigado desde já.

    1. Ola´Luis;
      Troca o cabo e verifica se eliminou o defeito, caso contrário, poste aqui o resultado que vamos te ajudar.

  7. valdecir figueira

    tenho um motor de esmeril trifasico as tres bobinas estão com o mesmos valores faço o fechamentos o motor não parte so ronca. coloquei em uma oficina p polarisar o mesmo, continua a mesma coisa sera que ,e parte mecanica.

  8. Denis dias

    Estou com um motor weg de hp 1.5 (2.0) ele da partida mais está com baixa rotaçao ja troquei os capacitores mais o problema continua, oq pode ser ? Ele tambem fuciona com chave de partida eletronica.

  9. Carlos Rodrigues

    Muito bom site
    Gostaria de uma ajuda tenho um motor monofásico com capacitor na ligação 220v o mesmo roda normal na ligação o mesmo nem tá sinal logicamente ligados nas suas voltagens corretas corrente 127v ou 220v.
    No auardo

  10. carlos Rangel

    boa noite RDT,sou eletricista de uma empresa de armacao e concretagem, estou cm um problema em um motor de 2cv de uma calandra, ele ta esquentando muito a varios dias esta assim ate hj,ja verifiquei o fechamento motor conferi, a tensao sobre ele tbm conferi e o dimensionamento de cabos e disjuntores e ainda continua o problema.obs temos mais 2 maquinas iguais e o problema so est em uma. blz desde ja agadeco a ajuda.

    1. Olá Carlos;
      Segue os seguintes passo a passo;
      1º Na hora que o motor estiver em seu regime normal de trabalho, fazer a medição da corrente elétrica com ajuda de um alicate amperímetro, conferir se a corrente não esta excedendo a corrente nominal do motor.
      2º Conferir se não há nenhum barulho anormal nos rolamentos.
      3º Medir a temperatura do motor com um pirômetro para verificar se realmente a temperatura esta acima da recomendada pelo fabricante.
      4º No último caso, levar o motor para manutenção.
      Espero ter ajudado, volte sempre;

  11. Jonito Dias

    ola
    GISELE PIANOSKI RIBEIRO
    sou eletricista ha 12 anos na minha região a tesão secundaria na maior parte da zona rural e monofásico 127~220v
    algum consumidor especial 380v
    enfim já deparei com motor monofásico 7.5cv acima 6 terminais instalados com chave de partida Lombard ou margirius etc… (detalhe)
    quando você coloca à na partida o motor parte normalmente mas voltando na posição de serviço motor entra em curto ou seja por ele já ter saído da inercia continua funcionando mas com o fechamento errado e corrente fora da faixa nominal (detalhe) esses modelo de chave nem sempre tem dispositivo de sobrecarga, ai o usuário nem percebe o mal funcionamento
    procurando uma solução fui ate um amigo que também e rebobinador como você, ai ele resolveu meu problema de uma só vez eu teria que trocar o 2 pelo 3 na chave nunca mais tive dor de cabeça com isso.
    Hoje em dia já vem vem escrito por dentro da chave e só o estalador prestar atenção
    segundo o rebobinador em foi trocado o fio 6 pelo 8 nos motores mais recentes
    se poder me esclarecer essa duvida fico muito grato

    1. Olá Jonito;

      Estas pontas de ligação 6 e 8 é da bobina secundária do motor monofásico, quando precisar de inverter a rotação do motor é só trocar o 6 pelo 8 no fechamento, em nosso site tem um arquivo falando de como ligar motores monofásicos, vale a pena dar uma olhada.

  12. Francisco

    Estou com um motor monofásico 220v,,,quando LIGO depois de US 10 segundos o disjuntor desarma ,,,,,e o motor esquenta muito ,,,o que pode ser?

  13. MACILON RAMOS

    Olá boa tarde RDT SOU ELETRICISTA INICIANTE E ESTOU COM UMA DÚVIDA ME AJUDA AE…OLHA É O SEGUINTE TENHO UM ELEVADOR.DE AUTOS 3 CV o mesmo queimou os componentes de ligação pois está ligado em 220v ae troquei os dois capacitores de indução de carga reconequitei do msm jeito e nao funciona oque oode ser???? será que que a queimar os capacitores danificou algo no motor?? Se possível me ajudar se vlw

    1. Olá Maicilon Ramos;
      1ª testar os componentes de acionamento do motor ex: disjuntor, contator, relé etc
      2ª Testar os condutores elétricos, talvez tem algum corrompido
      3ª megar o motor elétrico
      4ª testar os capacitores, caso a partida do motor seja através de capacitores.
      5ª verificar tensão nominal do motor elétrico
      6ª verificar alimentação da rede, a tensão da rede tem que ser compatível com a tensão nominal do motor, caso contrário você poderá danificar o mesmo.
      Esperamos ter ajudado

  14. GISELE PIANOSKI RIBEIRO

    BOM DIA,PRECISO SABER PORQUE ACONTECE DO MOTOR ELÉTRICO QUEIMAR SEMPRE NA PARTIDA,FOI REBOBINADO VÁRIAS VEZES E SEMPRE COM O MESMO PROBLEMA,TRABALHO COM MOTORES ELÉTRICOS HÁ 20 ANOS E PRIMEIRA VEZ VEJO ISSO,EU NÃO FAÇO INSTALAÇÃO SOMENTE REBOBINO.

    1. Olá Gisele;
      A queima de um motor pode acontecer por vários motivos;
      Sobrecarga na ponta do eixo; componentes elétrico de proteção mau dimensionado ex: disjuntor, contator , relé ou outros; fechamento do motor diferente da tensão de alimentação; etc.

  15. R Nunes

    Olá, meu nome é Ronaldo Nunes, sou técnico em eletrotécnica e técnico em eletrônica, trabalho na área desde 1997 mas sempre temos muito à aprender. Gostei deste site e agradeço a todos que tem a boa vontade de compartilhar conhecimento.
    Poderiamos criar um grupo no whatsapp para trocarmos idéias sobre elétrica e eletrônica o que vocês acham? Meu WhatsApp é 88 9 9229.0150

    1. Olá R Nunes;
      Obrigado pela sugestão, estamos criando uma página de membros colaboradores, onde profissionais da elétrica poderão compartilhar seus conhecimentos uns com os outros através de upload e download, vai funcionar igual uma rede social, mas só participarão profissionais interessados em eletricidade.
      Em breve;
      Você será nosso convidado especial.

  16. genildo alexandre

    ola estou com um problemão, ligue uma bomba com motor de 20 cv em uma chácara para irrigação por gotejamento. já foram queimados dois motores ao chegar medi a tensão estava 425 então falei ao proprietário que a tensão estava alta para o motor de 380, também constatei que o trafo não estava aterrado. sim por ultimo a uns 15 dias atraz queimou novamente so foncionou por 5hs. tem uma painel com estrela/triangulo e relé falta de fase

  17. Fernando Rosa

    Olá amigo! Muito bom esse tutorial… Eu preciso montar um quadro simples para um motor monofásico e queria dicas de como fazer, qual contactor e disjuntor usar.

    1. Olá Fernando,
      Favor nos enviar a potência do motor, assim conseguimos dimensionar todos componentes elétricos necessário para montar o comando

  18. Rodnei

    Oi sou eletricista na empresa que eu trabalho queima muito motor todo dia queima um ou mais motores. Alguém pode nos ajudar.

    1. Olá Rodnei;
      Primeira coisa que você deve fazer é verificar o dimensionamento dos componentes do sistema elétrico de proteção, (Disjuntores, reles, fusíveis e outros componentes de proteção do motor) Conferir dimensionamento dos condutores elétricos e também medir a carga na ponta do eixo do motor, caso necessário deve repotenciar os motores para que os mesmos não trabalhe com sobrecargas.
      Aproveito para te convidar para nossa página de membros, onde você vai poder compartilhar seus conhecimentos com seus amigos eletricistas, vamos ajudar as pessoas compartilhando nossos conhecimentos,(EM BREVE RDT RAGEMG PARA MEMBROS COLABORADORES)

  19. kakovyx

    b tarde genios da eletrica preciso d uma ajuda p favor m tanquinho parou d roda quando giro o taime ele so fica zuando e n roda pode m ajudar p favor desde d ja m obrigado

  20. Edson

    Boa tarde, estou com um problema em uma eceradeira industrial!
    Ela liga normal mais derepente o motor para denho que espera um pouco e ligo novamente ai para denovo.
    O motor dela e um ( Motor de indução monofásico de gaiola mod:56 17/16 CV HP/1.0 KW 0,75 HZ 60 127V/220V 7.4A CAP. 1×430<516 micro farads
    Gostaria de saber qual e o problema deste Motor.

    ATT; OBRIGADO

    1. Fabiano

      O sistema de proteção está agindo para não deixar q o sobreaquecimento venha a ocorrer e causar a queima total das bobinas internas!
      Provavelmente o motor está entrando em curto, verificar o bobinamento!
      Pode ser também problema no sistema de partida ( centrífugo,platinado, capacitor) se for o caso
      Pode ser também a chave eletrônica!(se tiver esse sistema)

  21. Junior

    Porque não posso ligar um motor elétrico 440v direto no disjuntor sendo que ele encontra-SE COM umidade

  22. Rodrigo Cordeiro

    Meu bom, essa pagina me ajuda e muito nas minhas duvidas

  23. Daniel Rezier da Rocha

    Boa tarde rapaziada da RDT RAGEMG. Meu nome é Daniel, tenho 54 anos e gosto muito de elétrica.
    Por este motivo cadastrei meu email no site de voces e pretendo com isso enriquecer cada dia mais o
    conhecimento no mundo da elétrica. Sou iniciante, tenho muita disposição para aprender.
    Um abraço para todos vcs.

    1. Seja bem Vindo Daniel! Nossa equipe agradece pelo seu interesse em nosso trabalho.

  24. Jair ramos

    Olá, gostaria de saber como posso identificar as pontas de um motor, se suas pontas não tem identificação.
    Obrigado.

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